AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Resgate em caverna da Tailândia será retomado daqui a 10 horas; quatro já saíram

Para receber o grupo preso na caverna na Tailândia, trinta equipes médicas contam com helicóptero e ambulância
Reprodução/ YouTube/ Channel NewsAsia
Para receber o grupo preso na caverna na Tailândia, trinta equipes médicas contam com helicóptero e ambulância

Porta-voz oficial da operação disse que 90 mergulhadores participaram da operação e médicos estão auxiliando na operação que pode durar até 4 dias
 Para receber o grupo preso na caverna na Tailândia, trinta equipes médicas contam com helicóptero e ambulância

Tailândia começou neste domingo a operação de resgate dos 12 garotos e o técnico preso em uma caverna há 16 dias. O porta-voz oficial da operação, Narongsak Osottanakorn, disse em entrevista coletiva que quatro dos 12 meninos foram resgatados e levados diretamente para o hospital. Os garotos viajaram um quilômetro debaixo d'água com a primeira saída da caverna na Tailândia às 17h40 (horário local).


Os mergulhadores agora precisam de 10 a 20 horas para se prepararem para o próximo estágio da operação na caverna na Tailândia . "Nossa operação foi mais bem-sucedida do que esperávamos", disse Narongsak Osatanakorn.



Segundo a BBC , o porta-voz informou que 90 mergulhadores participaram da operação – 40 da Tailândia e 50 do exterior. De acordo com a agência EFE, outros dois garotos já teriam chegado a chamada "caverna 3". Neste local, segundo a imprensa o risco já é bem menor.

Anteriormente, a agência de notícia  Reuters e a imprensa local informaram que seis garotos teriam deixado o complexo de cavernas de Tham Luang. No entanto, a marinha tailandesa confirmou que apenas quatro meninos estão fora da caverna. A rapidez no resgate tem sido atribuída ao baixo nível da água na caverna.

Os quatro resgatados receberam exames preliminares no local e foram levados para um hospital em Chiang Rai, a cidade mais próxima. Um foi levado de avião e três chegaram de ambulância. A indentidade dos meninos liberados não foi divulgada.

Operção de resgate começou neste domingo
A operação de resgate do grupo de 12 garotos e o técnico começou durante a madrugada deste domingo (no horário de Brasília). Segundo as autoridades locais, eles serão retirados em quatro grupos – um com quatro pessoas e os outros com três. O resgate pode durar até quatro dias.
De acordo com a mídia local, os médicos avaliaram os meninos dentro da caverna no sábado e elaboraram uma lista de evacuação prioritária com os mais fracos para serem resgatados primeiro e os mais fortes para saírem por último.

Dois mergulhadores irão acompanhar cada um dos garotos presos. Os meninos usarão máscara facial para passar por trechos inundados. Uma corda ajudará a guiar o grupo.
Para chegar ao grupo, os mergulhadores têm que atravessar cerca de 1,7 quilômetro de passagens estreitas em cada viagem para o interior da caverna. O caminho, que entre ida e volta leva cerca de 11 horas, possui trechos de visibilidade nula e correntes de água, partindo de um posto provisório no interior da caverna.

Narongsak Osatanakorn afirmou que a operação não é só submersa nas águas que inundaram a galeria. Com o bombeamento constante de água para fora da montanha, pontos antes totalmente inundados podem ser feitos caminhando.

Para receber o grupo, trinta equipes médicas estão estão de prontidão, cada uma com helicóptero e ambulância.

Um fator agravante para o processo de resgate é a previsão da chegada de mais chuvas, previstas deste domingo (8) até quarta-feira (11). As autoridades também decidiram dar ondem para que mais de mil profissionais de comunicação deixem o local.


O grupo foi localizado na última segunda-feira (2) . De acordo com o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, oficiais das forças navais do país encontraram os adolescentes dentro da caverna Tham Luang.

Com idade entre 11 e 16 anos, os garotos e o treinador, de 25 anos, estavam desaparecidos desde 23 de junho, quando teriam entrado na caverna durante um passeio – e foram surpreendidos por chuvas torrenciais, que impediram a entrada de mergulhadores profissionais para o resgate.


Eles teriam pedalado até o local depois do treino e podem ter entrado na  caverna na Tailândia  por um túnel estreito de 15 metros que ficou completamente cheio de água devido à forte chuva.

Fonte: Último Segundo - iG

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE