AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quinta-feira, 31 de março de 2022

Coober Pedy – veja como é a vida em uma cidade subterrânea no meio do deserto

 


Olha esse lugar incri´vel que achamos na Internet para você fazer aquela viagem de turísmo:

Coober Pedy – veja como é a vida em uma cidade subterrânea no meio do deserto

Na região mais ao norte do estado da Austrália Meridional, fica a curiosa e pacata cidade de Coober Pedy. Olhando em um primeiro momento, esse pequeno povoado com cerca de 2 mil habitantes tinha tudo para ser só mais um pequeno município australiano. Mas a forma como seus moradores vivem acabou transformando essa cidade em uma atração não apenas para os australianos, mas para turistas e curiosos do mundo inteiro.

Os melhores Pacotes de Viagens e Hospedagens estão aqui: https://www.facebook.com/marudaturismo



Os habitantes daqui costumam ocupar os espaços subterrâneos para construir suas casas, tentando fugir do calor escaldante do deserto australiano.


Para se ter uma ideia, a temperatura na superfície pode atingir 50 graus durante os meses mais quentes do ano. Já embaixo da terra, é possível manter um clima ameno de 25 graus na maior parte do tempo.

Talvez você esteja se perguntando por que alguém decidiria morar em uma cidade com uma temperatura assim tão extrema, bem no meio do deserto.

Publicidade




Mas é claro que existe um motivo para isso – Coober Pedy é conhecida como a capital mundial da produção de opala, devido às grandes minas presentes aqui.


E o povoamento dessa cidade tem tudo a ver com a exploração desse mineral precioso. Grande parte das famílias vive da mineração, ou enriqueceram no passado por conta do comércio de opalas. A chegada dos primeiros moradores foi em 1915, e de lá para cá a cidade cresceu bastante, mas para baixo.



Hoje em dia, a maioria das casas, lojas e demais estabelecimentos são subterrâneos. Até mesmo algumas igrejas foram construídas no subsolo. Normalmente, as casas e demais propriedades estão enterradas entre 2 e 6 metros de profundidade. Algumas são escavadas nas rochas, permanecendo no nível do solo, mas protegidas do sol.


Dessa forma, elas também conseguem escapar do calor extremo, que em algumas épocas é simplesmente insuportável. Uma curiosidade é que os banheiros e as cozinhas costumam ficar mais próximas do solo, para facilitar o abastecimento de água e o escoamento de esgoto. Tudo aqui foi minuciosamente planejado.


A paisagem peculiar da cidade também já serviu como cenário para alguns filmes famosos, como Mad Max e “As Aventuras de Priscila, Rainha do Deserto”.

 

Se você gosta de destinos pouco visitados e lembrados pelos guias de viagem, talvez essa cidade seja uma boa opção para seus próximos passeios.

Leia mais em: https://misteriosdomundo.org/coober-pedy-veja-como-e-a-vida-em-uma-cidade-subterranea-no-meio-do-deserto/?fbclid=IwAR3cqM73KYHu3NRBzx-7V4b92DjxMrgRdFO2V0_POXW64ICmiZO9euxOPoY


Acesse e entre para nosso Grupo de Amigos no Facebook:

 https://www.facebook.com/groups/praiademaruda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE