AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quinta-feira, 9 de março de 2017

Flamengo goleia o San Lorenzo na estreia na Libertadores


Diego, Trauco, Rômulo e Gabriel marcaram no Maracanã

Por: O GloboFUTEBOLTwitter
Cada vez que se ausenta por períodos mais longos, o regresso ao Maracanã promove um reencontro entre o Flamengo e seu maior patrimônio: sua gente, que se sente em casa mesmo é neste estádio. A entrada em campo, com o mosaico “Isso aqui é Flamengo”, ladeado pelo 1981, ano da conquista da Libertadores, e pelo 2017, ano do sonho, foi para guardar na memória. Este é um fato, uma história da noite de ontem no Maracanã. A outra, foi o jogo. Embora uma influencie a outra.
Pois além de lembrar, como se preciso fosse, o que significa para o futebol do Rio e para o Flamengo o Maracanã aberto e cheio, foi em sua primeira aparição do ano no estádio que o time exibiu sua melhor versão até aqui. Fez 4 a 0 num San Lorenzo que, seja por sua falta de partidas oficiais no ano, seja por falta de recursos, viveu de lampejos de trocas de passes, mas nunca foi ameaçador.
Já o Flamengo exibiu armas. Pode, por vezes, incomodar sua dificuldade para construir contra times fechados, por vezes demorar a transmitir a sensação de controlar o jogo. É verdade e, em algum momento, pode fazer falta. Ainda é preciso evoluir. Mas há, também, capacidades, algumas individuais e outras coletivas, que num torneio como a Libertadores podem ser vitais. Em especial no setor ofensivo, há jogadores com poder de decisão. Ontem, apareceu a velha capacidade de Diego de sair ao resgate em horas ruins, o bom jogo aéreo e a mostra do quanto este Flamengo se torna perigoso com espaço, contra rivais que vão para um jogo mais franco. Foi o cenário do segundo tempo, quando saíram todos os gols. Berrío se viu mais à vontade, Éverton e Gabriel também.
Num grupo que se apresenta equilibrado, sem uma força dominante ou um candidato a saco de pancadas, cada jogo tem nível alto de tensão e de decisão. Cada gol pode ser importante na matemática, o que dá peso ao placar final do jogo. Mas todo o cenário parece ter feito o Flamengo se impacientar rapidamente por deparar com suas próprias dificuldades no primeiro tempo.
É um custo para o Flamengo construir jogadas desde a defesa. Porque a tendência do time é, imediatamente, se espaçar, partir em dois: os que iniciam as jogadas e os que aprofundam demais junto a linha defensiva rival. O clarão criado no centro do campo dificulta a progressão do time através de passes. É o que cria a sensação de que o rubro-negro não tem a rédea do jogo, o controle.
As soluções, em geral, são a chance de um contragolpe ou uma bola esticada, que põe os atacantes do Flamengo em situação difícil. Num raro contra-ataque, Arão deu a Éverton a bola do primeiro tempo, mas o chute foi na trave. Numa bola esticada, a outra via, um tanto lotérica, Guerrero chutou com perigo antes do intervalo. A esta altura, o Flamengo parecia ter migrado de vez para a aposta na velocidade. Num choque de cabeça, Mancuello fora ao chão, tentara ficar no jogo, mas acabaria substituído aos 30 minutos.
O San Lorenzo parece mais afeito a este tipo de jogo tocado, de aproximações. Talvez fruto de uma cultura historicamente mais estabelecida no futebol argentino. O Brasil vive uma transição neste sentido, o que exige tempo. Mas o fato é que o time de Diego Aguirre produzia pouco por sua falta de profundidade e por um Flamengo que, defensivamente, desta vez se comportava com segurança.
O Flamengo precisava mover a bola melhor e, neste ponto, as circunstâncias ajudaram muito. Foi trocando passes, justamente o que faltara no primeiro tempo, mas também com a treinada infiltração de Éverton pelo meio que surgiu a falta na meia-lua, aos três minutos, e o gol de Diego.
Aberto o caminho, colocaram-se as condições para o Flamengo fazer o que tem de melhor: atacar o espaço com rapidez. Mas o time fez um pouco mais, após dez minutos de certa indecisão. Passou a matar longe de seu gol as tentativas do San Lorenzo de construir e controlou inteiramente o jogo. Um lance iniciado por Berrío, mas desacelerado pelo pensamento de Diego, originou o chute de Trauco e o segundo gol.
Entre a tranquilidade e o êxtase, o Maracanã viu a bola aérea originar o gol de Rômulo, Guerrero perder um pênalti e o jogo se transformar num passeio, mas também num acúmulo de confiança para um time que vinha instável. O belo gol de Gabriel, no ângulo de Torrico, fechou a noite sob o grito de “o campeão voltou”. O Flamengo sonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE