AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

terça-feira, 22 de maio de 2018

Palacete Augusto Corrêa, prédio histórico no centro de Bragança, não resiste ao descaso e desaba na noite desta segunda-feira



O Palacete Augusto Corrêa, antiga sede da Prefeitura de Bragança, desabou na noite desta segunda-feira [21] após anos de abandono e descaso por parte das autoridades com um dos prédios mais imponentes da cidade. O prédio histórico ficava na praça Antônio Pereira, ao lado do Hospital das Clínica de Bragança, e estava interditado desde 2015 após vistoria e inspeção feita pelo Corpo de Bombeiros que detectaram o péssimo estado de conservação do imóvel do início do século XX.

Uma equipe do Demutran fez o isolamento da área na noite desta segunda-feira após vizinhos denunciarem que estalos vindos do prédio foram ouvidos durante a madrugada, e até um alerta foi feito por um perfil no Facebook.


Moradores denunciam que, desde as chuvas da semana passada, que alagaram a cidade, vários prédios do centro histórico, que abriga um dos mais importantes acervos de casarios coloniais do nordeste do estado, estão sofrendo com a ação do tempo e correm o mesmo risco de desabamento.

Uma nota publicada pela prefeitura de Bragança às 18 h desta segunda-feira, antes do prédio desabar, o órgão afirma que, em uma avaliação visual prévia, foram detectadas algumas fissuras na fachada do prédio e nenhuma fissura ou ameaça nas paredes laterais, não tendo problemas estruturais comprometedores.


A nota diz ainda: “antes de um levantamento mais detalhado, supõe-se que a situação foi agravada por conta de algum problema no telhado que pode estar jogando as águas pluviais nas paredes frontais. A prefeitura já solicitou o levantamento e avaliação técnica da questão estrutural através de um engenheiro de cálculo e estrutural especialista em prédios históricos, perícias do IML [Instituto Médico Legal], Corpo de Bombeiros, acionou as Defesa Civil estadual e municipal e Demutran para as providências que serão tomadas para resguardar o imóvel e sua importância para o conjunto do Patrimônio Cultural da cidade”.

Segundo a prefeitura, o convênio para restauração do prédio foi assinado em fevereiro de 2018, com cláusula suspensiva, ou seja, está aguardando as adequações no projeto arquitetônico e nos projetos complementares para remessa à análise técnica da Caixa Econômica Federal.

Segundo a nota, os recursos empenhados para o restauro do Palacete Augusto Corrêa viriam de emendas parlamentares - de autoria da deputada federal Simone Morgado, ainda em 2015 - com uma contrapartida da prefeitura amplamente divulgadas, e só seriam liberados após a aprovação desses projetos e seus anexos.


“Só assim, com embasamento técnico e ausência de nenhuma pendência poderá ser aprovada e executada a licitação para início efetivo das obras de reforma do imóvel. A Prefeitura Municipal de Bragança está tomando as medidas necessárias para resguardar a integridade do prédio, proteção de sua estrutura e procedendo à análise do impacto das águas pluviais no imóvel. Da mesma forma, os gestores municipais e toda a sociedade civil organizada que se juntou em torno da causa do Palacete Augusto Corrêa reafirmam todo o valor histórico e cultural do imóvel e de sua trajetória na recente história de nossa quadricentenária cidade”, finaliza a nota.

Tarde demais: a nota da prefeitura de nada adiantou e um do principais patrimônios arquitetônicos da histórica cidade de Bragança não resistiu à ação do tempo e a inércia do poder público e veio abaixo soterrando anos de história revoltando a população que lamenta profundamente o ocorrido com uma enxurrada de pôsteres nas redes sociais.

Por Santa Luzia On line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE