quinta-feira, 2 de julho de 2020

SANTA CATARINA: “Cenário de filme de terror”, diz morador que teve casa destruída por ciclone

Atualizando a toda hora........

Santa Catarina decreta calamidade pública por danos causados por ciclone

Fenômeno climático que passou pelo Estado nesta semana deixou mais de 1,5 milhão de unidades sem energia e causou ao menos nove mortes

O governador Carlos Moisés decretou estado de calamidade pública em Santa Catarina por conta dos estragos causados pela passagem de um ciclone extratropical entre terça-feira e quarta-feira, 30 e 1º. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2).

De acordo com o governo do Estado, ao menos 152 municípios catarinenses tiveram ocorrências em função das rajadas de vento, que ultrapassaram os 130 km/h. Até o momento, noves mortes foram confirmadas e há duas pessoas desaparecidas.

Reunião do Fórum Parlamentar Catarinense – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação

Durante a tarde desta quinta, o governador Carlos Moisés e o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, participaram de uma videoconferência com o Fórum Parlamentar Catarinense,  a Fecam (Federação Catarinense dos Municípios) e  representantes da Alesc (Assembleia Legislativa.

Moisés agradeceu à Alesc pelo repasse de R$ 30 milhões para ajudar na reconstrução e salientou que o decreto de calamidade busca dar celeridade ao processo de busca de recursos junto ao Governo Federal.

“Precisamos encaminhar isso o mais brevemente possível para Brasília para que possamos ter um retorno por parte do Governo Federal. O objetivo do Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, é que haja celeridade nas respostas”, afirmou o governador.

Defesa Civil de SC acompanha os estragos causados pelo ciclone bomba – Foto: Mauricio Vieira/Secom

Além dos três senadores, também participaram da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense deputados federais e mais de uma dezena de prefeitos.

Apoio aos municípios
O chefe da Defesa Civil relatou aos parlamentares que os chefes dos executivos municipais têm entrado em contato para relatar os estragos em suas cidades.

Segundo ele, neste primeiro momento, o Governo tem priorizado a assistência humanitária, com a distribuição de lonas. Também serão repassadas telhas e cestas básicas.

Batista enfatizou ainda que a Defesa Civil está elaborando o plano de trabalho solicitado pela Alesc para a destinação dos R$ 30 milhões. O trabalho deve ser finalizado ainda nesta semana.

Em relação ao decreto de calamidade, Batista salientou que a ação foi necessária por conta da severidade do evento climático, que atingiu todas as regiões catarinenses.

“A partir dessas informações, o Estado avaliou que era necessário decretar a calamidade pública. Isso vai gerar facilidades no recebimento de recursos da União, tanto para assistência humanitária quanto para reconstrução. Alguns municípios já decretaram situação de emergência e agora o Governo decreta a calamidade pública em todo o estado. Vamos pedir que as prefeituras continuem mandando os relatórios de danos para que consolidemos todas essas informações”, disse João Batista.

Secretário nacional vistoria áreas atingidas em SC
Na noite desta quinta-feira, está prevista a chegada em Santa Catarina do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. Na sexta-feira, ele fará um sobrevoo de áreas afetadas pelo ciclone ao lado do chefe da Defesa Civil. Uma equipe de profissionais da Defesa Civil nacional acompanhará o secretário em sua agenda no estado.

“Por orientação do presidente Bolsonaro, determinamos a ida do secretário e de técnicos da Defesa Civil Nacional para apoiar os trabalhos em Santa Catarina, o mais atingido por essa catástrofe causada pelo ciclone. O Governo Federal não poupará esforços para auxiliar a população do Sul do País nesse momento difícil”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Em todo o Estado, 1,5 milhão de unidades consumidoras ficaram sem energia entre a tarde e a noite de terça-feira. Diversas estruturas foram danificadas, e as equipes de diversos órgãos do Governo do Estado seguem atuando para realizar o levantamento completo dos estragos.

Alertas para a população
Os alertas são importantes para que as pessoas tenham antecedência nas informações. Todas as pessoas podem realizar o cadastro para receber os avisos da Defesa Civil Estadual.

Para isso, basta mandar uma mensagem para o número 40199 contendo apenas o código de endereçamento postal (CEP) do local que deseja ser monitorado. “Sempre que tiver um alerta, a Defesa Civil vai enviar informações e orientações para cada tipo de desastre”, finalizou João Batista.

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS
02/07/2020 ÀS 18H47




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DC: Estragos causados pelo vendaval em Biguaçu. Fotos: Fernando Mendes.


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DC: Estragos causados pelo vendaval em Biguaçu. Fotos: Fernando Mendes.




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DC: Estragos causados pelo vendaval em Governador Celso Ramos. Fotos: Thiago Mafra.



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DC: Estragos causados pelo vendaval em Governador Celso Ramos. Fotos: Thiago Mafra.


Casa destelhada em Governador Celso Ramos

Hora Digital - Casa destelhada em Governador Celso Ramos(Foto: Thiago Mafra / Acervo Pessoal)


Bebê soterrado em Florianópolis

Gabriel mostra o lugar onde o bebê estava preso(Foto: Wenndel Paixão / NSC TV)


árvore morro das pedras

NSC - Árvore destruiu a residência ao lado da escola(Foto: Arquivo pessoal)


Passagem de ciclone deixa ao menos 150 famílias desalojadas em ...




Bastaram 15 minutos para que casa de morador ficasse praticamente destruída; ao menos 150 famílias ficaram desalojadas

“Cenário de filme de terror”. Foi assim que o morador do bairro Ratones, Jorge Luiz Pereira relatou os estragos do ciclone que atingiu Santa Catarina nesta terça-feira (1º). Na Capital, ao menos 150 famílias ficaram desalojadas.

Morador da cidade há pelo menos 18 anos, Jorge passou pelo vendaval ao lado da esposa e duas filhas. Segundo ele, 15 minutos bastaram para que sua casa ficasse praticamente destruída. Com a queda das árvores, a casa veio ao chão.

"Quando vimos que o telhado ia cair, saímos correndo de dentro de casa e corremos até o galpão, nos fundos do pátio”, relata. O vento forte e a chuva atingiram o bairro por volta das 15h30.

Com medo, a família saiu do galpão, que também perdeu telhas, correu para perto do canil no pátio e de lá para o muro. “Não sabíamos pra onde ir, estávamos em pânico, só tentamos nos abrigar”, lamenta Jorge.

Além de Jorge, a esposa e filhas, de 16 e 12 anos, dormiram no galpão, que foi parcialmente destelhado. Na manhã desta quarta-feira (1º), a família esperava por ajuda e contabilizava os estragos.



Além da cozinha, a sala de estar e quartos foram atingidos. Segundo a família, móveis e eletrodomésticos foram perdidos por conta da temporal. Jorge estima que 80% do imóvel foi destruído.

A prefeitura de Florianópolis foi chamada no bairro e, além de ajudar a família com os estragos, estuda um local para abrigar os quatro moradores. Há possibilidade de que eles sejam levados para a casa de amigos.

Estragos na Grande Florianópolis
Destelhamentos, ao menos cinco mortes e vários desalojados: este foi o resultado da passagem do ‘ciclone bomba’ pela região da Grande Florianópolis na tarde de terça-feira (30). Até o fim do dia, os números podem aumentar.

De acordo com um relatório parcial divulgado pela Defesa Civil pela manhã, os maiores estragos da região ocorreram em Tijucas. No município, o desabamento de um galpão deixou duas pessoas mortas. Em outra ocorrência, mais uma morte foi registrada.

Por ND+


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Fotos divulgação internet

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Incêndio atinge McDonald's da Beira-Mar Norte, em Florianópolis

Incêndio McDonalds
Trânsito foi desviado na Rua Frei Caneca, nos fundos do estabelecimento, e há congestionamento na região(Foto: Luciano Laybauer / Arquivo pessoal)

As chamas começaram em um depósito do restaurante

Um incêndio atingiu o McDonald's da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, no início da noite desta quarta-feira (1º). O Corpo de Bombeiros foi acionado para combate ao fogo, e a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) e a Polícia Militar estão no local controlando o trânsito.


VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CICLONE DO TERROR EM FLORIANÓPOLIS-SC

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Conforme as primeiras informações divulgadas, o fogo começou em um anexo do restaurante onde são guardados papelões e outros materiais, perto de um transformador de energia. Os bombeiros conseguiram conter as chamas antes que elas atingissem o espaço interno do estabelecimento. Ninguém se feriu.

O trânsito da Rua Frei Caneca, nos fundos do McDonald's, foi desviado para a Beira-Mar e há o registro de congestionamento na região.

Por Lucas Paraizo
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ALERTA, ALERTA, Alerta: deslocamento de ciclone deve resultar em ventos com mais de 100 km/h no Estado

Semana começa com temporal e possibilidade de granizo em SC


Comunicado foi feito pelo Governo de Estado, por meio do Centro Integrado de Riscos e Desastres, e prevê atingir a metade centro-leste de Santa Catarina nesta quarta-feira

Enquanto os prejuízos da terça-feira (30) são contabilizados em todo o território catarinense, a previsão para as próximas horas não é nada animadora. Pelo contrário, segundo comunicado emitido pelo Governo de Estado, por meio do CIGERD (Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres), a metade centro-leste tem previsão de rajadas de vento que podem ultrapassar a marca dos 100 km/h.
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Como se não bastassem todos os problemas contabilizados na terça, a quarta-feira prevê mais: em informe atualizado às 17h30, está em formação um ciclone extratropical que pode ocasionar chuva forte, raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo pela parte da manhã.
O comunicado ainda alerta para a chuva que promete cair nas próximas horas de maneira intermitente. O deslocamento do ciclone, dessa forma, implica na possibilidade de rajadas de ventos que podem ultrapassar os 100 km/h de quadrante oeste/sudoeste para a faixa centro-leste do Estado.

No período da tarde, com o deslocamento para o oceano, o ciclone “perde” força e o clima promete ser ameno.

Mar agitado e ondas com mais de quatro metros
O comunicado ainda alerta para as condições marítimas com mar agitado e ressaca. A altura das ondas pode superar a marca dos 4 metros de altura entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Esse alerta deve se estender até a quinta-feira onde há o risco de alagamentos costeiros associados a maré alta, principalmente, no litoral Sul.

Uma onda de frio ainda promete acometer o Estado, a partir do dia 4 de julho.

Formação de frente fria
Para a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, os estragos da terça-feira, em todo o Estado, foram causados por uma formação de frente fria originada no Brasil. A diferença para as demais é que, geralmente, essa frente fria já vem formada da Argentina e, assim, não costuma impor tantos estragos no País.

Conforme o boletim trazido pela CIGERD, ao menos sete municípios do Estado registraram ventos acima de 90 km/h. Destaque para Morro da Igreja, Tangará, Chapecó, Urupema e Campo Belo do Sul que contabilizaram 120, 111, 108, 104, e 100 km/h, respectivamente.
Lista das cidades com maiores rajadas de vento no Estado – Foto: Epagri/Ciram/divulgação
ND+

domingo, 28 de junho de 2020

Carros Americanos da década de 50: Clássicos e Poderosos

Os carros da década de 1950 são os mais clássicos e poderosos já conduzidos. A indústria automobilística estava começando um novo conceito, “o carro esportivo”. A principal característica foi a popularidade dos conversíveis “hardtop”, mas o design ficava mais moderno e a aceleração mais surpreendente a cada ano.
Eu aposto que você conhece pelo menos um desses carros americanos mais icônicos da década de 1950:
  • Buick Super
  • Buick Electra
  • Cadillac Eldorado
  • Chrysler 300c
  • Chevrolet 210
  • Chevrolet c3100
  • Chevrolet Bel Air
  • Chevrolet Corvette
  • Chevrolete El Caminho
  • Ford Country Station Wagon
  • Ford F100
  • Ford Thunderbird
  • Mercury 1954
  • Mercury Coupe

A Indústria Automobilística dos Estados Unidos nos Anos 50

Mel's Drive In Hollywood Studio
Se é real ou imaginário não sei, mas na minha cabeça, os anos 50 são uma era de ouro na cultura dos Estados Unidos. Haviam coisas horríveis, mas a economia estava se recuperando após décadas de depressão. O futuro era promissor.
Um dos pontos gravitacionais da cultura americana da época é um dos “inimigos” de hoje: o carro. O período de bonança na década de 1950 causou um verdadeiro renascimento na indústria automobilística norte americana.
A indústria saiu fortalecida da Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, as fábricas puderam parar de fabricar produtos militares e voltaram a produzir bens de consumo. Estima-se que no final da década de 50 um entre cada seis americanos trabalhavam na indústria automobilística.
A década de 50 viu um crescimento estrondoso na produção de carros nos Estados Unidos. Sozinho, fabricava mais veículos do que a Inglaterra, França, Japão, Suécia, e muitos outros países juntos.
Novos modelos de negócio precisaram ser criados só para atender a essa “cultura do carro”, entre eles o drive-in, o drive-through, restaurantes e cinemas.

Design dos carros americanos na década de 50

Enquanto a moda e arquitetura buscavam a simplicidade e a conformidade da família nuclear, os carros urravam otimismo e entusiasmo.
O cromo apareceu, e com ele uma noção de luxo em um país que, aos poucos, se recuperava dos esforços de um conflito mundial. O estilo art deco dos anos 30 foi um farol de otimismo durante a grande depressão. Os muscle cars dos anos 60 seriam a personificação do desempenho. As banheiras caudadas dos anos 50 foram um símbolo da prosperidade pós guerra.
Os carros ficaram:
  • Mais baixos,
  • mais longos,
  • mais largos,
  • mais maciços,
  • e mais robustos.
As barbatanas lembravam monstros das profundezas, ou melhor…foguetes espaciais, refletindo o início da era espacial.
O carro virou um símbolo de sucesso. As pessoas queriam que fossem cada vez maiores, mais poderosos, e mais brilhantes. Para os adolescentes, tirar a carteira de motorista e ter um carro significava começar a própria vida, livres do controle paternal.
Os fabricantes de Detroid faziam de tudo para inventar novidades e excitar os consumidores. Enquanto os Europeus lançavam compactos e esportivos, os Americanos só pensavam em metal pesado. Carro era um assunto novo, excitante, e mais acessível do que nunca. As pessoas discutiam os novos modelos, e sabiam todos os detalhes: potência, polegadas cúbicas, características do design, e é claro, o custo.

Big Three: Principais fabricantes

Os “Big Three”, como eram chamados os principais fabricantes da época, são super conhecidos. GM, Ford Motors, e Chrysler brigavam pau a pau pelo primeiro lugar.
O que tornava as coisas mais emocionantes na época é que também havia para fábricas menores na competição. Alguns nomes de destaque que não existem mais são a Crosley, Hudson, Kraiser-Frazer, Nash, Packard, Studebaker, e Willys.
Anos 50 nos Estados Unidos era carro novo atrás de carro novo. Essa concorrência acirrada trouxe inovações importantes para os consumidores.
Qualquer inovação era trancada com sete chaves. Tudo era feito para gerar hype em torno de grandes revelações. Imagina a emoção quando lançavam novos modelos? Não havia internet, e mal havia televisão. As pessoas corriam para as lojas para ver qual era a última novidade. Para quem sabe, fazer um test drive.
Agora você vai conferir alguns grandes carros da década de 50. Os que gostam de design sofisticados torcem o nariz, porque eles não são nada econômicos, nem um pouco ecológicos, e nem ao mesmo seguros. Mas como eram bonitos!
  • Buick Super, 1951

Carro Conversível Buick Super 1951
  • Cadillac Eldorado, 1953

Carro conversível Cadillac Eldorado 1953
  • Chevrolet Corvette, 1953

  • Chrysler 300c, 1955


  • O carro mais poderoso de sua época, com 37 vitórias na NASCAR.

Carro Chrysler 300c 1955
  • Cadillac Eldorado, 1959

cadillac eldorado 1959
  • Conversível Chevrolet Bel Air, 1955

Conversível Chevrolet Bel Air 1955
  • Pickup Chevrolet El Caminho, 1959

Chevrolet El Camino 1959
  • Buick Electra, 1959

Buick Electra, 1959
  • Mercury Coupe 2 Portas, 1951

Mercury 2Dr Coupe 1951
  • Chevrolet 210, 1955

Chevrolet 210 1955
  • Ford Country Station Wagon, 1955

Ford Country Station Wagon 1955
  • Ford F100, 1954

Ford F100 1954
  • Mercury 1954

Mercury 1954
  • International Harvester Metro Van, 1959

International Harvester Metro Van 1959
  • Ford Thunderbird, 1959

Ford Thunderbird 1959
  • Hudson Hornet, 1952

Ford Hudson Hornet 1952
  • Chevrolet 210 Sedan, 1957

Chevrolet 210 Sedan 1957
  • Chevrolet c3100, 1955

Chevrolet c3100 1955
Os carros norteamericanos dos anos 50 sempre ocuparão um lugar importante na história da indústria automobilística, e um lugar especial na garagem de todos os colecionadores de modelos de carros antigos. Qual o seu favorito da época?
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