AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Confira o calendário de festas religiosas durante o feriado da Páscoa no Tocantins



Além das festas tradicionais, eventos culturais típicos do estado fazem parte do calendário. Igrejas históricas são atrações à parte.

Por G1 Tocantins
SEMANA SANTA

Com a proximidade da Páscoa o calendário das celebrações religiosas se intensifica em todo o país. No Tocantins, além das festas e missas tradicionais, há também eventos culturais e religiosos típicos do estado. Na capital, o espetáculo da Paixão de Cristo já faz parte do calendário oficial da cidade.


Ruína em Natividade é um dos principais símbolos do Tocantins (Foto: Prefeitura de Natividade/Divulgação)
Ruína em Natividade é um dos principais símbolos do Tocantins (Foto: Prefeitura de Natividade/Divulgação)





Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional (Foto: Reprodução/G1)
Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional (Foto: Reprodução/G1)
Na região central do estado, em Paraíso do Tocantins, a romaria da serra do Estrondo acontece anualmente há 56 anos. Em Lizarda, na região do Jalapão, a festa dos caretas é uma das mais pitorescas manifestações da cultura local. Além disso, há também a possibilidade de visitar as principais igrejas das cidades históricas. Em Porto Nacional, na região central, a catedral de Nossa Senhora das das Mercês é a grande atração. O prédio foi construído por volta de 1810 e é tombado como patrimônio histórico.
Em Natividade, as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos são uma atração a parte. Não há uma data certa para a construção, mas a cidade foi fundada em 1734 e o centro histórico surgiu mais ou menos na mesma época. A cidade conta ainda com as igrejas de Nossa Senhora da Natividade e de São Benedito. Já em Arraias, no estremo sul do estado, é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. A construção fica na praça central da cidade fundada em 1740.

Romaria na serra do Estrondo
Os romeiros de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, unem a fé com muito sacrifício na serra do Estrondo, próxima ao centro da cidade. Na noite entre esta quinta (13) e sexta-feira (14), os romeiros sobem e descem os 5 quilômetros de trilhas e escadarias na encosta para pagar promessas, pedir bênçãos e para fazer orações no cruzeiro que fica no alto da serra.

Resultado de imagem para romaria serra do estrondo
Romaria serra do estrondo Paraiso_Thiago Sá (3).JPG

Alguns peregrinos fazem o percurso mais de uma vez. Haverá também sessões de filmes e uma corrida ecológica. A tradição já dura 56 anos e todas as Páscoas multidões comparecem ao local para realizar a caminhada. A expectativa da prefeitura é que 5 mil pessoas participem só na madrugada desta sexta-feira (14). Até a Páscoa, a expectativa é de que 30 mil peregrinos visitem o local.

Festa dos Caretas é tradição em Lizarda (Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins)
Festa dos Caretas é tradição em Lizarda (Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins)
Festa dos Caretas

A festa é tradição em Lizarda, no Jalapão, desde 1932. Mantimentos são colocados em um terreno na entrada da cidade e personagens mascarados protegem os produtos, que em geral são derivados da cana-de-açúcar. Os moradores que tentam pegar a comida são chicoteados pelos mascarados com pinholas de palha de buriti.
A intenção é relembrar uma passagem do calvário em que Jesus é açoitado com pedaços de cana-de-açúcar. Os mascarados impedem que as pessoas toquem os pedaços de cana para impedir o sofrimento de cristo. Este ano a festa começa por volta das 19h, na entrada da cidade. A expectativa é de que até 500 pessoas participem do evento, que será na noite da sexta-feira (14).

Paixão de Cristo

Em Palmas, a encenação da Paixão de Cristo voltará a ser realizado na Praça dos Girassóis. A apresentação, que passou a fazer parte do calendário oficial de eventos da capital, neste ano será feita no dia 14 de abril, às 20h, na Sexta-feira da Paixão. A companhia de teatro Art’Sacra espera a participação de 500 voluntários entre atores e equipe técnica.
Os ensaios estão sendo feitos desde o final de 2016. A apresentação é gratuita, mas a quantidade de cadeiras é limitada. O espetáculo da capital é o maior do tipo no estado.

Companhia segue recrutando figurantes para a encenação da Paixão de Cristo em Palmas (Foto: Divulgação/Cia Art'Sacra)
Companhia segue recrutando figurantes para a encenação da Paixão de Cristo em Palmas (Foto: Divulgação/Cia Art'Sacra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE