google.com, pub-2731858685813957, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Site Último Fato: Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão será inaugurado nesta sexta-feira

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão será inaugurado nesta sexta-feira


O centro funcionará no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.


Nesta sexta-feira (2), às 10h30, a Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugura, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, o Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão, centro de pesquisa que vai oferecer serviços ao mercado de energia regional e também atender demandas de formação de mão de obra altamente especializada na área, contribuindo com o ensino e a pesquisa acadêmica.

Foto: Divulgação
Com a existência de usinas hidrelétricas de grande porte na Amazônia, o laboratório será o responsável por fornecer para a região uma grande independência na pesquisa, no ensino e nos testes de campo para equipamentos de transmissão e distribuição de energia elétrica. “O Laboratório de Alta Tensão permite que vários recursos da indústria eletro-intensiva que estavam sendo transferidos para outros Estados fiquem em nossa região. Ao mesmo tempo, auxilia na formação de recursos humanos em todos os níveis na área de alta tensão, que abrange não somente a engenharia elétrica, mas outras engenharias, como a mecânica, química e civil, favorecendo, a formação regional de técnicos e especialistas, garantindo aumento de recursos para a nossa região”, afirma o coordenador do laboratório, o Prof. Dr. Marcus Vinicius Nunes.

O laboratório já operava parcialmente, com a oferta de cursos de formação, mas agora, com a entrega e montagem dos últimos equipamentos, ele será capaz de atender o setor produtivo de maneira mais ampla. Além das grandes empresas que atuam no setor energético instaladas na região, o Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão também vai atender as necessidades de empresas de menor porte, com a realização de testes em painéis elétricos de pequenos fabricantes para o atendimento da construção civil, por exemplo.


Parque de Ciência e Tecnologia Guamá 

 Construído em Belém, em uma área de 73 ha cedida UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Região Norte.  A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. Além do Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão, o parque tecnológico conta com outros empreendimentos como o Laboratório da Qualidade do Leite, o Centro Regional Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA Inpe);  o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e o Espaço Inovação, prédio que abriga laboratórios avançados de pesquisa e desenvolvimento que oferecem serviços variados para os setores público e privado, startups e empresas que tenham por essência o investimento em inovação.

Portal ORM com informações da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

POSTAGENS MAIS VISTA EM TODO O PERÍODO

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR10

POSTAGENS MAIS VISTAS ANO PASSADO

Publicidade MR11

Publicidade MR13

Publicidade MR14

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE