AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Justiça acata ação do Governo do Pará e suspende exigência de CPF regular para receber auxílio emergencial



O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, após ação cautelar ajuizada pelo Governo do Pará, suspendeu, na noite desta quarta-feira (15), a exigência de CPF regular para recebimento do auxílio emergencial.

A decisão, que por enquanto é provisória, estabelece um prazo de 48 horas para que a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal implantem a medida.

Em sua decisão, o juiz federal Ilan Presser afirmou que o auxílio foi criado para proteger pessoas em situação de vulnerabilidade e, por isso, não se justifica uma exigência que faça a liberação do benefício demorar mais ainda. Diz ainda que essa exigência não poderia constar em um decreto do governo federal, mas somente em uma lei aprovada no Congresso Nacional.

"Manter a referida exigência tem a potencialidade de produzir externalidades negativas perversas nos estratos sociais mais vulneráveis, que não têm o CPF em situação regular", escreveu em sua decisão. O juiz aponta ainda que exigir a regularidade descumpre medidas sanitárias, porque obrigará os cidadãos a se aglomerarem em postos de órgãos públicos para efetuar essa regularização.

A ação foi ajuizada na Justiça Federal do Pará, mas o juiz federal de primeira instância decidiu pedir esclarecimentos ao governo federal antes de tomar uma decisão. Diante dessa postergação, o governo do Pará recorreu ao TRF-1 e obteve a decisão liminar.


FOTO:  | Irene Almeida/Diário do Pará
DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE