AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

sábado, 6 de junho de 2020

Misterioso objeto ultra brilhante desperta perto da Via Láctea depois de 26 anos

Grande Nuvem de Magalhães. Foto: Nasa/John Gleason
© Fornecido por Tech Break Grande Nuvem de Magalhães. Foto: Nasa/John Gleason

O site russo Sputniknews publicou um estudo produzido Amar Deo Chandra para a revista Royal Astronomical Society que, depois de 26 anos, identificou uma fonte de luz ultrabrilhante de raios-x despertando em duas galáxias anãs que orbitam na Via Láctea: Grande Nuvem de Magalhães e Pequena Nuvem de Magalhães.

Trata-se do segundo objeto próximo da nossa galáxia cujo brilho emitido é superior a um milhão de sóis.

O objeto luminoso chamado RX J0209.6-7427 já havia sido identificado anteriormente em 1993 durante uma erupção que durou seis meses. Ao ressurgir o pulsar de luz foi identificado na Ponte de Magalhães – corrente de gás que une as galáxias de Magalhães.

Não se sabe ao certo a formação deste objeto, mas especialista apontam que seja “um sistema binário que contém uma estrela de nêutrons e outro astro luminoso raro da classe Be, que é muito quente e gira a enormes velocidades”, conforme informações do site. A característica da classe Be impede identificar a natureza da fonte de luz.

O objeto não se manifestava desde 1993, mas a última erupção de luz foi identificada pelo satélite indiano AstroSat em novembro de 2019. As caracterísiticas pouco conhecidas do RX J0209.6-7427 só permitem classificá-lo como fontes de raio-x ultrabrilhante. O curioso é que suas explosões podem ser vistas como pequenos pontos no céu do planeta terra, mas têm um brilho comparável à luminescência de galáxias inteiras.

Como não se sabe ao certo a origem deste destas fontes, elas são compreendidas como ” buracos negro s de tamanho médio ou estrelas de nêutrons que absorvem o material de corpos celestes próximos e rodeados por um disco de acreção”, como explica a publicação.

Tech Break
Compre seu pacote de viagem aqui. Clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE