AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

terça-feira, 21 de abril de 2020

Coronavírus: O vilarejo argentino isolado por um churrasco 'fatal'

O povo continua sem acreditar no vírus que está por ai. Parece o trufo de satanas contra Deus. Ninguem acredita que ele existe e ele vai levando as almas para o inferno. Veja:

Um grupo de moradores da cidade patagônica de Loncopué violou a quarentena obrigatória para comemorar um aniversário. O resultado: dois mortos (incluindo o aniversariante), dezenas de infectados e uma cidade de 6.000 habitantes totalmente isolada


Em 19 de março, o presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou em sua residência oficial em Buenos Aires que no final do dia a Argentina se tornaria um dos primeiros países da região a entrar em quarentena obrigatória.
No entanto, a centenas de quilômetros de distância, em uma pequena cidade da Patagônia, um grupo de vizinhos decidiu que o decreto presidencial não iria atrapalhar seus planos de desfrutar de um churrasco de domingo.
Não era apenas um churrasco: era também uma festa de aniversário; então, depois de comer, o grupo de familiares e amigos seguiu comemorando.
"Comeram churrasco e compartilharam cerveja e vinho da mesma garrafa", disse o prefeito da Loncopué, no oeste da Argentina, onde o evento foi realizado.
A violação das regras acabou provando-se mortal. Alguns dias depois, o aniversariante, um homem de 64 anos, morreu. As autoridades de saúde confirmaram seu diagnóstico positivo por covid-19.
Outro homem de 68 anos, que nem participou das celebrações, morreu após ter sido infectado por um dos filhos do aniversariante.
E pelo menos 29 moradores de Loncopué testaram positivo para o vírus, um deles uma mulher de 61 anos que está hospitalizada em um hospital próximo.
O tamanho do surto levou as autoridades regionais a declarar o isolamento total desta cidade de cerca de 6.000 habitantes, bloqueando as vias de acesso.
Todas as lojas também foram fechadas.
O promotor que ordenou o isolamento disse que tomou a decisão "para a proteção da saúde pública de todos os cidadãos da cidade, locais próximos e da província em geral".
Presidente argentino, Alberto Fernández, decretou quarentena obrigatória em 20 de março© Getty Images Presidente argentino, Alberto Fernández, decretou quarentena obrigatória em 20 de março
'Servir de lição'
Por sua parte, o prefeito de Loncopué, Walter Fonseca, alertou que "às vezes, quando a quarentena não é realizada adequadamente, essas coisas acontecem".
"Tem que ser uma lição para pessoas de outros locais entenderem que isso (isolamento social) não é uma piada", disse ele ao canal de notícias A24.
"Quarentena significa quarentena: você tem que ficar em casa, não pode receber visitas nem nada do tipo."
"Lamentamos profundamente o que está acontecendo conosco, a perda de nossos vizinhos", disse ele.
Os casos de Loncopué representam um terço do número total de infectados em toda a província de Neuquén.
As autoridades que ordenaram o "bloqueio" da cidade em 10 de abril anunciaram que a partir de terça-feira a medida será relaxada, permitindo que as empresas renovem seus estoques para que os moradores possam acessar alimentos e suprimentos básicos.
No entanto, as lojas só podem abrir entre 10h e 16h.
Autoridades fecharam os acessos a Loncopué para tentar corter surto© Facebook Autoridades fecharam os acessos a Loncopué para tentar corter surto

Paciente zero

Os pesquisadores ainda não foram capazes de determinar quem foi o "paciente zero" que levou o coronavírus para Loncopué.
Provavelmente, acreditam eles, um vizinho contraiu o vírus durante uma visita a uma cidade vizinha, onde outras infecções foram registradas.
Eles estão convencidos de que o fatídico churrasco teria sido uma das principais fontes de propagação. Vários dos participantes estão entre os casos que deram positivo para a covid-19.
Mas os primeiros que morreram como resultado desse contágio nem participaram da celebração.
O filho da vítima, Claudio, disse que seu pai provavelmente contraiu o vírus de um vizinho, um jovem gasista, que o ajudou a limpar seu aquecedor.
O jovem era um dos filhos do aniversariante, o homem de 64 anos que acabaria morrendo um dia depois do pai de Claudio.
A partir desses dados, as autoridades concluíram que o provável foco inicial de contágio havia sido o churrasco em 22 de março.
Eles imediatamente rastrearam e isolaram os outros participantes daquele evento, vários dos quais foram diagnosticados positivo para a covid-19 (embora muitos sem sintomas).
'Falta de consciência'
Apesar do drama que está gerando, o coronavírus não conseguiu dividir esta cidade, principalmente dedicada à pecuária, mineração e comércio.
Um símbolo disso foram as palavras de Cláudio, que apesar de ter perdido o pai, garantiu que não guarda rancor contra as pessoas que participaram do churrasco.
"O que aconteceu foi resultado da falta de consciência, mas não havia intenção maliciosa", disse ele ao canal de notícias da TN.
Ele também enfatizou que seu pai, que estava em uma cadeira de rodas, tinha um relacionamento "muito agradável" com seu vizinho gasista e que ele e sua família eram muito gratos ao jovem por todas as vezes que ele o ajudara.
As duas famílias até falaram ao telefone e lhe ofereceram suas condolências pelas perdas.
'Muito longe'
O Ministério Público informou que abriu uma investigação para determinar as responsabilidades criminais dos moradores que participaram do churrasco.
No entanto, a imprensa local garante que eles não foram os únicos que violaram a quarentena obrigatória em Loncopué.
Presidente Alberto Fernández decretou uma quarentena obrigatória em 20 de março, que foi prorrogada até o final de abril.
Nas últimas semanas também houve outros eventos, como churrascos e casamentos, dizem eles.
Daniel, outro filho do aniversariante que morreu, admitiu no jornal "La Nación" que uma certa "mentalidade de cidade pequena" estava jogando contra eles.
"Foi algo que havia acontecido muito longe dali", disse ele. "Pensamos que (o vírus) nunca chegaria aqui."
"Agora o temos entre nós, na cidade", lamentou.
BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE