google.com, pub-2731858685813957, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Site Último Fato: Seca em Santa Catarina expõe fósseis de mais de 280 milhões de anos

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Seca em Santa Catarina expõe fósseis de mais de 280 milhões de anos



A seca que assola Santa Catarina fez aparecer no leito do rio Negro rochas com fósseis de uma espécie de réptil marinho conhecida como mesossauro. A identificação foi realizada pela equipe do Centro Paleontológico (Cenpaleo) da Universidade do Contestado (SC), que esteve no município de Três Barras, na divisa com o Paraná, realizando coleta de amostras para análise.
Foto: © Mesossauro: réptil aquático que viveu há 280 milhões de anos no que é hoje o interior de Santa Catar...

Segundo Luiz Carlos Weinschütz, coordenador do Cenpaleo, o aparecimento das rochas, efeito da grande seca que assola a região, trouxe à tona um novo local de ocorrência dos fósseis de répteis que viveram na região há mais de 280 milhões de anos. “Apesar de estarmos vivenciando este período de seca, essa é uma importante descoberta científica para a região.”
Pesquisadores da Universidade do Contestado examinam o leito seco do rio Negro. Crédito: Cenpaleo/UnC© Fornecido por Revista Planeta Pesquisadores da Universidade do Contestado examinam o leito seco do rio Negro. Crédito: Cenpaleo/UnC
Os mesossauros viveram cerca de 280 milhões de anos atrás, portanto, bem antes dos dinossauros (230 a 65 milhões de anos). Quando esses répteis estavam vivos, a América do Sul ainda estava ligada à África, à Antártida, à Índia e à Austrália, formando o continente Gondwana (parte sul do supercontinente Pangeia). Eles tinham hábito aquático, mediam até 1 metro de comprimento e viviam em grandes lagos de água salobra a salgada. Provavelmente se alimentavam de pequenos crustáceos.
Revista Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

POSTAGENS MAIS VISTA EM TODO O PERÍODO

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR10

POSTAGENS MAIS VISTAS ANO PASSADO

Publicidade MR11

Publicidade MR13

Publicidade MR14

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE