AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quinta-feira, 8 de junho de 2017

PSDB adia a decisão sobre a saída do governo Temer

Foto: André Coelho
Para Tasso Jereissatti, viagem de Temer em avião da JBS pode mudar a cabeça dos senadores.

O mais novo escândalo envolvendo o presidente Michel Temer admitindo uso de um jatinho de Joesley Batista para uma viagem particular com a primeira dama Marcela Temer, pode ser o ingrediente que faltava para o rompimento do PSDB com o governo. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que seria o gatilho para um eventual desembarque, acabou provocando o adiamento da reunião da Executiva desta quinta-feira para a próxima segunda-feira . Mas o episódio do avião pode acabar com a resistência de senadores e ministros a pressão de deputados para o rompimento já.

Diante da indefinição do PSDB e do agravamento da situação do governo, cresce entre os deputados um movimento para que alguns saiam da legenda.

— A cada dia é um fato novo, não vai parar de ter fato novo nunca. Isso vai mudando a cabeça dos senadores. Segunda-feira é o limite do PSDB — disse o presidente interino, Tasso Jereissatti (CE), depois de uma manhã e tarde tomada por reuniões com deputados e senadores em seu gabinete.

A reunião da Executiva , segunda, será ampliada, com a participação de todos os governadores, deputados, senadores, ministros e presidentes de diretórios estaduais.

— Daqui para lá pode ter coisa nova. Estou preocupado com esse novo roteiro do TSE. Se absolver Temer e Dilma a casa cai — disse Tasso.

Ele explicou que há um caldeirão no partido, que tem de tudo, e que a preocupação é que o PSDB saia coeso dessa situação , por isso era preciso aguardar a decisão do TSE.

— Não precisamos de cargos ou ministérios para continuar apoiando as reformas — disse Tasso.

Durante almoço no gabinete de Tasso, havia a premissa de que o TSE decidiria até quinta-feira, o que facilitaria a decisão da Executiva. O colegiado será ampliado , mas só os integrantes da Executiva votarão.

— Nós precisamos de uma narrativa para o rompimento. O TSE nos daria essa narrativa, mas adiou para sábado — lamentou um dos presentes na reunião.

Entre os tucanos, há a percepção de que mesmo que escape do julgamento do TSE, Temer não terá como governar.

— A percepção é que o TSE vá absolver os dois, Dilma e Temer. Mas aí como será o cotidiano do governo? Não governa, hoje Temer está preocupado em dar explicações sobre o avião, amanhã será outra coisa. Está acuado, é uma situação terrível — disse o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal.

Para os tucanos, Temer teria também enormes dificuldades de conseguir os votos para barrar o acolhimento da denúncia que deverá ser encaminhada a Câmara pelo STF.

— Aí a chapa esquenta. Não será tão fácil assim — avaliou o secretário geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP).

Até segunda-feira Tasso irá conversar com governadores e dirigentes do PSDB para chegar a um consenso sobre a decisão de segunda-feira.

— O adiamento foi bom. Dará tempo para conversar com todo mundo e amadurecer uma posição de consenso — disse Silvio Torres.

O PSDB adiou mais uma vez a reunião que selará o destino de sua aliança com o governo do presidente Michel Temer. Diante da prorrogação do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, que marcou sessões inclusive para sexta e sábado, o presidente interino do partido, senador Tasso Jereissati (CE), reagendou o encontro da Executiva Nacional, marcado para amanhã, para a próxima segunda-feira, às 17h. Tasso minimizou as críticas de que o partido estaria “em cima do muro”.

— Essa marca a gente leva há 30 anos. Mas tudo bem, como lembrou ontem a Yeda (Crusius), isso acontece porque a gente tem a obrigação de olhar para os dois lados — justifica.

Segundo dirigentes tucanos, a pressão da bancada de deputados pelo desembarque segue muito intensa e deve forçar a Executiva a ter uma posição clara. Alguns parlamentares estariam inclusive ameaçando deixar a legenda se o partido não decidir prontamente. Mas o clima tenso não está apenas na Câmara. Alguns senadores passaram também a demonstrar crescente descontentamento com a situação:

— A nossa questão é politica. Temos um projeto e começamos a ver que o governo está sem rumo. As reformas estão andando mais por nossa forca que pela do governo. A bancada dos senadores ainda não tem uma posição, mas o foco da bancada da Câmara no desembarque é muito forte e não podemos tomar uma decisão e ignorar isso — pontua o líder do partido do Senado, Paulo Bauer (SC).

Tasso Jereissati irá passar o fim de semana conversando com seus correligionários, inclusive governadores e prefeitos de capital. Nesta quarta-feira, ele revezou-se entre encontros com aliados e encontrou brecha para receber o líder do movimento Vem Pra Rua, Rogério Chequer. O maior obstáculo hoje ao desembarque do governo é a posição explícita dos ministros Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e Antonio Imbassahy (Governo) em defesa do presidente Michel Temer.

— O sentimento é que os tucanos estão cansados de ficar em cima do muro. Então tem que ter uma decisão, seja ela qual for — explica o ex-governador de Alagoas, Teo Vilela.

LÍDERES DO PMDB OPTAM PELO SILÊNCIO

Principais líderes do partido de Temer no Congresso, nem o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), nem o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), quiseram se manifestar sobre o episódio.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) - Jorge William / Agência O Globo / 31-5-2017

— Esse assunto não me cabe responder né? Eu não sou porta-voz do presidente da República. Sou presidente do Congresso Nacional — respondeu Eunício.

— Não quero falar sobre isso — limitou-se a dizer Renan.

A oposição tomou o plenário da Câmara — que ficou esvaziado, sem a presença da base aliada de Temer —, com discursos alertando para as “mentiras de Temer” sobre o uso do avião de Joesley e pedindo Diretas Já. Nesta quarta, eles fundaram formalmente a Frente das Diretas Já.

Vários parlamentares do PT, PSOL e Rede afirmaram que Temer está se complicando cada vez mais e que o fato do avião e das flores mostrou que o relacionamento entre o presidente e o empresário não era apenas protocolar. Para eles, há uma relação de promiscuidade. Os aliados ficaram em silêncio no plenário da Câmara, que ficou esvaziado e tentando votar matérias não polêmicas. Alguns aliados defenderem Temer, mas outros, nos bastidores. classificaram a comunicação do Palácio do Planalto sobre o fato de “desastrosa”.

O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) disse que o diálogo sobre as flores desconstruiu o discurso de Temer.

— Esse episódio é mais uma mentira do presidente, mais uma mentira em que ele é descoberto. E mostra que o relacionamento entre Temer e Batista era muito mais próximo do que ele alegava inicialmente. Espero que o TSE casse o mandato de Temer em vez de prolongar a crise — disse Molon.

Na mesma linha, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), disse que Temer está sendo desmascarado.

— São tantas mentiras que ele não consegue mais uma racionalidade nas declarações — disse Pimenta.

— Nossa obstrução é entre elas por essa manchete de jornal. É grave. Vamos ser francos: um presidente negar essas relações, feita pelo próprio Planalto, inclusive chegou a falar que viajou em avião da FAB, isso tudo revela a promiscuidade da relação.

Parlamentares da base aliada minimizaram o fato de o presidente Michel Temer ter usado jatinho de um empresário, mas nos bastidores consideraram "um desastre" as explicações do Palácio do Planalto a respeito. A avaliação, até entre os mais fiéis, é que Temer vem errando sempre que dá respostas às denúncias envolvendo o empresário Joesley Batista. Muitos avisaram ao próprio Temer e a assessores que era preciso parar de errar nessa comunicação. Em termos do fato em si, alegam que muitos parlamentares pegam carona em jatinhos e que o ex-presidente Lula usava e usa o avião do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, que já foi investigado em outras ocasiões.

O deputado Beto Mansur (PRB-SP), que tem ido frequentemente ao Palácio do Planalto, defendeu Temer.

— Não tem problema. Às vezes você pega uma carona num avião e isso não quer dizer que você vá favorecer alguém. O ministro Teori Zavascki estava num avião (que pertencia ao empresário Carlos Alberto, que também morreu), sofreu um acidente, infelizmente morreu, e ninguém duvidava da idoneidade dele — disse Beto Mansur.

Outro aliado, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), minimizou o fato.

— Isso foi em 2011, há quase oito anos. O Lula sempre viaja no avião do Mares Guia — disse Perondi.

O líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB ), preferiu falar na necessidade de se restabelecer o diálogo entre as instituições e de se votar as reformas.

Outros parlamentares da base acreditam que Temer está errando ao se precipitar e sendo vítima do cansaço. O próprio amigo e advogado de Temer, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, tem reclamado que Temer se precipitou ao dar declarações sobre o encontro com Joesley, acabando gerando elementos contra ele mesmo.

Lideranças do PT e da Rede Sustentabilidade no Senado, anunciaram nesta quarta que irão representar contra o Michel Temer na Procuradoria Geral da República (PGR), por mentir e por usar uma aeronave da empresa J&F , do Grupo JBS de Joesley Batista, para uma viagem privada com a esposa , Marcela, para Comandatuba, em 2011. O líder da Rede, Randolfe Rodrigues (AP), disse que já há muitos pedidos de impeachment contra Temer em tramitação, mas esse novo escândalo pode dar mais força a uma “inevitável” denúncia do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o presidente.

— O caso do uso do avião de Joesley é mais uma razão para a cassação de Temer. Vou denunciá-lo mais uma vez a PGR. Mentir é motivo para impeachment de presidente da República e deve constar na inevitável denúncia contra ele que será encaminhada a Câmara pelo STF — disse Randolfe.

Na mesma linha o ex-vice líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), disse que já está estudando, com a assessoria jurídica, qual o melhor instrumento para representar contra Temer, na PGR, por causa do uso da aeronave , antes negado e depois confirmado.

— É mais um fato absurdo. Um presidente da República alegar que entrou em um avião privado e não sabia de quem era. É muita falta de consciência sobre o que é público e privado, muita falta de consciência sobre a dimensão do cargo que ocupa — criticou Humberto Costa.


Líder do DEM, o senador Ronaldo Caiado (GO), que defende o afastamento de Temer, afirmou que a situação do presidente se complicou com o novo fato da aeronave de Joesley Batista.

— Isso depõe contra ele e a favor das denúncias feitas. São situações que cada vez agravam mais essa intimidade dele com esse delinquente — disse Caiado.

ORM Por O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE