AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Remédio secreto de Pontes é pior que cloroquina para Covid-19, diz estudo chinês


Foto: © Reprodução TV Brasil

A nitazoxanida, princípio ativo do vermífugo Annita, se mostrou menos efetiva e mais tóxica do que outras drogas usadas para o tratamento da Covid-19, segundo estudos na China. O remédio “secreto” havia sido anunciado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, na quarta-feira (15). As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com estudos feitos em Wuhan, onde começou a pandemia, das sete drogas testadas em laboratório a cloroquina foi considerada a menos tóxica, e mais efetiva, quando ministrada em dose maior. O Remdesivir, remédio usado para combater o Ebola, também teve boa performance.

Ainda segundo a Folha, os pesquisadores chineses concluíram que a nitazoxanida só desenvolveu atividade antiviral adequada em doses altas, que se mostraram tóxicas. O estudo foi feito in vitro, mas não em testes clínicos, com pacientes.

Segundo o ministro, que não confirmou o nome do medicamento, a droga teve 94% de eficácia em exames preliminares, em laboratório, e não há efeitos colaterais graves. O fato de Pontes não ter divulgado o nome do medicamento e ter afirmado que nem mesmo os pacientes saberiam o que estariam tomando nos testes deixou cientistas perplexos.

“Qualquer pesquisa precisa dizer que medicamento será testado, em que doses, em quantos pacientes, e por quem será conduzida. Não existe pesquisa secreta em nenhum lugar do mundo”, diz Ezio Távora, do Comitê Comunitário de Acompanhamento de Pesquisas em Tuberculose, em entrevista à Folha.

msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE