AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Bombeiros e Arcon garantem segurança no Festival da Pororoca

Fotos Márcio Ferreira / Agência Pará
A temperatura do Festival da Pororoca começa a subir na mesma proporção das ondas que se formam no Rio Capim, arrastando as margens e fascinando olhos acostumados a outras paisagens. E para garantir o brilho da festa do surf, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará está atuando de forma preventiva em São Domingos do Capim, enquanto a equipe da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) inspeciona a travessia de balsa para a sede municipal.


O tenente BM Barros coordena as ações realizadas pela corporação. “Estamos aqui para manter a segurança, tanto do banhista que está lá, na orla da cidade, quanto dos surfistas que estão aqui, no mirante do Barriga, para a pororoca. Estamos com jet-ski, dois botes de apoio com guarda- vidas e também uma ambulância resgate”, informou o militar.


Na tarde desta sexta-feira (28), cerca de 50 surfistas caíram na água. Um deles acabou atingido no rosto pela própria prancha, devido à força da onda. Socorrido imediatamente pelos bombeiros, ele foi levado para o hospital municipal. “O surfista está bem. Com a força da pororoca a prancha dele bateu em seu rosto, o que causou um pequeno corte”, disse o tenente. No restante do dia a competição ocorreu sem anormalidade.


Inspeção - Os fiscais da Arcon vistoriam a balsa que faz a travessia desde esta sexta-feira até domingo, quando termina o Festival da Pororoca. A movimentação deve se intensificar na manhã deste sábado (29). Segundo um dos fiscais, a inspeção na balsa é essencial para verificar se há condições para a embarcação conduzir os passageiros. A equipe também acompanha a movimentação durante todo o dia.


A pororoca é uma onda que se forma a partir do encontro das águas do mar com o rio. Sua força arrasta tudo o que vê pela frente, provocando um espetáculo que, a cada ano, atrai mais surfistas dispostos a enfrentar esse desafio da natureza.

Jhon Cipó veio de Santos (interior de São Paulo) para realizar o sonho de surfar na onda barulhenta. “Meus pais moraram aqui e cresci ouvindo histórias dos encantos da pororoca. Estou realizando um sonho. A onda possui uma força muito grande, a conexão com a natureza é muito mais forte nessas águas. O silêncio nas águas que antecede o estrondo da onda é indescritível. A onda vem e quebra a quietude daqui”, contou Jhon, que depois do Festival da Pororoca seguirá para o México, continuando a viagem pela América Latina atrás de novas ondas.  

Outra que veio de longe para desafiar o fenômeno no Rio Capim é a portuguesa Carina Escobar, natural de Lisboa. “É o segundo ano consecutivo que venho para surfar nas águas de rio. Agora eu pretendo voltar todos os anos. Afinal, não é sempre que temos a possibilidade de surfar em uma onda tão mística como esta, ainda mais na Amazônia. Me encantei pela cultura, gastronomia e pelas pessoas daqui. O Pará é incrível!”, contou Carina.

O Festival da Pororoca é realizado pela Prefeitura de São Domingos do Capim, com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A programação inclui eventos esportivos e culturais e prossegue até próximo domingo (30).

Agência Pará - Adriana Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE