Publicidade Google

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Golpe no WhatsApp usa promoção de O Boticário como isca

Tainah Tavares / TechTudo
Mais de 140 mil usuários foram enganados com golpe que promete amostra grátis.

Uma promoção da marca O Boticário foi usada por criminosos para disseminar um golpe no WhatsApp. Somente nas últimas 24 horas, mais de 140 mil pessoas foram enganadas, de acordo com análise divulgada nesta sexta-feira (16) pela empresa de segurança PSafe, desenvolvedora do antivírus DFNDR Security.

A armadilha repete características de uma promoção oficial realizada pela empresa de cosméticos, de modo a convencer as vítimas a receber futuras notificações no smartphone. A ação pode servir como porta de entrada para futuros ataques.

Uma característica peculiar do golpe é o uso de uma página cujo endereço começa com https://, que em tese adicionaria maior segurança ao site acessado. De acordo com a PSafe, ao visitá-lo, a vítima é convidada a responder três perguntas: “Você já fez compras na O Boticário este ano?”, “Já usou o nosso site para efetuar compras?” e “Recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”. Em seguida, a página solicita que o usuário compartilhe a falsa promoção com amigos.

Emilio Simoni, diretor do laboratório de segurança DFNDR Lab, explica a “inovação” do golpe: “No passado era muito mais complicado ter um site com https. Por esse motivo, as pessoas passaram a associá-lo, de maneira equivocada, a sites confiáveis. Na realidade, o https indica que a conexão entre o usuário e o site é segura, mas não que o site em si é verdadeiro. Portanto, esse não pode ser considerado um parâmetro em que o usuário possa confiar.”

O especialista recomenda a instalação de um aplicativo de defesa digital com bloqueio de phishing (entenda como esta ameaça funciona). “Também é necessário desconfiar de promoções exageradas e se certificar de sua veracidade diretamente no site oficial da empresa atrelada”, diz.

Até o presente momento não há registro de roubo de dados ou instalação de vírus no telefone. Ao aceitar as notificações, no entanto, o usuário poderá receber futuramente indicações de páginas que contenham estas formas de contaminação.

Esta não é a primeira vez que a empresa de cosméticos é usada como isca. O WhatsApp é o principal meio de disseminação de golpes como este devido à enorme popularidade entre os brasileiros.

O Boticário foi procurado pelo TechTudo. Esta reportagem será atualizada caso a empresa se manifeste.

Por: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

Imobiliária Quinto Andar

Kinguin CJ

Mr. Cart

Philco

GoDaddy

UOL Educação

Publicidade Dietas

Publicidade Americanas

Publicidade Portal das Malas

Portal das Malas

Publicidade Shoptime

Publicidade Submarino

Publicidade recargapay

Publicidade Timecenter

Publicidade Euro

Publicidade Trocafone

Publicidade Motorola

Publicidade Plantei

Publicidade Veloe

Publicidade JetRadar

Jetradar

Publicidade Sumup

Publicidade Avast