AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Saiba como é um safári na África do Sul


Safári na Sabi Sand Game Reserve (foto: Divulgação)


Boa noite. É meu irmão, não é fácil ser animal bicho na África do Sul, vez ou outra se da de cara com o bicho homem te olhando. Veja esta bela postagem abaixo.
África do Sul parecia existir apenas naqueles documentários de vida selvagem que a gente via pela televisão.
Logo veio a Copa de 2010. O país caiu na graça do mundo e entrou para a lista dos destinos acessíveis para viajantes com orçamento moderado.
A lista de clichês inevitáveis em uma primeira viagem ao país é bem grande, mas uma das experiências mais impressionantes (e obrigatórias) na África do Sul é encarar um safári. E melhor ainda se for para ver os Big Five em um mesmo dia (experiência rara, mas possível).
O termo tem origem no século 19, quando caçadores profissionais buscavam o título ao tentar matar a pé, no menor tempo possível, os cinco animais mais perigosos da savana africana: leão, elefante, búfalo, rinoceronte e leopardo.
Considerado um rito de passagem, a matança (por fim, proibida) foi praticada por presidentes americanos, membros da realeza europeia e chefes de estado africanos. Mas, para sorte dos animais (e para as gerações futuras de viajantes), os safáris de hoje se resumem apenas a uma busca de animais com fins fotográficos e turísticos.
Desde o início, os profissionais avisam que não é possível garantir a observação da fauna, mas os hóspedes logo começam a apontar binóculos e disparar cliques, quando os primeiros animais se deixam ser vistos.
E eles sempre aparecem.

Leopardo durante safári diurno na Sabi Sand Game Reserve, na África do Sul (foto: Eduardo Vessoni)

Em 2010, não só fiz minha estreia no continente africano como também tive a sorte de encontrar, em um mesmo dia, os cinco animais mais temidos, durante um safári na Sabi Sand Reserve, nas províncias de Limpopo e Mpumalanga.
No meu caso, fiz o safári na Sabi Sand Reserve, uma área de 65 mil hectares, no setor sudoeste do Parque Nacional Kruger, a maior área protegida de toda a África do Sul.
Desde que todas as cercas foram derrubadas entre o Kruger e a Sabi Sand, no início dos anos 90, a região é uma reserva de 2 milhões de hectares que permite a livre circulação de animais, no leste do país e a 200 km de Maputo, a capital de Moçambique.


Como funcionaOs safáris acontecem duas vezes por dia: pela manhã, às 5h30, e no final da tarde, a partir das 17h. Estes são os melhores horários para encontrar animais selvagens. Por isso desconfie de atrações que garantem observação de bichos durante todo o dia, pois a chance de se frustar com grandes zoológicos a céu aberto é bem grande.
Esteja preparado também para longos deslocamentos sentado em carros que sacolejam savana adentro e considere a possibilidade de não encontrar todos os Big Five.
Os profissionais logo avisam que não podem garantir a observação de nenhum animal, mas fazem de tudo para que o grupo volte para o hotel com as melhores histórias de caçadores.
O safári da manhã pode não empolgar, mas é nesse horário que os animais estão mais dispostos a aparecer. Os lodges da região costumam oferecer o café da manhã nessas saídas matutinas, em plena savana.

Felinos como o leopardo são um dos Big Five da África do Sul

A atividade é sempre acompanhada de um ranger, o piloto que vai acompanhado de uma espingarda (vai que, né?) e o tracker , guia que dá as instruções de comportamento durante a atividade e oferece boas informações sobre os bichos encontrados.

tracker, especialista em pegadas e sons, conhece tão bem aquele território quanto o leopardo que cruzou o caminho algumas horas antes. No volante, o field guide, como também é conhecido o ranger, segue atento às orientações do colega e joga o carro para onde for preciso, só para garantir a melhor posição para o disparo (fotográfico, que fique bem claro).
Felinos como os leões são um dos Big Five da África do Sul (foto: Eduardo Vessoni)

A comunicação entre os rangers de outros carros costuma garantir a circulação de informações precisas sobre algum animal escondido, recém descoberto pelos profissionais.
A melhor época para a observação de animais é entre junho e agosto, devido à abundância de bichos próximos às reservas naturais de água. Mas mesmo durante o verão, corre-se o agradável risco de ficar cara a cara com os mais cobiçados da região.
Você pode até querer levar aquele conjuntinho de cor caqui, acompanhado de chapéu. Mas as peças que mais combinam com a experiência são binóculos e câmeras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE