NOTÍCIAS MAIS VISTAS NO ANO

quinta-feira, 26 de março de 2020

Tours por museus que você pode fazer sem sair de casa

Em tempos de coronavírus, o distanciamento social é a melhor saída para frear o avanço da doença. Mesmo que você não apresente sintomas, é importante evitar ao máximo aglomerações devido à alta transmissibilidade do vírus. Em outras palavras, agora é tempo de ficar em casa. Porém, esse tempo isolado não precisa ser um completo tédio – ou se resumir às redes sociais e filmes no streaming. 
Importantes museus pelo mundo disponibilizam em seus sites tours virtuais para qualquer um aproveitar a quarentena (compulsória ou não) para saber mais sobre arte e cultura sem sair do sofá.

British Museum, Londres

Com uma coleção de oito milhões de obras e artefatos, o museu disponibiliza a visualização de alguma delas em seu site oficial. No projeto “History of the World”, dois milhões de anos de história são representados por peças icônicas e, ao clicar em cada uma delas, o usuário pode ler e ouvir áudios com explicações dos curadores. Além disso, no Google Arts & Culture você pode fazer um tour 360º pelos halls do museu.

Galleria degli Uffizi, Florença

Os apaixonados pelo renascimento italiano não podem deixar de fazer o tour virtual pela Galleria degli Uffizi. Apesar do número pequeno de peças comparado ao dos outros museus (não são mais de 100), a página da galeria no Google Arts & Culture reúne grandes artistas da Itália, como Michelangelo, Leonardo, Botticelli e as obras mais icônicas do período – tudo isso com uma quantidade impressionante de informações. Veja aqui

Louvre, Paris

Fachada do Museu do Louvre, em Paris, ao entardecer
Dono de um acervo que beira o infinito, com peças da pré-história até o século 21, o Louvre é o maior e um dos mais famosos museus do mundo – e está fechado por tempo indeterminado. A parte mais completa do seu tour virtual é o que passa pelas antiguidades egípcias, em que as pessoas têm uma visão 360º dos espaços e podem clicar nas obras para saber mais sobre suas histórias. Veja aqui.

MASP, São Paulo

Prédio do MASP, na Avenida Paulista, São Paulo foto de 2015
 (wsfurlan/iStock)
Dono de um acervo fixo com nomes como Portinari, Di Cavalcanti, Van Gogh, Monet e Picasso, o MASP disponibiliza exposições online no Google Arts & Culture. São mais de mil peças virtuais, que o usuário pode dar zoom e ler mais sobre a história da obra, do autor e do contexto artístico da época – uma ótima aula. Faça o tour aqui

Metropolitan Museum of Art (MET), Nova York

O MET cobre mais de 5 mil anos da história da humanidade através arte e não faltam maneiras de explorá-lo virtualmente. Em parceria com o Google Arts & Culture, o museu disponibiliza tours, exposições exclusivas para a internet e mais de 200 mil peças de arte em detalhes, incluindo pinturas, artefatos, itens de decoração e roupas históricas. Em seu site oficial, o museu também possui vídeos 360º que mostram seus espaços mais icônicos, proporcionando ao público uma experiência imersiva do acervo e da arquitetura do prédio. 

Museu Nacional de História Natural, Washington D.C.

No tour virtual, internautas têm um gostinho do enorme acervo do museu: são impressionantes 145 milhões de espécies e artefatos. É possível conhecer os incríveis espaços do museu, incluindo as áreas dedicadas aos insetos, aos dinossauros e aos mamíferos. Disponível tanto no site oficial do museu ou no Google Arts & Culture

Rijksmuseum, Amsterdã

De um milhão de peças da coleção do museu, você pode conhecer pelo menos 160 mil no Google Arts & Culture, uma boa aula da história da arte holandesa, direto do seu computador. O tour 360º pelas dependências do icônico museu também é bem completo e dá a sensação de que você está de fato andando por seus corredores. Faça o tour aqui

Palácio de Versalhes, França

Quarto de Maria Antonieta no Palácio de Versalhes, Paris, França
Este impressionante tour por Versalhes permite que você conheça todos os cantos da antiga residência da realeza francesa, sem ter que sair de casa. O destaque são os passeios em 3D por importantes cômodos do palácio, como a Sala de Coroação, os aposentos do rei e da rainha e a Galeria dos Espelhos. Durante o giro pelo local, é possível dar zoom nas obras de arte, objetos, esculturas e pinturas no teto. Um 360º dos famosos jardins também está disponível. Veja o projeto virtual de Versalhes aqui.
Mesmo depois do trágico incêndio que destruiu o museu em 2018, quem não teve a chance de conhecê-lo pessoalmente pode fazer uma visita guiada por suas principais salas e coleções. Tudo graças ao Street View do Google, feito antes do incidente. Descubra os destaques do acervo, como o crânio de Luzia (fóssil humano mais antigo do Brasil), acompanhado de áudios explicativos dos pesquisadores do museu. Faça o tour aqui.

Museus do Vaticano, Vaticano

Com inúmeras obras icônicas, reunidas ao longo dos anos com a curadoria dos papas, o tour virtual permite que internautas façam um passeio 360º por importantes exibições dos Museus do Vaticano, como as Salas de Rafael e, claro, a Capela Sistina de MichelangeloAs visitas virtuais estão disponíveis aqui.

Museu do Van Gogh, Amsterdã

Van Gogh Museum
Em parceria com o Google Arts & Culture, o público agora pode apreciar virtualmente a maior coleção de obras do grande pintor pós-impressionista. São mais de 160 peças do artista disponíveis online, cada uma com explicações detalhadas, além de exposições especiais sobre sua vida, como a que enumera seus livros favoritos e a que revela particularidades sobre sua vida amorosa. É possível também fazer um tour 360º pelos espaços físicos do museu. Conheça aqui.

Museum of Modern Art (MoMA), Nova York

 (MoMA/Reprodução)
O primeiro museu do mundo dedicado à era moderna também disponibiliza parte do seu acervo online, que possui cerca de 82 mil peças de exposições fixas e temporárias. Artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne são alguns dos expostos, tanto no site oficial do museu quanto no Google Arts & Culture
→ Em tempo: não é raro que o distanciamento social e a quarentena nos deixem ansiosos ou estressados. Pensando nisso, alguns museus do mundo levantaram no Twitter a hashtag #MuseumMomentofZen, em que postam obras interessantes para distrair com um pouco de arte quem está inquieto durante a pandemia do coronavírus. Mais de 75 museus já estão participando da iniciativa e você pode acompanhar por aqui.
Por:
viagemeturismo.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

Publicidade Google

Publicidade Portal das Malas

Portal das Malas

Publicidade Shoptime

Publicidade Submarino

Publicidade recargapay

Publicidade Timecenter

Publicidade Americanas.com

Publicidade Euro

Publicidade Trocafone

Publicidade Motorola

Publicidade Plantei

Publicidade Veloe

Publicidade Shoptime

Lançamentos de Cama, Mesa e Banho com até 50% de Cashback, receba até R$70 reais de volta
Lançamentos de Cama, Mesa e Banho com até 50% de Cashback, receba até R$70 reais de volta

Publicidade JetRadar

Jetradar

Publicidade PagSeguro

PagSeguro BR

Publicidade Sumup