NOTÍCIAS MAIS VISTAS NO ANO

Crônicas de Miranorte

Exercícios sobre Crônicas com GABARITO ▷ Com Resumo

ATENÇÃO VOCÊ DE MIRANORTE E REGIÃO:

Portal das Malas


O beija-flor


beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura) | WikiAves - A ...Numa grande floresta vivem feliz, muitos animais, contentes com exuberância beleza daquele encantado lugar. Havia no meio deste local tão povoado pelas mais belas criaturas da natureza e mais escondidas riquezas do mundo o pequenino beija-flor que se considerava a criatura mais privilegiada e animada daquele pedacinho do paraíso. Certo dia quando estava na varanda da seu ninho era tarde da noite por volta da meia-noite, sentiu um leve cheiro vindo da fumaça de folhas secas. Isso o alertou e tal fato poderia ser perigoso se aumenta-se, então pensou em jogar agua sobre as folhas secas para acabar com a fumaça e aquele cheiro, porque eu consigo resolver esta pequena tarefa sozinho. Para isso resolveu ir até rio molhar bico para jogar sobre a fumaça. Mas durante a volta ele acabou engolindo agua que pegou no rio. Então teve de voltar novamente para molhar bico para concluir seu plano. Por mais que tenta-se molhar o bico acaba engolindo mais agua sem saber que a fumaça ficava maior e vermelha. Pouco depois todos os animais deixaram para trás suas casas porque aquela pequena fumaça se tornaram chamas cada vez maiores e destruiu a exuberante beleza da floresta, pedacinho do paraíso reduzido as grandes nuvens cinzas. Mas, entretanto, a majestade rei Leão busca uma causa plausível para aquela grande calamidade, numa unanimidade entre todos os animais indicaram o sentinela guardião-mor da floresta, Beija-flor, como principal responsável pelo trágico incidente. Diante desta situação inusitada o beija-flor assumir integralmente as consequências de decisão pessoal e tentando em vão se desculpar como seus superiores. Primeiramente com Majestade Rei leão dizendo assim: Oh! Grande líder insubstituível, se eu tivesse seu rugido eu mesmo poderia dado grito de alerta quando aquela pequena fumacinha começou. Poderia me perdoar pelo incidente. O Leão diz: caríssimo súdito, com seu bico na calada noite com apito era suficiente para evitar um mal maior. Então foi procura o elefante, chefe da brigada contra fogo para pedi desculpa dizendo: Oh! Grande guerreiro contra fogo, Ah! Se eu tive o bico do tamanho da sua tromba eu mesmo poderia apagar o fogo da floresta inteira. O elefante diz: prezado amiguíssimo também é necessário aumenta o tamanho das suas asas para tal serviço. Depois disso foi até a Hiena, animadora de festa, dizendo: Oh! Mais alegre das criaturas, se tive suas gargalhadas seria mais feliz. E ela respondendo diz: Basta continuar respirando e não faltara motivos para sorrir.



















Auto: Rangel

Professor Israel B. Martins
Miranorte - Tocantins - Brasil
Data: 15/08/2020




Os mosquitos pulam muros!

O que os mosquitos mais amam em você? | SuperNuma pequena cidade do interior do sertão, prefeito comanda tudo diretamente e indiretamente as folhas só caiem porque ele a sopro seu hálito autoritário. Nem todas as doenças tem vacina mas por ter prevenção e medicação enfim tratamento, uma mudança radical de vida. A saúde de uma cidade depende de todos inclusive nossos vizinhos porque a vigilância sanitária avisam constantemente os mosquitos evoluíram estão aprenderam a pular muros. Mas a maior autoridade da cidade só pensar em mais quatro anos ou cadeira do congresso, se entrou na chuva alguém precisa segura o guarda-chuva para ele passa. Numa reunião extraordinária chamou os secretários da educação, do transporte e infraestrutura, porque a saúde é coisa para médicos. Seu chefe de gabinete preparou tudo os ofícios, o agendamento e sala de conferencia. No dia todos por unanimidade se apresentaram pois a convocação do seu líder é inevitável. Tudo pronto para reafirmar suas aspirações políticas diante de uma seleto grupo de especialistas mas que precisava abandonar jargão técnico e fala a língua do povo, agir rápido e rasteiro, ligeiro com os pé-no-chão sem muitas delongas e enrolação, isso foi hora de cada um levar um puxão de orelha. Quando a agua entra dentro do barco cada um pega sua caneca e tira a agua ou tampa de vez a fenda. O cavalo sem ferradura não corre ligeiro. Um chapéu cabe dono mas telhado cabe a família. A educação é para todos mas cada um usa seu livro. Estrada boa que faz transporte anda ligeiro. Hotel é habitação para “solteiros” para família tem que ser condomínio. O secretariado ficou “boiando” sem saber de nada sobre teor da conversa. Mais o líder resumiu dizendo o filho que casa, aluno quer escola só precisar ensinar o caminho entre os dois, isso é difícil? O secretário de infraestrutura disse meu dever é construir escola. A secretaria de educação é meu dever ensina livro didático e O secretário de transporte e meu dever garantir aluno chegue na escola na hora certa. Pronto só isso que quis dizer. Vamos finalizar reunião agora. No entretanto chega subitamente a secretaria de saúde revoltada por está de fora daquele acontecimento. Todos pede calma e oferecer agua e ela bebe em pequeno goles. Ela exige saber o teor da reunião. Leia a ata e saberá. 
Ninguém liga para mosquitos da dengue, chikungunya e zika. Ele gosta de agua limpa e parada para se reproduzir e aprenderam as pular muros e invadir a privacidade alheia, sem nenhuma explicação e licença.



















Auto: Rangel

Professor Israel B. Martins
Miranorte - Tocantins - Brasil
Data: 12/08/2020




Os funcionários não opinam!


Veja o que as empresas podem exigir: cabelo, barba,tatuagensDepois de muitos anos numa rota de ônibus, o motorista começou imaginar que poderia ter sua própria frota de ônibus e cresce profissionalmente na empresa mas, entretanto seu patrão era avarento, ambicioso e ganancioso que não gostava das opinião dos insignificantes funcionários. Havia na empresa um gerente tão prestativo e atencioso sendo porta-voz e canal de diálogo das questões adaptativa do trabalho. Fora amizade de muitos anos com vários motoristas e supervisão próxima do Chefão da empresa, se considerava encurralado e comprimido por diversas situações. Talvez a qualidade do café fosse uma extravagante condição de bem-estar e empenho do patrão sempre com cara de pouquíssimo amigos tornava-se uma obsessiva exigência principalmente para aquele gerente tão camarada com todos. Ora avisava que para garantir sucesso é sempre importante frisar “fornecedores, concorrentes e clientes, sempre tem razão, apenas funcionários nunca serão”. A copeira sempre fez seu trabalho excelentemente e qualidade do café está melhorando paulatinamente, será possível atingir paladar do chefe futuramente. Então apareceu diversos alertas dizendo “o patrão é avarento, ambicioso e ganancioso, e gosta sempre do melhor café, talvez seja único prazer momentâneo da sua breve vida, mas ninguém se importa. Tome cuidado com tanto degraus que poderá subir e descer no horário do expediente sabendo que todos os segundos são relevantes.  Mas o pobre do gerente tinha um alvo nas costas e não sabia porque os olhos só ver para frente quando o pescoço quiser. A hora da mudança chegou toda frota de ônibus e seus motoristas precisam ser renovados com forte urgência porque “os fornecedores, concorrentes e clientes, sempre tem razão, apenas funcionários nunca serão”. Talvez exemplo daquela copeira de subir os degraus e a melhoria de qualidade no sabor do café, talvez tenha resgatado dom cordialidade e gentileza entre motoristas que buscava trata cada vez mais humanamente a todos. Mas o gerente se colocava numa situação enigmática: “apenas funcionários nunca serão” porque seu patrão é avarento, ambicioso e ganancioso que não gostava das opinião dos insignificantes funcionários. Entretanto, A copeira sempre fez seu trabalho excelentemente e qualidade do café está melhorando paulatinamente, será possível atingir paladar do chefe futuramente. Porque a empresa só trabalha pelo lucro e não pelo salário.



















Auto: Rangel

Professor Israel B. Martins
Miranorte - Tocantins - Brasil
Data: 10/08/2020




Casa do Maribondo 


Espantar marimbondos saiba como com as seguintes dicasNuma galha de grande pé-de-jatobá tinha a casa de maribondo-chapéu temido pela sua ferroada muito temida porque provocava muita febre. Certo dia, o fazendeiro, carpinteiro e vaqueiro resolveram junto de derruba aquela arvore para dará uma finalidade mais lucrativa para toda aquela madeira. Depois de selecionar alguém para queima a colônia daqueles incomodo invasor intruso, com trabalho feito e bem realizado e pago, todos ficaram felizes, agora toda aquela arvore poderia ser verdadeiramente útil para montão de gente: fazendeiro, carpinteiro e vaqueiro e sua numerosa família. Para fazer tal projeto foi dispensado uso do machado por ser obsoleto mais o motosserra com sua corrente afiadíssima que precisou de pouco tempo para aquela suntuosa arvore ficar em várias fatias para diversas utilidades proveitosas. Na sombra daquela frondosa arvore de Jatobá sempre brincava um menino que viviam constantemente distraído vagando no infinito azul do céu por muito tempo desprezado por todos, sobrevivam sem companhias de ninguém. Era motivo de “zoeira” na escola considerada como vítima fácil que nada reagia. Certo dia, sua professora vê-lo chorando e pela primeira vez pergunta sobre seu estado, animo e preocupação para deixa-lo tão emotivo naquela situação. Querida professora, o local onde eu brincava e fica olhando a beleza da natureza e azul do céu, percebi uma casa da família de maribondo no galho de grande arvore que foi derrubada sumariamente recentemente e fiquei extremamente decepcionado não tenho outro lugar para brincar e nem para admirar a honrosa mãe-natureza. O ciclo da vida é nascer, crescer, reproduzir e morrer e assim sucessivamente. A aquela grande arvore nasceu de uma semente, cresceu em solo favorável, reproduziu novas sementes e ai homens inteligentes para atender suas necessidades novas da fazenda utilizaram a madeira da arvore valiosa para ter futuro melhor apenas podaram seu tronco. O carpinteiro e seus ajudantes fizeram uma grande mesa para fazendeiro para servir um banquete maior para seus ilustres convidados. Aumentou a cerca para proteger o rebanho dos perigos de animais selvagens. Produzir mais lenha para fogão de toda família inclusive do vaqueiro. Todos trabalham juntos, em equipe, cada um ficou com uma parte e os benefícios se multiplicou além dos trabalhadores. Mas professora, sou criança só queria apenas brincar e adora uma sombra daquele Jatobá e os maribondos só queria cuidar da sua pequenina casa da família deles.


















Auto: Rangel

Professor Israel B. Martins
Miranorte - Tocantins - Brasil
Data: 07/08/2020

Kit 5 Máscaras dupla face 100% algodão - Branca
Por: R$ 48,00 + frete

Contato com o vendedor pelo WhatApp (63) +5563981584471


https://pag.ae/7W8Lo-Q2K
OBS: Após fazer o pagamento nos informe urgente, para preparar seu pedido. 
Contato com o vendedor Israel Barbosa pelo WhatApp (63) +5563981584471

DESCRIÇÃO:
+ Dupla face
+ Lavável e Reutilizável
+ 80 lavagens
+ 100% Algodão. Envio Imediato
+ Para a Higienização: Lavar a Máscara em sabão neutro e secar com ferro quente. Pode passar o ferro ambos os lados.

Como saber o custo de frete
Os custos de frete de itens enviados pelo Último Fato dependem do endereço de entrega, da opção de entrega acertada com o vendedor e do peso dos itens.

Para saber o custo do frete dos itens em seu carrinho de compras:
Clique em Fechar pedido.
Selecione ou adicione o endereço de entrega.
Escreva ou selecione uma opção de entrega e clique em Continuar.
Selecione uma forma de pagamento e clique em Continuar.
O custo total do frete será exibido no Resumo do Pedido, abaixo do botão Confirmar pedido.
Nota:
Para saber quando um pedido se qualifica para o Frete GRÁTIS, consulte Pedido com Frete Grátis da pessoa que esta vendendo.
Para informações sobre os custos de frete de vendedores, consulte Custo do frete do vendedor.
Para informações sobre prazos de entrega, consulte Prazo de entrega com o vendedor.
Custo do frete do vendedor
Quando você compra um item novo, usado ou de colecionador de um vendedor no site você faz o pagamento online. Seu pagamento inclui uma taxa pré-calculada de frete ou não. Você poderá visualizar o custo do frete durante a finalização da compra ou não.
O custo do frete para a compra de itens de um vendedor pelo site depende das configurações definidas pelo vendedor. Um vendedor pode definir um custo de frete padrão para todo o país ou vários custos de frete para diferentes regiões. Além das diferenças regionais, os vendedores podem basear seus custos do frete no valor total do pedido ou no peso total do pedido. Comprar diversos itens de um mesmo vendedor pode gerar um custo de frete maior. Consulte as políticas do vendedor para obter mais informações.
Para informações sobre os prazos de entrega, consulte Prazo de entrega do vendedor.
Nota: Os itens comprados aqui não podem ser enviados para fora do território nacional brasileiro. Para tal consulte o vendedor e acerte tudo. O site não se responsabiliza por vendas feitas pelos vendedores e não entregues. Somos um espaço de locação.


Eu e meu lá 

Casinha na roça | Márcia Valle | FlickrCidade minha, minha terra...meu lar.

A mais de 4 décadas, ando em suas ruas. Ruas que são minhas, que são suas, que são de todos. 

Houve um dia, que essas ruas foram caminhos, estradas. Hoje, chão preto e cheios de falhas ( buracos). Aqui nasci, cresci e hoje ainda vivo! Tive bons e maus momentos. Assim como ela, a vi crescer. Hoje assim como eu, tornou- se grande e cheia de turbulência, projetos e sonhos. Meu lá evoluiu, e eu ,cresci! 

Vivemos hoje, situações semelhantes.  Novos projetos ocorrem nos dois, porém,  sonhos, se atentam apenas a mim.

Eu em meu lá,  há descanso, há segurança. Em meu lá, ando livre, a vontade, conheço cada parte dessa minha terra. Terra que não estar lá! Lá, me banho em suas águas, pois, ela tem seu  Rio próprio. Lá,  ando em suas ruas e me sinto bem! 

Miranorte, Tocantins- Brasil. Este é meu lá. 

Que amo, que cuido, que defendo...

Que desejo descansar!


















Autor : Professor Israel B. Martins
Miranorte - Tocantins - Brasil
Data: 06/07/2020


----------------------------------


Meu coração fora do peito

Meu coração fora do peito 
Me deixa sem jeito
Só quero te amar.

Meu coração fora do peito
Mudou-me totalmente 
Querendo só te amar.

Meu coração fora do peito
Me deixa sem jeito
Não posso controlar.

Meu coração...fora do peito
Só sabe te amar.


















Autor : Professor Israel B. Martins
Miranorte - Tocantins - Brasil
Data: 04/07/2020

----------------------------------


Publicidade
Curso de Cutícula Perfeita

----------------------------------



O castelo nas nuvens!

Castelos Medievais - O "Castelo acima das Nuvens" dos Hohenzollern ...Como diz fonte da imaginação infantil: certo garoto como muito tinha um sonho de construir um grande castelo para cabe toda sua cidade reunida, mas guarda no seu coração, esta persistente fantasia de criança. Então ele procurou pai para contar seu singelo sonho de forma diferente. Todos gostaria de serem médicos porque eles tratam nossas feridas do corpo e mente; muitos gostaria de ser advogados para defender a causa das viúvas e órfãos e poucos gostaria ser engenheiros porque muitas casa para grande família numerosa. Querido pai, será possível construir um castelo sobre as nuvens? Meu filho, deixe de fantasia, um bom castelo tem um bom alicerce profundo, as quatro torres bem localizada, um grande portão e cercado por um fosso e ponte movediça. Obrigado, pai, pelo conselho valioso. 

Chegado na escola e procurou o professor de geologia para contar seu sonho inusitado. Elevadíssimo professor, será possível construir um castelo sobre as nuvens? Entusiasmado aluno, todo aquele que construir castelo nas areias da praia vem as ondas do mar e ele se desmancha facilmente, mas se você conhece as pedras e seus formatos e argamassa certa de tal forma de superar qualquer intemperes. Elevadíssimo professor, te agradeço pela sugestão preciosa. Foi ao gabinete do prefeito para contar seu projeto do castelo nas nuvens. 

O futuro cidadão foi bem atendido para ser ouvido. Ilustríssimo prefeito, como faço adquirir alguma nuvem para construir um castelo? Cidadão-mirim as nuvens vão e vem constantemente estar longe do meu alcance, se você tive a idade de paga seus próprios impostos poderá fazer no meu município. Ilustríssimo prefeito, vou me prepara para oportunidade futura. A partir destas valiosas contribuições dos adultos começou junta pedras no seu quintal para realizar a construção de seu sonhado castelo por mais que a maioria delas fosse adequado para trabalho de engenharia de castelo. 

Foi apelidado de catador de pedras e entulhos. Após muitos anos muito longe dali, finalmente realizou seu sonho de construir se castelo precioso. Então convidou todos do seu vilarejo participar da inauguração. Seu castelo tinha quatro portas de acesso para facilitar a entradas de todos. Mas infelizmente as portas eram pequenas e então todos deveria se curva antes de ver a beleza daquela grande construção. Apesar de sua capacidade de pode imaginar castelos nas nuvens seja muito melhor, é necessário fazer um castelos de pedras para agradar a todos os adultos.



      Autor : Professor Israel B. Martins
        Miranorte - Tocantins - Brasil
                     26/06/2020

Crônica enviada elo colaborador: Rangel Barros de sousa






Rio que me sustenta, e que insisto em matar-me

20/06/2020
O Rio que me cerca, que me banha, que mata  a sede. Rio que antes era cheio de vidas, inúmeros peixes, tartarugas, raias, e  outros bichos o habitavam. Hoje mal consegue respirar o seu leito.  Quase seco. Sem mata, as suas margens, tanto direita quanto esquerda, nada mais quase não há! Rio que um dia, mil pessoas eram poucas ,se tratando de suas águas em tempo de veraneio. Quando principiava o nosso verão ( maio a agosto), eu me enchia de gente, que por causa do Rio, paravam em em mim e  me enchia com suas presenças.  Hoje , a um vazio em minhas ruas, pessoas já não me procuram mais por causa do meu rio. A não ser os ceifadores quando precisam plantar. 


ATENÇÃO VOCÊ DE MIRANORTE E REGIÃO:


E por meio de suas águas escorrem produtos que me banham e me sujam , causando mal ao meu respirar. Rio que se chama Providência.  E por ele, há providências a tomar. Tentar mantê lo vivo, essa é minha missão.  Pois,  através dele, sobrevivo também!
S.O.S Rio Providência 
Acorda Miranorte! Pois, é breve a sua morte!( rio)
Foto: Israel Barbosa

      Autor : Professor Israel B. Martins
        Miranorte - Tocantins - Brasil
                     09/06/2020


Compre seu pacote de viagem. Clique


"Filhos sem lar" 

Moramos nas ruas, andamos pela cidade. Sem nenhum ponto fixo, e ao mesmo tempo, nos encontramos parados a espera de algo, para sobreviver.
Perambulamos pelas ruas, onde muitas vezes é a nosda casa. Os moradores que habitam a cidade nos olham, mas não nos enxergam. Os que nos vêem,  nos olham com estranheza. Mendigando o pão...nosso! Que não nos é dado a cada dia. Somos moradores das ruas, a nossa casa é a noite, nosso cobertor, o frio da escuridão.  E o amanhecer, um suspiro para mais um dia de vida.
Foto: Israel Barbosa




ATENÇÃO VOCÊ DE MIRANORTE E REGIÃO:

O bom de se morar aqui é que não se paga aluguel, porém,  temos que estar sempre nos mudando, pois, somos moradores ambulantes. Até quando? Não sabemos. Moramos nas ruas, e elas, nunca estão vazias.



      Autor : Professor Israel B. Martins
        Miranorte - Tocantins - Brasil
                     09/05/2020







Crônicas de Miranorte. Por Israel Barbosa
Assim como a fábula e o enigma, a crônica é um gênero narrativo. Como diz a origem da palavra (Cronos é o deus grego do tempo), narra fatos históricos em ordem cronológica, ou trata de temas da atualidade. Mas não é só isso. Lendo esse texto, você conhecerá as principais características da crônica, técnicas de sua redação e terá exemplos.







Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                                

Um comentário:

Favor comentar sem palavras ofensivas.

Publicidade Google

Publicidade Portal das Malas

Portal das Malas

Publicidade Shoptime

Publicidade Submarino

Publicidade recargapay

Publicidade Timecenter

Publicidade Americanas.com

Publicidade Euro

Publicidade Trocafone

Publicidade Motorola

Publicidade Plantei

Publicidade Veloe

Publicidade Shoptime

Lançamentos de Cama, Mesa e Banho com até 50% de Cashback, receba até R$70 reais de volta
Lançamentos de Cama, Mesa e Banho com até 50% de Cashback, receba até R$70 reais de volta

Publicidade JetRadar

Jetradar

Publicidade PagSeguro

PagSeguro BR

Publicidade Sumup