google.com, pub-2731858685813957, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Site Último Fato: Detran-AP não descarta a participação de funcionários em golpes aplicados em redes sociais

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Detran-AP não descarta a participação de funcionários em golpes aplicados em redes sociais

Golpe sugeria troca de dinheiro por serviços ilícitos do Detran (Foto: Jorge Abreu/G1)
Golpe sugeria troca de dinheiro por serviços ilícitos do Detran (Foto: Jorge Abreu/G1)
Quadrilha oferecia de forma ilícita serviços do departamento em troca de dinheiro. Quatro pessoas foram presas em flagrante na quarta-feira (17).
om o avanço das investigações sobre golpes aplicados em redes sociais, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disse em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (18) que não descarta a participação de funcionários no esquema criminoso. A Polícia Civil apura a oferta de serviços ilícitos do Detran em troca de dinheiro, que não eram efetuados após o pagamento.
Quatro pessoas foram presas na quarta-feira (18) em Macapá suspeitas de integrar a quadrilha, junto com internos do Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen). Entre os detidos, estão esposa e a irmã de um detento, além da mulher de outro.
O quarto preso foi recrutado para receber o dinheiro das vítimas, que desesperadas, pagavam para ter de forma ilegal serviços de liberação de veículos e exclusão de multas de trânsito.
Segundo a investigação, os presidiários comandavam o esquema e escolhiam, através de telefones, vítimas aleatórias e mandavam mensagens oferecendo os serviços, que posteriormente não foram prestados.
Coletiva de imprensa esclareu parte da investigação (Foto: Jorge Abreu/G1)
Coletiva de imprensa esclareu parte da investigação (Foto: Jorge Abreu/G1)
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AP, Inácio Maciel, o órgão de trânsito acompanha as denúncias e colabora com a investigação. Caso seja comprovada qualquer participação de algum funcionário, o procedimento será encaminhado as autoridades policiais para conclusão.
“Até o momento a investigação não chegou a nenhum funcionário. Existem as fotos e os perfis com imagens dos servidores do Detran, mas nada que prove a participação. Não se descarta essa possibilidade. Por conta disso, as apurações continuam, até mesmo porque não chegamos a todos os envolvidos nessa prática ilícita”, disse.
A investigação foi feita a partir dos relatos de vítimas, que procuraram a polícia e o Detran após serem lesadas. A quadrilha pedia que as quantias, que chegavam a R$ 7 mil, fossem depositadas em contas bancárias da Caixa Econômica Federal.

Crime era realizado pelas redes sociais (Foto: Reprodução/Whatsapp)
Crime era realizado pelas redes sociais (Foto: Reprodução/Whatsapp) 
Outra forma de pagamento era pessoalmente, que acabou resultando na prisão da quadrilha na quarta-feira, após uma vítima marcar um encontro para entregar o dinheiro. A apreensão aconteceu em uma casa na Rua Piauí, bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá.
Eles foram levados para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Para dar "credibilidade" ao golpe, a quadrilha usava nos contatos de WhatsApp fotos retiradas da internet de membros da equipe do Detran e de um advogado.
Entre as falsas identificações usadas, estava do sargento Edivaldo Pascoal, coordenador de atendimento do Detran que também esclareceu dúvidas durante a coletiva. O órgão não oferece e não cobra por serviços através de mensagens de WhatsApp e que nenhum pagamento é feito por transferência bancária, somente por boletos.
“Quando estiver diante de uma proposta ou facilidade oferecida supostamente por um funcionário do Detran ou mesmo que configure alguém do quadro do departamento, venha até a nossa corregedoria e denuncie. A pessoa nesse caso só é vítima se quiser”, reforçou Maciel.
Os serviços oferecidos pela quadrilha eram variados, onde além da liberação de veículos e exclusão de multas, eram anunciadas retiradas de carteiras de habilitação. Os crimes, de acordo com o Detran, estariam acontecendo há pelo menos um ano.

Por Jorge Abreu, G1 AP, Macapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

POSTAGENS MAIS VISTA EM TODO O PERÍODO

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR10

POSTAGENS MAIS VISTAS ANO PASSADO

Publicidade MR11

Publicidade MR13

Publicidade MR14

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE