AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

domingo, 19 de julho de 2020

Lobo-marinho é encontrado na Praia dos Ingleses, em Florianópolis

Lobo-marinho descansava nas pedras da praia


Lobo-marinho descansava nas pedras da praia
(Foto: )

Um lobo-marinho-subantártico foi encontrado na manhã deste domingo (19) na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis. O mamífero marinho aparentava estar bem e usava as pedras para descansar. Ele foi encontradoo por uma equipe de biólogos e veterinários da R3 Animal, que faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A equipe levou o lobo-marinho para um local menos movimentado para proporcionar melhor descanso. Em uma avaliação preliminar, feita com o uso de um termógrafo - aparelho que detecta a temperatura em diferentes pontos do corpo -, constatou que o animal estava aparentemente saudável, com bom escore corporal e responsivo (alerta).

Segundo o R3 Animal, as unhas do mamífero foram pintadas de vermelho para facilitar a identificação caso ele seja avistado novamente. Caso alguém o encontre, pode entrar em contato com o telefone do PMP-BS: 0800 642 3341.
Neste caso, a orientação é para manter a distância e ajudar a isolar a área. O lobo-marinho pode tentar se defender caso se sinta ameaçado, por isso a importância de afastar animais domésticos do local. Também é recomendado não fornecer alimentos e nem forçá-lo a entrar na água.
O lobo-marinho-subantártico habita principalmente as ilhas ao norte da Convergência Antártica. Essa espécie pode ocorrer no litoral brasileiro, mas esta é uma migração errática, sendo poucos os relatos da presença desses indivíduos em nossa região.
Esta não foi a primeira vez em que um lobo-marinho foi encontrado no litoral de Santa Catarina nos últimos meses. Em agosto de 2019, a R3 Animal registrou a presença de um lobo-marinho em Biguaçu. No mesmo mês, outro animal foi registrado pela Univille/PMP-BS, na região de São Francisco do Sul.

Lobo-marinho na Praia dos Ingleses
Lobo-marinho na Praia dos Ingleses(Foto: R3 Animal, Divulgação)

Sobre o projeto de monitoramento

PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

hora_de_sc


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE