segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Iraque anuncia final da guerra contra Estado Islâmico em seu território

KHALID AL-MOUSILY / REUTERS
O primeiro-ministro, Haider al-Abadi, afirmou que governo controla todo o território.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou neste sábado o "fim da guerra" que as forças do governo travam há três anos contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

— Nossas forças controlam completamente a fronteira Iraque-Síria e, portanto, anuncio o fim da guerra contra o Daesh — acrônimo em árabe do EI, afirmou em Bagdá durante uma conferência organizada pelo sindicato iraquiano dos jornalistas. — Nosso inimigo (...) queria matar nossa civilização, mas vencemos graças à nossa unidade e determinação. Nós os derrotamos em pouco tempo.

Em 2014, o EI assumiu o controle de um terço do país em uma ofensiva relâmpago, o que colocou em perigo a existência do Estado iraquiano.

Com a ajuda da coalizão internacional liderada pelos, as forças iraquianas iniciaram uma contraofensiva para reconquistar o terreno perdido. O aiatolá Ali Sistani, principal figura espiritual da comunidade xiita, fez um chamado à mobilização geral. Esta convocação desencadeou na criação da forças paramilitares Hash al-Shaabi, que contam com dezenas de milhares de efetivos e que ajudaram as forças do governo em suas ofensivas contra o EI.

De volta ao combate, as forças de segurança iraquianas, apoiadas por uma coalizão internacional liderada pelos Estado Unidos, progressivamente lançaram a contraofensiva para em 2016 reconquistar Fallujah e Ramadi no oeste, mas sobretudo Mossul, em julho. A última batalha aconteceu recentemente no deserto, perto da fronteira síria.

O chefe do Comando Conjunto de Operações (JOC), o general Abdel Amir Yarallah, declarou que durante a última "operação de limpeza, o Exército iraquiano e o Hashd al-Shaabi conseguiram libertar (o deserto) do Al Jazira entre a província de Nínive e Al-Anbar com o apoio da aviação iraquiana".

As forças iraquianas "controlam agora toda a fronteira com a Síria entre o ponto de passagem de Al-Walid e o de Rabia", separados por 435 quilômetros de distância.

Mas, segundo os especialistas, o EI mantém a capacidade de agir e ainda pode derramar sangue, voltando à clandestinidade e executando ataques mortais.

Além disso, para erradicar o EI completamente, o Exército iraquiano anunciou sua intenção de limpar, em uma data não divulgada, Wadi Hauran, o vale mais longo do Iraque, situado na província ocidental de Al-Anbar, que se estende da fronteira saudita até o Eufrates, e se prolonga até os limites sírio-jordanianos.

O EI continua presente nesta zona, onde tem esconderijos e guarda armas.

Por O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE