AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Youtuber americana mata namorado durante gravação de vídeo

Foto: Reprodução/YouTube
TRAGÉDIA - Jovem de 19 anos atirou no rapaz tentando "conseguir mais visualizações" para o canal do casal.

A americana Monalisa Perez, de 19 anos, foi presa na noite desta segunda-feira (27) por ter matado seu namorado, Pedro Ruiz, de 22 anos, enquanto o casal gravava um vídeo para seu canal no YouTube. Na quarta-feira, a jovem foi acusada de homicídio em segundo-grau (homicídio culposo, nas leis brasileiras), um crime que tem uma pena máxima de 10 anos ou uma multa de US$ 20.000, ou ambos.

A jovem ligou para a emergência na segunda-feira à noite para relatar que ela tinha atirado acidentalmente em Pedro no peito, enquanto eles faziam um vídeo para o YouTube na casa em que eles moravam, em Norman County, estado do Minnesota. Os policiais encontraram Pedro Ruiz com um ferimento de arma de fogo no peito, e ainda tentaram salvar sua vida, mas ele não resistiu e morreu no local.

Monalisa Perez, que tem uma filha com o jovem que faleceu e está grávida, disse à polícia que seu namorado queria fazer um vídeo para o YouTube em que ela atirava em um livro enquanto ele estava o segurando, pois ele acreditava que o livro iria deter a bala. Em sua conta no Twitter, antes do acidente, a youtuber disse na segunda-feira que o casal planejava gravar um vídeo perigoso. "É ideia dele, não MINHA”, escreveu Monalisa.

A jovem disse às autoridades que seu namorado estava tentando convencê-la "há algum tempo" para atirar no livro enquanto ele o segurava por um vídeo do YouTube. O casal tem um canal no site de vídeos desde março, onde eles mostravam desafios, brincadeiras e “a vida real de um jovem casal que já são pais". As duas câmeras que gravaram o baleamento foram confiscadas como provas da investigação.

A tia de Pedro, Claudia Ruiz, disse à TV americana que seu sobrinho lhe disse que queria fazer o vídeo "porque queremos mais espectadores, queremos ser famosos".

ORM

Simone Veil, ícone da luta pelos direitos da mulher, morre aos 89

Foto: AFP

MUNDO - Feminista foi ministra francesa da saúde e impulsionou a legalização do aborto em 1975.

Simone Veil, ícone da luta pelos direitos da mulher, morreu aos 89 anos, nesta sexta-feira (30), em sua casa em Paris. A informação foi divulgada pela família.

Ministra da saúde durante a gestão de Valery Giscard d'Estaing, a feminista impulsionou a legalização do aborto em 1975.

Simone Veil nasceu em 13 de julho de 1927, em Nice (sul da França). Em 1944, aos 16 anos, ela foi deportada junto com a família, para o campo de concentração de Auschwitz. Seu pai, mãe e irmão foram vítimas do Holocausto e ela carregava o número de prisioneira, 78651, tatuado em seu braço.

Após a guerra, estudou direito na tradicional Ciências Po, em Paris. Ao longo de sua carreira política, Simone tornou-se uma defensora da União Europeia. Em 1979, ela foi eleita a primeira presidente do parlamento europeu.

Em 2010, ela se tornou a sexta mulher a entrar para a Academia Francesa, segundo a France Presse.

O presidente francês, Emmanuel Macron, fez uma homenagem à Simone Veil em sua conta no Twitter. "Que seu exemplo possa inspirar os nosso compatriotas, porque neles estão o que há de melhor da França".

G1

Temer recorre de decisão que rejeitou queixa crime contra dono da JBS

Foto: Reprodução
Presidente queria processar Joesley Batista pelos crimes de calúnia, injúria e difamação.

A defesa do presidente Michel Temer recorreu, nesta quinta-feira (29(, da decisão do juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal, que rejeitou a queixa-crime do presidente contra o empresário Joesley Batista, dono da JBS. O presidente queria processar Joesley pelos crimes de calúnia, injúria e difamação.

Temer alega, no recurso apresentado, que é "cidadão honrado" e "com vida pública irretocável, respeitado no meio político e jurídico". Em seguida, o presidente elenca os cargos públicos que já ocupou e diz que, durante toda a sua vida pública, "nunca, jamais" foi condenado judicialmente ou sequer acusado formalmente de obter vantagem indevida.

A defesa do presidente ressalta ainda que o empresário está "imune a qualquer persecução penal, mesmo tendo praticado inúmeros crimes". Como Temer vem ressaltando em seus pronunciamentos recentes, o recurso traz ainda a afirmação de que Joesley será "o criminoso notório de maior sucesso na história brasileira".

Para o juiz que negou a queixa crime de Temer, no último dia 20 de junho, não houve crime no fato de Joesley ter dado entrevista à revista "Época" e fazer acusações ao presidente, tendo em vista que as afirmações fazem parte de acordo de delação premiada firmado pelo empresário.

A ação contra Joesley foi apresentada no dia 19 de junho. O motivo era a entrevista concedida pelo empresário à revista “Época”, na qual acusa Temer de chefiar “a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil”. Segundo o entrevistado, Temer não fazia cerimônia para pedir-lhe dinheiro em nome do PMDB e que o presidente articulava uma campanha para estancar a operação Lava-Jato.

O Globo

Polêmica sobre a existência de limite para a longevidade humana

Foto: Reuters

Agora, no entanto, cientistas ao redor do mundo estão contestando o achado.

Em 4 de agosto de 1997, morria aos 122 anos e 164 dias na cidade de Arles, França, Jeanne Calment. Até hoje, a dona de casa francesa é a pessoa que comprovadamente viveu mais tempo no mundo, mas estaria ela perto do limite da longevidade humana, ou mesmo existiria um?

Entram em cena então os pesquisadores Xiao Dong, Brandon Milholland e Jan Vijg, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York. Em outubro do ano passado, o trio publicou na prestigiada revista científica “Nature” estudo com base na análise de casos de “supercentenários” como Jeanne (indivíduos que alcançam a idade de 110 anos ou mais) em que afirmam que sim, há um limite para a longevidade humana, e ele fica em torno de 115 anos na média, embora haja espaço para casos extremos como da própria francesa e da italiana Emma Morano, que era a pessoa mais velha do mundo até abril passado, quando faleceu aos 117 anos.

Agora, no entanto, cientistas ao redor do mundo estão contestando o achado. Em uma série de breves comunicados também publicados na “Nature” esta semana, e respondidos pelo trio original de pesquisadores, eles apontam o que consideram erros no estudo e dizem não ser possível fazer tal afirmação sobre a existência de um limite com base apenas nele.

É o caso, por exemplo, dos biólogos Bryan G. Hughes e Siegfried Hekimi, na Universidade McGill, no Canadá. Usando o mesmo banco de dados com informações sobre a longevidade de supercentenários dos EUA, Reino Unido, França e Japão desde 1968 utilizado na pesquisa original, eles afirmam não ter encontrado indicações de tal limite e que, se ele existe, ainda precisa ser alcançado ou identificado.

- Simplesmente não sabemos qual poderá ser o limite de idade. De fato, ao estendermos as linhas de tendência, podemos mostrar que tanto a longevidade média quanto a máxima podem continuar a aumentar ainda por muito tempo no futuro – diz Hekimi.

Assim, segundo Hekimi, é impossível dizer qual será a longevidade dos humanos no futuro, com alguns cientistas argumentando que avanços na tecnologia e medicina e melhorias nas condições de vida da população podem empurrar para ainda mais longe o limite máximo.

- É difícil adivinhar – reconhece. - Há 300 anos, a maioria das pessoas viviam vidas curtas. Se tivéssemos dito a elas que um dia a maioria dos humanos viveria até os 100, eles responderiam que estávamos loucos.

Em sua resposta à dupla, Dong, Milholland e Vijg destacam diferenças na modelagem dos dados e no tratamento estatístico deles entre os dois estudos, afirmando haver falhas no trabalho de Hughes e Hekimi, assim como exagero na extrapolação de seus resultados. O trio segue a mesma linha nas outras contestações, reforçando ser um erro de interpretação apontar os casos de Jeanne e Emma como provas de que estão enganados ao colocar o limite em 115 anos, pois este seria apenas o valor médio e não o extremo máximo, que teria ficado em 125 anos.

Extra

Moradores cobram reforma em rodovia de Marapanim




Desde a última sexta-feira (26), quem deseja chegar ou sair de Marapanim pela rodovia PA-220, no nordeste paraense, não consegue. Após o rompimento de uma tubulação na Vila do Cruzador, a via ficou com uma enorme cratera, sem condições de tráfego.

É necessário fazer um grande desvio para tentar acessar outros municípios como Igarapé-Açú, Castanhal e Maracanã.

De acordo com alguns moradores, cerca de 11 mil famílias moram no local, divididas em diversas vilas. Com o problema, pelo menos 800 delas foram atingidas diretamente.

Devido as condições da via serem ruins desde antes do acidente, moradores cobram a reforma completa da mesma e não somente alguma ação emergencial que facilite o acesso temporariamente.

Equipes da Terraplena, empresa terceirizada pela Secretaria de Estado de Transporte (Setran), foram ao local para fazer reparos, mas a população não aceitou e expulsou os funcionários. Eles alegam que os reparos não solucionam o problema e que o caos na via acaba não sendo resolvido definitivamente.


 A reportagem do DOL entrou em contato com a Setran para saber que providências serão tomadas sobre o caso

Foto: (DOL)

Jovem que já foi chamada de monstro pode se tornar a próxima Miss Universo



Evita Patcey Edgar Delmundo é uma jovem malaia de apenas 20 anos. A pouca idade, no entanto, não reflete a maturidade e a experiência de vida dolorosa que essa mulher teve de superar para chegar até o presente momento, em que ela se despede definitivamente do bullying (ato de provocar agressivamente o outro) e espera ansiosa pelo resultado do maior concurso de beleza do mundo, o Miss Universo.

Mas até chegar a nesse nível de força e coragem, Evita teve de superar muitos obstáculos durante essa trajetória, e a sua história de vida, claro, não foi fácil. Isso porque ela tem pintas e marcas de nascença espalhadas por todo o corpo. O que pode ser considerado agora um charme, durante toda a sua infância e grande parte da adolescência foi tratada por colegas e desconhecidos como uma aberração.

Na escola a professora precisava insistir que colegas fizessem companhia a jovem. Evita ficava constrangida com a situação e conta que as crianças a chamavam por apelidos humilhantes como “cookie de chocolate” (um biscoito que possui gotas marrons de chocolate) e até de “monstro”.


“Na escola primária, ninguém queria ser meu amigo. Eu lembro da professora pedir para que duas garotas me acompanhassem durante o recreio e elas sussurraram ‘porque temos que tratá-la como uma princesa?’ Isso quebrou meu coração. Eu disse a elas que não precisavam me seguir e elas foram embora imediatamente. Basicamente, eu era uma garota solitária.”

Em entrevista à uma das maiores revistas de moda e beleza do mundo, à Elle Magazine, Evita contou que superou seu trauma e recuperou a autoconfiança durante um acampamento da igreja quando tinha 16 anos. À partir daí, Evita parou de amaldiçoar suas pintas e a ideia de tirá-las, uma a uma, nunca mais passou pela sua cabeça. “Essa foi, provavelmente, a primeira vez que eu comecei a aceitar quem eu era e como eu me apresentava. ”



A audição para o Miss Universo Malaio aconteceu no dia 17 de junho deste ano. Agora Evita está aguardando ansiosamente para saber se será selecionada para a próxima etapa. De qualquer maneira, ela garante que independente do resultado sua elevada autoestima não pode ser mais abalada e que continuará tentando participar de desfiles e concursos de beleza.

“Estou apenas cruzando os dedos. Se eu não passar, haverá sempre uma outra oportunidade.”



Evita nos ensina que o “feio” e  o “belo” são uma questão de perspectiva e que a força interior é o que realmente conta.

“A beleza não é apenas o que está no exterior; não é alguém com o rosto perfeito ou o corpo perfeito. Beleza é quem você é como pessoa e como você ama a si mesmo. Nunca é sobre perfeição.”

Mas e você, também teve de superar alguma condição ou aspecto físico? Deixe aqui sua opinião e torcida para Evita. E vamos continuar acompanhando a trajetória dessa linda jovem aqui na Fatos Desconhecidos.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Rodoviários e bancários vão paralisar nesta sexta



Diversas categorias de todo o país se preparam para realizar uma nova Greve Geral Nacional nesta sexta-feira (30), uma mobilização de diferentes setores para protestar pelas mesmas pautas de reivindicação, como o fim das reformas trabalhista e da Previdência. No Pará, a situação não deverá ser diferente, com trabalhadores de diversas áreas paralisando as atividades e realizando uma série de atos públicos.

Em Belém, uma grande caminhada deverá ser realizada pelas ruas do centro da cidade, com saída da Praça da República, no bairro da Campina, a partir das 11h. Além do movimento, outras manifestações deverão ocorrer em diversos pontos da cidade.

RODOVIÁRIOS

Os rodoviários de Belém, Ananindeua e Marituba deverão paralisar as atividades nesta sexta-feira. Segundo o sindicato dos trabalhadores em Ananindeua, os sindicatos dos três municípios deverão realizar atos públicos nas garagens das empresas para impedir a saída dos veículos. Há princípio, não há informações sobre se algum número de coletivos deverá rodar na cidade.

BANCOS

Bancários de todo o Estado também deverão paralisar as atividades nesta sexta-feira (30). A categoria decidiu aderir à greve durante uma assembleia no último dia 22, seguindo uma orientação nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

EDUCAÇÃO

Professores da rede estaudal de ensino e das redes municipal de Belém e Ananindeua deverão paralisar as atividades durante todo o dia. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), além das pautas nacionais, a categoria deverá realizar mobilizações cobrando o pagamento do piso salarial, realização de reformas nas unidades de ensino e maior segurança à alunos e trabalhadores.

Os professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) também deverão cruzar os braços. Durante assembleia realizada no último dia 22, a categoria decidiu aderir à Greve Geral, além de rearticular um comitê unificado na instituição, junto com estudantes e técnico-administrativos, para discutir o movimento. O docentes deverão participar da mobilização na Praça da República.

DETRAN

Os trabalhadores do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) deverão paralisar as atividades durante o ato nacional. Segundo o sindicato da categoria, os trabalhadores deverão se reunir em assembleia nesta sexta-feira para decidir sobre a participação no movimento, como a adesão às caminhadas e pontos de atos públicos.

SUPERMERCADOS

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados do Pará (Sintcpava), a categoria irá prestar apoio ao movimento de Greve Geral, mas não há indicativo para que os trabalhadores paralisem as atividades, e, portando, o funcionamento dos estabelecimentos está previsto para ser normal.

O presidente do sindicato, Antônio Caetano, entretanto, afirma que alguns trabalhadores deverão participar de mobilizações na cidade, com concentração na Escadinha da Estação das Docas, e que entende que “a Greve Geral é uma mobilização que paralisa toda a cidade”.

SERVIDORES FEDERAIS

Trabalhadores de diversos órgãos federais que atuam no Pará também irão aderir a mobilização e paralisar as atividades. Segundo o Sindicato dos Servidores Federais no Pará (Sintsep), a categoria deverá participar da mobilização na Praça da República, protestando contra a aprovação das reformas trabalhistas, da previdência e o projeto de terceirização.

Fonte:  (DOL)

Exame de imagem pode prever autismo aos 6 meses, indica estudo



Exame de imagem pode prever autismo aos 6 meses, indica estudo.

Ainda não existem testes de laboratório para diagnosticar os transtornos do espectro autista (TEA), conjunto de distúrbios que impacta no funcionamento do cérebro e na maneira como a criança se comunica com o mundo e não têm cura. Um novo trabalho, entretanto, conseguiu identificar o risco de autismo já aos seis meses de idade, quando os sintomas são quase imperceptíveis.

Os pesquisadores avaliaram o cérebro de 59 bebês com alto risco de desenvolver o problema, combinando ressonância magnética funcional e uma tecnologia que “ensina” o computador a procurar padrões cerebrais similares. No final, os testes apontaram que nove deles teriam o transtorno. Aos dois anos de vida, 11 crianças do grupo foram de fato diagnosticadas – o que representou uma eficácia de 82%.

No grupo que recebeu o diagnóstico antecipado, os cientistas encontraram 974 conexões cerebrais associadas a comportamentos típicos do autista. Ao replicar a metodologia em outros grupos, o software teve uma taxa de acerto de 93%. O trabalho foi conduzido pela Universidade da Carolina do Norte e da Universidade de Washington, com o patrocínio do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

“A identificação precoce é essencial para o melhor prognóstico, mas ainda são necessários estudos com grande quantidade de crianças para saber se o exame de imagem é mesmo confiável”, pondera Mirian Revers, psiquiatra do Programa do Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, de São de Paulo.

O exame poderia ser feito, por exemplo, em quem tem histórico familiar de autismo, uma vez que a hereditariedade é um dos agentes por trás do distúrbio, mas não é o único. Hoje os estudos mostram que fatores ambientais como tabagismo, poluição e uso de alguns remédios durante a gravidez também estariam ligados ao problema.

A importância de flagrar cedo

No primeiro ano de vida, a criança autista já dá sinais de que será diferente. “Um estudo apontou que 80% dos pais percebem já alterações de comportamento nesse período, como mudanças na atenção visual e resposta inadequada a estímulos”, explica Mirian.

É tudo bem sutil no começo, mas a partir do primeiro ano os sinais ficam mais intensos. “Há atraso na comunicação verbal, a criança não sorri, não imita gestos como dar tchau, apenas segura o brinquedo sem usá-lo ou fixa sua atenção em uma parte dele, sem brincar da maneira corriqueira”, aponta a psiquiatra.

A boa notícia é que, se flagrado no começo, o transtorno pode ser amenizado no momento mais propício para isso. “Nos primeiros dois anos, o cérebro está completando seu primeiro grande ciclo de desenvolvimento e selecionando as conexões entre neurônios que manterá por toda a vida, o que chamamos de poda neural. Se o tratamento começa antes dessa poda, é possível fortalecer e até criar conexões que serão importantes para o desenvolvimento da criança”, finaliza a médica.

Fonte: Bebê Abril

quarta-feira, 28 de junho de 2017

CAFÉ MARITA. DISTRIBUA E VENDA O MELHOR CAFÉ DO BRASIL

Foto divulgação | Arquivo Pessoal

Kits e Preços

Já fez o seu cadastro? Ainda não?

Visite http://www.cafemarita.com.br/vipbrazil .Seja um Distribuidor e saiba como fazer parte dessa Equipe de Sucesso. CADASTRE-SE OU SIMPLESMENTE CONSUMA:


CLIQUE NA IMAGEM E VÁ PARA O SITE:

IMPORTANTE! Ao entrar no site, lembre-se de se logar, clicando em entrar no topo da página e digitando o seu respectivo email e senha.

Após entrar no site você pode navegar pelas abas e conferir o valor de cada Kit. Clicando em Potes, você verá o valor dos Kits do Café Marita Control, como mostra a figura:

kits control
kits control




*Kits de 12 e 24 unidades exclusivos para Distribuidores VIP

                                            CLIQUE NA IMAGEM E VÁ PARA O SITE:


Ainda não sabe como se tornar um distribuidor VIP? Clique aqui e descubra.

Lembrando que esses são os valores sem o FRETE, após escolher o seu kit, na próxima página você irá por o teu CEP e ver o valor do FRETE, que gira em torno de aproximadamente R$ 25,00 a R$ 30,00.

VOCÊ LUCRA QUASE OU 100%!

Uma boa margem de lucro não é mesmo?

IMPORTANTE: NÃO É PERMITIDO VENDER O CAFÉ ABAIXO DO VALOR DE R$ 53,90, CASO O FAÇA PERDERÁ SEU CADASTRO E NÃO PODERÁS MAIS VENDER O CAFÉ.

Você pode aumentar seus lucros se tornando um Distribuidor VIP, assim você irá comprar 36, 24 ou 12 latas a um preço mais baixo e terás mais lucros no valor e no frete.

Gostou da Ideia? Quer se tornar um Distribuidor VIP? Clique Aqui e Saiba como

Ficou com alguma dúvida?
Deixe o seu comentário, compartilhe com seus amigos, junte-se a nós!
Meus Contatos:
Mauro Chaves Franco
PARAÍSO-TO
BELÉM-PA
MANAUS-AM
BREVE EM MOÇAMBIQUE-ÁFRICA
WhatsApp: (63) 8111-5110 (Tim)

Faceboook
Curta nossa Página do Café Marita no Faceboook e fique por dentro das novidades.




segunda-feira, 26 de junho de 2017

Parte de arquibancada cai durante festival de quadrilha em Araguaína; ninguém se feriu

Parte de arquibancada despenca durante festival (Foto: Divulgação)
Parte de arquibancada despenca durante festival (Foto: Divulgação)
TOCANTINS - Incidente aconteceu durante apresentação da quadrilha Arranca Toco, campeã do festival deste ano. Prefeitura disse que arquibancada teve problemas técnicos.

Parte de uma arquibancada caiu durante o "São João do Cerrado", festival de quadrilha realizado em Araguaína, norte do Tocantins. O incidente aconteceu neste domingo (25), última noite do evento, enquanto a junina "Arranca Toco" se apresentava. Os Bombeiros informaram que não foram acionados.

O local foi isolado e ninguém se feriu. Segundo testemunhas, as pessoas que estavam na arquibancada perceberam que a estrutura poderia cair e logo desceram, mas não houve pânico. A prefeitura disse que a arquibancada teve problemas técnicos.

O incidente não atrapalhou as apresentações. Pelo contrário, a quadrilha Arranca Toco encantou os jurados e foi a capeã. A junina tem 25 anos de história e este é o 11º título que ela conquista no festival de Araguaína.

"Nos falamos do mal de Alzheimer. O diretor de teatro Luiz Navarro nos ajudou muito no sentido de desenvolver essa temática. O pai dele teve a doença. A nossa proposta, então, foi fazer uma viagem. No enredo, um homem tem relances de memória e passa a recordar a vida sertaneja, o plantio e a roça. Isso marcou a apresentação", contou o presidente do grupo, Rogério Feliciano.

O festival foi marcado por animação e beleza, mas por manifestações também. As apresentações começaram com atraso. A junina "Malacabados", que não foi classificada para a final, fez um protesto no início do evento.

Ao todo, quatro quadrilhas se apresentaram na última noite. Cada uma teve 30 minutos. O evento começou na noite de quinta-feira (22) no Parque Cimba e também contou com shows de bandas regionais.

G1 TO

Acidente envolvendo carro e moto no centro de Paraíso deixa idosa gravemente ferida

Foto Divulgação surgiu
ACIDENTE - Um acidente grave envolvendo uma caminhonete Chevrolet/D10 e uma moto Honda/Biz foi registrado na região central de Paraíso do Tocantins deixou uma idosa gravemente ferida, por volta das 09h15 desta segunda-feira, 26.

Conforme as informações, o motorista da caminhonete D10, D.J.R., 61 anos, trafegava pela Rua Amâncio de Moraes, sentido Sul/Norte quando atingiu a moto Biz, conduzida por D.N.C.L., 51 anos, que seguia no sentido Leste/Oeste e que levava na garupa sua mãe T.N.C., uma idosa de idade avançada. Informações colhidas no local informaram  que a idosa teve fratura exposta, atingindo a região do joelho da perna direita.

O motorista da caminhonete nada sofreu e teve que ser amparado pela Polícia Militar e levado para dentro da viatura, devido ao nervosismo da situação. A motociclista teve escoriações pelo corpo.

A Polícia Técnica Científica esteve no local realizando os procedimentos de periciais. Foi necessário a interdição das ruas Tapajós e Amâncio de Moraes. Nessemesmo momento as equipes de resgates do Corpo de Bombeiros e SAMU atenderam mãe e filha até serem encaminhadas para o Hospital Regional Dr. Alfredo Oliveira Barros, nesta cidade. A idosa foi atendida e deverá seguir para o HGP em Palmas.

Ambos os veículos com placa de Paraíso do Tocantins. A moto ficou debaixo da dianteira da caminhonete.

surgiu


Presidente da Câmara Municipal de Marapanim encerra sessão inesperadamente e povo fica sem entender


Foto Divulgação facebook

Foto Divulgação facebook


Barco turístico naufraga na Colômbia, mata nove e deixa desaparecidos

Foto: Reprodução/Internet
MUNDO | TRAGÉDIA - Imagens mostram embarcação aparentemente superlotada afundando em represa.

Um barco turístico de três andares naufragou na tarde de domingo (25) numa represa no departamento de Antióquia, na Colômbia, com cerca de 170 pessoas a bordo. Pelo menos nove pessoas morreram, outras 25 feridas e um número indeterminado ainda estaria desaparecido.

Imagens nas redes sociais mostraram momentos de pânico durante o naufrágio do barco El Almirante na represa Peñol-Guatapé, que aconteceu por volta das 14h, hora local. O barco balança para os lados enquanto vai afundando lentamente.

Segundo a imprensa local, o barco estava provavelmente superlotado e se rompeu em dois.

— Não houve colisão contra outro barco, ele só submergiu — disse a secretária de Governo do departamento, Victoria Eugencia Ramírez.

Por ordens do presidente Juan Manuel Santos, helicópteros da Força Aérea colombiana e todos os barcos de socorro das regiões próximas foram mobilizados para realizar o resgate das vítimas do naufrágio. A prefeitura de Medellín, capital do departamento, também enviou equipes especializadas de mergulho.

Testemunhas relataram não terem recebido coletes salva-vidas ao ingressar no barco.

— Nós nos salvamos porque meu marido entrou num compartimento e encontrou uns (coletes) salva-vidas brancos — disse uma mulher originária do departamento de Norte de Santander, que ainda buscava mais informações sobre o própria pai, de quem se perdeu no naufrágio.

A represa Peñol-Guatapé fica no Leste do departamento, a cerca de 80 quilômetros de Medellín. O local é muito frequentado por turistas internos que aproveitam o fim de semana para lazer.

O Liberal

China liberta Prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo, vítima de câncer

Foto: Odd Andersen
MUNDO | LIBERADO - Intelectual e dissidente cumpria pena de 11 anos de prisão.

As autoridades chinesas libertaram o Prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo, vítima de um câncer de fígado em fase terminal, anunciou nesta segunda-feira o advogado do ativista à AFP. O professor, intelectual e dissidente ainda tinha três anos para cumprir de sua condenação.

"Está sendo tratado em um hospital de Shenyang (província de Liaoning, nordeste). Não tem nenhum plano especial. Está apenas recebendo tratamento por sua doença", disse o advogado Mo Shaoping.

A doença foi diagnosticada em 23 de maio e Liu Xiaobo, 61 anos, foi libertado poucos dias depois, de acordo com o advogado.

Liu Xiaobo cumpria desde 2009 uma pena de 11 anos de prisão por "subversão", depois de ter sido um dos autores da Carta 08, um texto que defendia a democracia na China.

O dissidente venceu o Nobel da Paz em 2010, quando já estava detido. Por sua ausência, o prêmio foi entregue de forma simbólica em 10 de dezembro do mesmo ano em Oslo. O ativista foi representado por uma cadeira vazia durante a cerimônia.

A atribuição do Prêmio Nobel provocou indignação na China, que congelou as relações de alto nível com a Noruega, o que afetou as exportações de salmão norueguês a China. Pequim classificou Liu Xiaobo de "criminoso".

G1

Homem é recapturado 32 anos após fugir de prisão nos EUA

Foto: Arkansas Department of Correction via AP
MUNDO | DIA DE AZAR - Steven Dishman estava foragido desde 1985 no estado norte-americano de Arkansas.

Um fugitivo de uma cadeia do estado americano do Arkansas foi recapturado 32 anos depois de sua fuga.

O departamento responsável divulgou que Steven Dishman, de 60 anos, foi preso neste domingo (25) em Springdale, por policiais locais e estaduais.

Ele cumpria uma pena de 7 anos por furto no condado de Washington quando conseguiu escapar, em 28 de maio de 1985.

G1

Palocci é condenado a 12 anos de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro

Foto: Agência Brasil
CONDENADO - Sentença do juiz Sérgio Moro saiu na manhã desta segunda-feira (26).

O juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância – condenou o ex-ministro Antonio Palocci a 12 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A sentença é desta segunda-feira (26). 

O ex-ministro foi preso na 35ª fase da operação, batizada de Omertà e deflagrada no dia 26 de setembro de 2016. Atualmente, está detido no Paraná.

Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, foi absolvido dos crimes a ele imputados – corrupção e lavagem de dinheiro – por falta de prova suficiente de autoria ou participação, de acordo com o juiz.

O ex-executivo da Odebrecht também foi absolvido pela mesma razão. Ele respondia por corrupção.

O G1 tenta contato com a defesa de Palocci e dos demais citados na reportagem.

Veja a lista de condenados

**Em atualização

Antônio Palocci - corrupção passiva e lavagem de dinheiro - 12 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão

Eduardo Costa Vaz Musa - corrupção passiva - 2 anos no regime aberto diferenciado, pois é delator

Marcelo Bahia Odebrecht, ex-presidente do Grupo Odebrecht: 12 anos, 2 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro; 160 dias multa (cada dia multa equivale a 5 salários mínimos vigentes em 2012).

O processo

Além de Palocci, o ex-assessor dele, Branislav Kontic, o empresário Marcelo Odebrecht e outros 11 eram réus nesta ação penal. Eles respondiam por crimes como corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O processo apurava se Palocci recebeu propina para atuar em favor do Grupo Odebrecht, entre 2006 e 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal.

Palocci é acusado de intermediar propinas pagas pela Odebrecht ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ex-executivos da empreiteira afirmaram que o codinome "Italiano", que aparece em uma planilha ao lado de valores, fazia referência a Palocci. Ele nega ser o "Italiano".

Alegações finais

Nas alegações finais, a defesa de Palocci apontou inconsistências nas delações de ex-executivos da Odebrecht e pediu a absolvição do ex-ministro.

Já o MPF reforçou, nas alegações finais, o pedido de condenação de Palocci e dos outros réus.

G1

FAB intercepta avião com cerca de 500 kg de cocaína

Foto: Divulgação/Arquivo
GOIÁS - Avião da Força Aérea fez tiro de aviso contra bimotor, que pousou na zona rural. Ocupantes fugiram.

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião bimotor neste domingo (25) que transportava aproximadamente 500 kg de cocaína em Jussara. Os ocupantes da aeronave fugiram após um pouso na área rural do município. A Polícia Militar fez a apreensão dos entorpecentes.

De acordo com o centro de comunicação social da Aeronáutica, o bimotor decolou de uma fazenda na cidade de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, com destino a Santo Antônio Leverger, no mesmo estado.

Um avião da FAB começou a fazer o acompanhamento da aeronave e ordenou que o bimotor mudasse a rota e pousasse no aeródromo de Aragarças, em Goiás.

Segundo o comunicado, inicialmente o piloto do bimotor obedeceu às ordens, mas, ao invés de pousar, desviou o curso. Com isso, o avião da FAB “executou um tiro de aviso” para fazer a aeronave a cumprir as ordens. O órgão esclareceu ainda que o disparo não atingiu nenhuma parte do bimotor.

A aeronave, então, pousou na zona rural de Jussara. Na aterrissagem, o avião ficou danificado e parte da calda quebrou. Os ocupantes fugiram do local. Um helicóptero do Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar foi acionado e faz buscas no local para tentar localizar o piloto e tripulantes da aeronave interceptada.

A droga foi apreendida pela PM e será levada para a Polícia Federal, em Goiânia.

G1

Sargento dos Bombeiros é morto com dez tiros no Parque Verde

Foto: WhatsApp/Portal ORM
BELÉM- Adamor Lima Brito estava em bar na madrugada desta segunda-feira.

O terceiro sargento do Corpo de Bombeiros Adamor Lima Brito foi assassinado a tiros no início da madrugada desta segunda-feira (26), na avenida Brasil, no conjunto Jardim Sideral, bairro Parque Verde, em Belém. Adamor Lima Brito estava em um bar quando discutiu com um homem ainda não identificado. O assassino então sacou uma pistola e deu dez tiros no militar. As circunstâncias da briga ainda estão sendo investigadas.

Policiais da Divisão de Homicídios trabalham com a tese de uma briga de bar, mas estranharam o crime com dez tiros. A família do militar disse que ele não tinha envolvimento com atividades ilícitas e estava tomando apenas uma cerveja no bar. Policiais apuraram que a vítima também tinha problemas com o alcoolismo. 

Adamor ela lotada em Altamira, sudoeste paraense, e retornaria para o município na quarta-feira (28).  O caso será investigado pela Divisão de Homicídios. O Corpo de Bombeiros ainda não se pronunciou sobre o caso.  

Quem tiver informações sobre o homem que matou o militar pode ligar no Disque-Denúncia (181). Não é preciso se identificar.

ORM, com informações de Victor Furtado

Pássaros juninos animam o Museu Goeldi

Foto: Elivaldo Pamplona
BELÉM - Manifestações mostram sua força em apresentações nos fins de semana.

Acontecem até o próximo final de semana, no auditório do Museu Emilio Goeldi, as apresentações dos pássaros juninos e cordões de bichos - manifestações cultural típicas do período junino e uma tradição do São João no Pará. As apresentações incluem teatro, música, dança e literatura e possuem a carga histórica de mais de cem anos de tradição. 

A programação, promovida pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) acontece sempre aos sábados, com início a partir das 18h, e aos domingos, a partir das 9h, com entrada gratuita. Ontem o auditório estava lotado. As histórias trazem drama e também comédia, o cenário é o Pará e os personagens as populações tradicionais da região. Quem assiste se identifica com o que é retratado no palco. 

O servidor público Antonio da Silveira, de 52 anos, levou a neta Marcela de 8 anos para ver o espetáculo. A cada apresentação, ele recordava dos tempos de infância. “Minha mãe me levava pra ver. Eu pensei que nem existisse mais. É muito interessante hoje ter a oportunidade de trazer a minha neta pra que ela conheça parte da nossa cultura”, opinou. 

Os espetáculos fazem parte das atrações da Programação Cultural Junina 2017. A coordenadora do evento, Nazaré Moraes, lembrou que todos os anos a Fumbel promove as exibições dos pássaros e defendeu a valorização do pássaro junino e do cordão de bicho. “Qual a importância disso?  É uma preservação que tem que acontecer e tem que ser feita. Alguns pássaros têm mais de cem anos. É uma manifestação única no Pará e que você não encontra em lugar nenhum. Aquelas pessoas que há algum tempo viram os pássaros, são saudosistas e hoje têm uma oportunidade de rever. Mas também é voltado para novas gerações, fortalecendo a nossa cultura, para que as crianças tenham conhecimento dessa manifestação cultural”, explicou.

Com apresentações teatrais que se traduzem como musicais populares típicos do Pará, o pássaro junino e o cordão de bicho são também uma tradição do período junino, mas com uma perspectiva distinta, cujo objetivo é revelar histórias dramáticas, conflitos familiares, traições, dramas amorosos e vinganças, sem deixar de lado uma parte cômica, canto e muita dança. 

Ainda segundo Nazaré Moraes, a diferença entre os dois é que o cordão de bicho retrata animais da fauna amazônica. “É uma manifestação que precisa de espaços cênicos, por isso nossa parceria é com o teatro do museu. Tem uma historia, atores, há um melodrama. A programação é gratuita e o acesso é para todas as pessoas. Depois do próximo final de semana, somente em 2018”, destacou a coordenadora. 

O Liberal

domingo, 25 de junho de 2017

Incêndio ameaça parque nacional espanhol, patrimônio da humanidade

Foto: Associeted Press
MUNDO - Fogo começou neste sábado (24) e forçou a evacuação de 1.800 pessoas, segundo agência.
Um incêndio atingiu neste domingo (25) uma reserva natural espanhola e ameaça o Parque Nacional de Doñana, uma das áreas de biodiversidade mais importantes da Espanha e um patrimônio mundial da Unesco desde 1994. Mais de 1.800 pessoas foram forçadas a sair da região, disseram autoridades citadas pela agência France Presse.

O fogo começou neste sábado (24) à noite entre as localidades de Moguer e Mazagón, na província de Huelva, em Andaluzia, sul da Espanha. De acordo com a agência espanhola Efe, as chamas chegaram ao chamado Espaço Natural de Doñana, mas não ao parque de mesmo nome.

Dez helicópteros, sete aviões e quatro hidroaviões foram mobilizados para combater o incêndio, de acordo com os serviços de emergência. Na região também há centenas de técnicos, agentes de meio ambiente e bombeiros florestais com 15 veículos de extinção, além da Unidade Médica de Incêndios Florestais (UMIF) e da Unidade Móvel de Meteorologia e Transmissões (UMMT).

Cerca de 750 pessoas entre as que foram evacuadas durante a madrugada tiveram que ser realojadas por uma operação de emergência em um centro esportivo e outros locais de acolhida.

G1

Líder de comunidade quilombola é assassinada no Moju

Foto: Arquivo/família
Corpo da senhora tinha sinais de violência sexual, segundo a família.

O corpo de Maria Trindade da Silva Costa, de 69 anos, líder da comunidade quilombola Santana do Baixo Moju, nordeste paraense, foi encontrado no final da noite deste sábado (24), segundo informações de familiares da vítima. Maria havia sumido na tarde da última sexta-feira (23), quando saiu para visitar amigos na comunidade quilombola. O corpo da dela foi encontrado enterrado próximo à margem do rio Moju, em uma área da zona rural.

De acordo com uma sobrinha da vítima, que não vai ser identificada, o corpo de Maria foi encontrado enterrado em uma área da zona rural, com os punhos e o tórax quebrados. A vítima também estava com as roupas rasgadas e o corpo tinha sinais de violência sexual. 

Maria havia saído de casa para encontrar amigos da comunidade na tarde da última sexta-feira (23). Foi quando os parentes e vizinhos próximos sentiram a falta dela. Os moradores do local começaram a fazer buscas e no final da noite encontraram o corpo da líder comunitária. A Polícia Militar foi acionada e coletou algumas informações preliminares.

Algumas pessoas da comunidade suspeitam de um homem que estava morando perto da casa da vítima, pois ele sumiu após o crime.  A sobrinha da vítima não acredita em retaliações por causa da liderança comunitária, já que Maria não tinha inimigos e nada foi roubado dela.

O corpo de Maria está sendo encaminhado para o Centro de Perícias Renato Chaves, em Belém.

Redação Portal ORM

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE