NOTÍCIAS MAIS VISTAS NO ANO

sábado, 5 de setembro de 2020

Dia da Amazônia: 5 motivos para conhecer a maior floresta tropical do mundo

Vista da região do Mercado Ver o Peso, em Belém (foto: Eduardo Vessoni)
© Fornecido por Viagem em Pauta Vista da região do Mercado Ver o Peso, em Belém (foto: Eduardo Vessoni)


Neste 5 de setembro, declarado Dia da Amazônia, não temos muito o que comemorar. Nas últimas décadas, a região tem agonizado na própria diversidade e segue sendo retratada como o destino exótico num canto do país onde ninguém vai.




Mas na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia vai além da vida animal selvagem (que aliás é rara de ser vista) e dos índios fantasiados de índio para entreter turistas.

Ainda hoje as populações do Alto Solimões, quando viajam para Manaus, dizem que vão para o Brasil” (Márcio Souza / autor de “A História da Amazônia”)

Embora ainda não seja hora de voltar para a estrada, sobretudo em regiões distantes de acesso limitado para quem vem do lado de cá do Brasil, a Amazônia é daqueles lugares que todo brasileiro precisa conhecer um dia.

Neste post, o Viagem em Pauta lista cinco (entre tantos outros) bons motivos para você colocar a região na sua lista de próximos destinos.

Tem cidades bem estruturadas
Belém (PA) e Manaus (AM) têm acesso fácil à floresta amazônica e são as cidades com as melhores estruturas turísticas da região.

No entanto, quem chega às principais capitais do Norte pode se decepcionar em um primeiro momento: caos no trânsito, vias sujas e insegurança nas ruas ainda são problemas nas duas cidades.

Vista da região do Mercado Ver o Peso, em Belém (foto: Eduardo Vessoni)© Fornecido por Viagem em Pauta Vista da região do Mercado Ver o Peso, em Belém (foto: Eduardo Vessoni)
Tem praia de rio
Quem não tem mar, vai de rio mesmo. E haja rio em terras amazônicas.

De julho a dezembro, destinos como Manaus (AM) e Alter do Chão (PA) veem suas águas baixarem, revelando praias de rios.

É durante o verão amazônico que locais como a Ilha do Amor, banco de areia em frente à orla de Alter do Chão, ganham estrutura turística como bares fluviais e atividades náuticas.


“Praias em Santarém e Alter do Chão, no Pará”

Tem igarapés
Se você tiver tempo para uma única experiência na Amazônia, invista nos passeios por igarapés próximos a Belém, Santarém e Manaus (só para citar alguns dos mais famosos).

No inverno amazônico, entre janeiro e junho, as chuvas fortes que caem sobre a região formam esses corredores alagados que podem ser navegados por pequenas embarcações.


Vista das florestas alagadas da Amazônia, em Manaus (foto: Eduardo Vessoni)
Vista das florestas alagadas da Amazônia, em Manaus (foto: Eduardo Vessoni)© Fornecido por Viagem em Pauta Vista das florestas alagadas da Amazônia, em Manaus (foto: Eduardo Vessoni)


Localizado no Baixo Rio Negro, ao norte de Manaus, o município de Presidente Figueiredo é declarado a “Terra das Cachoeiras”, em plena floresta amazônica e entre grutas, cavernas e quedas de todos os tamanhos.

Na época da cheia de rios, entre fevereiro e junho, dá até para fazer rafting, boia cross, caiaque, tirolesa e rapel.

Caverna Refúgio do Maroaga (foto: Embratur/Divulgação)
Caverna Refúgio do Maroaga (foto: Embratur/Divulgação)© Fornecido por Viagem em Pauta

Tem gastronomia caprichada
É na maior floresta tropical do planeta que Belém, capital do Pará, se inspira na hora de montar a mesa. Mas não basta apenas incluir pimenta, tucupi e maniva nas receitas.

A gastronomia local se exibe com criatividade, em opções que vão desde os pratos mais tradicionais, como o peixe frito com açaí do Mercado Ver-o-Peso, até versões inusitadas, como ravioli de cupuaçu e maniçoba, nhoque de pupunha, risoto de jambu e tomilho, e até sorvetes de bacuri e taperebá.

Viagem em Pauta

https://www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/dia-da-amaz%c3%b4nia-5-motivos-para-conhecer-a-maior-floresta-tropical-do-mundo/ar-BB18Jxq9?li=BByBfnF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

Publicidade Google

Publicidade Portal das Malas

Portal das Malas

Publicidade Shoptime

Publicidade Submarino

Publicidade recargapay

Publicidade Timecenter

Publicidade Euro

Publicidade Trocafone

Publicidade Motorola

Publicidade Plantei

Publicidade Veloe

Publicidade Shoptime

Lançamentos de Cama, Mesa e Banho com até 50% de Cashback, receba até R$70 reais de volta
Lançamentos de Cama, Mesa e Banho com até 50% de Cashback, receba até R$70 reais de volta

Publicidade JetRadar

Jetradar

Publicidade PagSeguro

PagSeguro BR

Publicidade Sumup