Publicidade Aliexpress

Publicidade Google

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Bactérias podem ser a chave para a colonização de Marte

Marte
© Fornecido por Unilogic Media Group Ltda Marte

Embora a colonização de Marte ainda seja algo que se encaixe mais como tema de ficção científica do que um projeto palpável à nossa realidade atual, esse assunto está cada vez mais presente em nosso cotidiano, a exemplo dos planos de Elon Musk para enviar missões espaciais no planeta vermelho até 2025, enquanto a NASA também pretende levar a humanidade a Marte nas próximas décadas.

Uma das ideias que vem sendo amplamente discutidas entre cientistas é a utilização de cianobactérias, que são capazes de realizar o processo de fotossíntese, para transformar os gases nocivos de Marte, como o dióxido de carbono, em uma atmosfera com alta densidade de oxigênio.

Tais bactérias são as mesmas que foram fundalmentalmente responsáveis pelo desenvolvimento das primeiras formas de vida na Terra e podem ser encontradas na natureza em ambientes com condições climáticas muito desfavoráveis à vida.

Conforme observam os cientistas, as cianobactérias são um dos poucos microrganismos capazes de sobreviver em condições extremas e em ambientes com pouca luminosidade, sintetizando o próprio alimento por meio do processo de fotossíntese, o que faz dela um elemento interessante para a terraformação de Marte.

No entanto, os principais obstáculos para isso estariam em contornar as principais vulnerabilidades das cianobactérias, pois os micróbios são extremamente sensíveis à exposição a raios ultravioleta e necessitam de um ambiente com água em estado líquido e em uma superfície sem substâncias oxidantes.

Embora as pesquisas ainda estejam ainda em fase inicial, os cientistas acreditam que o método de terraformação envolvendo o uso de cianobactérias é a proposta mais sólida no momento para que a colonização de Marte se torne uma realidade no futuro.

Fonte: Mashable

Publicidade Americanas

Publicidade Portal das Malas

Portal das Malas

Publicidade Shoptime

Publicidade Submarino

Publicidade recargapay

Publicidade Timecenter

Publicidade Euro

Publicidade Trocafone

Publicidade Motorola

Publicidade Plantei

Publicidade Veloe

Publicidade JetRadar

Jetradar

Publicidade Sumup

Publicidade Avast