AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quinta-feira, 26 de março de 2020

MOÇAMBIQUE: 23 mil moçambicanos regressam ao país nas últimas 24 horas

23 mil moçambicanos regressam ao país nas últimas 24 horas
Por Jersild Chirindza

A fronteira de Ressano Garcia, em Maputo, registou, nas últimas 72 horas, um grande movimento de moçambicanos que retomam ao país devido ao encerramento de actividades na África do Sul, para conter a pandemia do coronavírus. São ao todo 23 mil moçambicanos que regressam ao país nas últimas 72 horas por causa do encerramento das actividades na terra do rand.

Naquela fronteira, hoje, pôde-se ver um congestionamento de mais de sete quilómetros e uma autêntica agitação.

Com o resto dos acessos à África do Sul encerrados, a fronteira de Ressano Garcia é o único posto fronteiriço em funcionamento, pelo menos até à meia-noite desta quinta-feira. É que o anúncio do encerramento das actividades na África do Sul, devido ao coronavírus, moçambicanos trabalhando naquele país não viram outra saída senão regressar a casa.

No local, uma equipa de técnicos de saúde procede o rastreio do Covid-19. Um processo que, para os utentes da fronteira, vale a pena enfrentar, porque a situação na África do Sul não é das melhores e preferem se precaver da doença, até porque o trabalho pode esperar.

Há quem já comunicou a família para reservar um lugar para a sua quarentena, como forma de evitar uma possível contaminação.

Só para se ter uma ideia, todas as minas da África do Sul também foram encerradas. No entanto, sul-africanos não residentes não são permitidos entrar em Moçambique, o mesmo aplica-se para cidadãs nacionais que pretendam ir a África do Sul que não sejam residentes naquele país.

As autoridades migratórias estão a trabalhar no sentido de aliviar o tráfego e permitir que os moçambicanos regressem em segurança.

Refira-se que o Governo Sul-africano decidiu cancelar, igualmente, as celebrações da Páscoa, como forma de travar a propagação do coronavírus.


POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE