Wicked Weasel WW

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Como o Natal é celebrado em diversos países do mundo


Natal é celebrado de forma particular em diversos países do mundo. Em IsraelTurquiaGréciaEmirados Árabes UnidosEgitoMarrocos, Líbano e Jordânia, por exemplo, a festa é comemorada de maneiras distintas do Brasil.

Caso pretenda viajar para um desses destinos no fim do ano, veja o que encontrará durante o passeio.

Como o Natal é celebrado pelo mundo

Se no Brasil a tradição no Natal é reunir a família, trocar presentes, esperar o Papai Noel ao lado das crianças e caprichar na ceia, em outros países há outros tipos de costumes.

“As tradições de Natal são diferentes em cada lugar. A depender da região, da religião, da cultura local, tudo pode mudar. E é isso que move boa parte das pessoas a viajar. Conhecer novas pessoas, seus costumes, sua culinária e novos olhares fazem o turismo ser algo tão especial para tanta gente”, afirma Anna Carolina Caro, diretora da agência de turismo Excursy.

Veja como o Natal é celebrado em diversos países do mundo

Israel

Natal é celebrado de maneira peculiar em Israel, uma vez que os judeus não comemoram o nascimento de Cristo nem o Ano Novo nos “moldes” cristãos. Nessa cultura, o fim de ano é o Hanukah, que significa festa das luzes em hebraico.

Para os turistas e cristãos que viajam para lá no fim do ano, entretanto, o país oferece uma experiência especial. Em cidades como Jerusalém, Tel Aviv, Nazaré e Haifa, os símbolos natalinos convivem quase sem conflito com as chanukiot, os candelabros de nove braços de Hanukah.

Muita gente se emociona ao passar o Natal nos locais onde a tradição diz que Jesus nasceu, cresceu e morreu. Se tiver a oportunidade, vale a pena conhecer Israel nesta época e celebrar a data na cidade antiga de Jerusalém, participar das festas e missas na Basílica da Anunciação, em Nazaré, e da Basílica na Natividade, em Belém, visitar destinos cristãos na Galileia e curtir o Festival Holiday of Holidays, em Haifa.

Turquia

Majoritariamente muçulmana, a Turquia não celebra o Natal como o Brasil. Lá, não há feriado no dia 25 de dezembro e todos trabalham normalmente.

Porém, símbolos natalinos – como o Papai Noel e as árvores de Natal – podem ser encontrados em cidades cosmopolitas, como Istambul, em um claro sinal da influência da cultura ocidental na região.

Grécia

Na Grécia, a atmosfera natalina é parecida com a brasileira, mas com algumas peculiaridades. Os gregos são ortodoxos e têm costumes diferentes aos dos católicos, mas a celebração do Natal tem influência de costumes que vêm do exterior. Geralmente, os gregos se unem às suas famílias para terem um almoço festivo no dia 25, e não um jantar no dia 24, como os católicos fazem.

Na manhã da véspera de Natal, as crianças batem nas portas das casas e cantam canções natalinas. Segundo a tradição, o ato de abrir a porta para elas traz boa sorte e prosperidade

Outro detalhe do Natal na Grécia pe que os barcos enfeitados e iluminados. Por isso, nas diversas regiões litorâneas, o clima fica especial.


Já contratou o seguro viagem? Use o cupom   ROTADEFERIAS15   e ganhe 15% de desconto


Emirados Árabes Unidos

Nos Emirados Árabes Unidos, o Natal varia de acordo com a região. Dubai, por exemplo, fica ainda mais enfeitada e iluminada no Natal e Ano Novo. Com boa parte da população vinda de outros países, o emirado recebe o viajante com árvores de Natal, neve artificial e Papai Noel, sobretudo nos shoppings.


Já em outras cidades, como Abu Dhabi, o cenário é diferente, e o costume muçulmano fala mais forte. São destinos em que o Natal é mais lembrado do que comemorado.


Egito

O Natal no Egito também tem características próprias. O país de maioria muçulmana tem cerca de 10% da população cristã – sobretudo da maioria Cristã Copta, cristianismo no Egito fundado pelo apóstolo São Marcos.


Para eles, o Natal é celebrado em 7 de janeiro, e não em 25 de dezembro. No fim do ano, quem viaja pelo país encontra decorações de Natal nas lojas, shoppings, restaurantes e ruas, mas não como no Brasil.


Marrocos

Quase toda a população do Marrocos é muçulmana. Por isso, as celebrações natalinas são realizadas de maneira mais intimista pelas poucas famílias que comemoram a data. As festas acontecem em casa ou mesmo em algum restaurante.


Líbano

No Líbano, entre 35% e 40% da população é de cristã, mas todos por lá comemoram o Natal. Inclusive, dia 25 de dezembro é feriado nacional.


Nas casas dos católicos maronitas, que são maioria entre os cristãos, é costume ter o presépio montado aos pés da árvore. Lá, porém, a cena do nascimento de Cristo não se passa em um estábulo, e sim em torno de uma caverna decorada com sementes cultivadas em algodão úmido.


Após duas semanas, essas sementes se transformam em pequenas plantas, e seu significado em torno do presépio marca o nascimento de Jesus. A decoração das casas iluminadas também é uma tradição no país.


Jordânia

A Jordânia é outro país com maioria muçulmana onde as comemorações de Natal podem ser vistas por quem viaja ao país. Apesar de as festas serem mais tímidas, as populações cristã e islâmica compartilham juntas as ceias natalinas, por exxemplo.


Outra tradição no país é os amigos se visitarem entre o Natal e o Ano Novo. O Papai Noel, a árvore de Natal e os enfeites também são comuns em boa parte das casas.


Santuários da Europa

O Natal é celebrado sempre de maneira especial nas cidades que abrigam os principais santuários europeus. Nessa época do ano, turistas chegam de todas as partes do mundo para visitar basílicas e participar de missas.


No Vaticano, onde a tradicional árvore de Natal e o presépio conta com celebrações de abertura no começo de dezembro, a atmosfera em torno da data fica especial. O ponto alto é a Missa do Galo, celebrada pelo Papa na noite de Natal.


Há duas maneiras de assistir à missa no Vaticano: na praça, que é aberta ao público e gratuita, ou dentro das basílicas de Santa Maria Maior e Santa Maria Maggiore, nas quais é preciso fazer reservas com antecedência.


Últimas notícias 


5 destinos internacionais famosos para uma viagem de Ano Novo



O litoral nacional é um queridinho dos viajantes durante o Réveillon. Entretanto, há destinos internacionais bastante cotados para a época, seja por brasileiros ou por visitantes de outros lugares do mundo. Aos apaixonados, tem a Torre Eiffel, na França. Aos que adoram show de luzes e fogos de artifício, Sydney, na Austrália, oferece um dos mais famosos.

Já contratou o seguro viagem? Use o cupom   ROTADEFERIAS15   e ganhe 15% de desconto

Destinos internacionais para o Ano Novo

Confira alguns destinois fora do país perfeitos para curtir a virada do ano.

1. Paris, França

O que fazer em Paris – 16 atrações imperdíveis
Paris

Quando o assunto é turismo, a Cidade Luz é uma das mais românticas do mundo e, aos apaixonados, pode ser uma ótima escolha para o Réveillon. Nessa época do ano, Paris já está no inverno, clima que combina (e muito) com as opções gastronômicas da cidade.

A Torre Eiffel é o ponto mais visitado da cidade. Na noite da virada, há um show de luzes tradicional no monumento. As luzes e fogos de artifício ganham o céu de Paris, em uma dança de cores.

O Arco do Triunfo é outro ponto turístico de Paris que continha a festa iniciada na Torre Eiffel. No espaço haverá um espetáculo de luzes e música, com projeção em telão.

2. Sydney, Austrália

Paulo Basso Jr.
Sydney

As praias da Austrália são famosas entre os surfistas e entre os viajantes que apreciam uma bela paisagem em destinos internacionais. No Réveillon, a capital do país oferece a icônica queima de fogos em Sydney Harbour Bridge. Como parâmetro, o show pirotécnico de lá é tão famoso quanto o feito todos os anos em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em Sydney, comemoração começa cedo para ninguém ficar de fora, nem mesmo os pequenos. Às 21h há uma versão curta, de oito minutos, do tradicional espetáculo de fogos, destinada especificamente para as crianças. Elas geralmente não têm disposição para se manterem acordadas até a hora da virada.

Aos que gostam de certa exclusividade, aproveitar a queima de fogos em um barco, em alto-mar, é outra das opções para época em Sydney. As embarcações fazem voltas pela baía e, dependendo, existem espaços com comida e bebida inclusas. Vale pesquisar.

3. Dubai, Emirados Árabes

10 sugestões incríveis de hotéis em Dubai
Dubai

A maior cidade dos Emirados Árabes já ocupou lugar no Guiness, o Livro dos Recordes, com a maior queima de fogos da história, em 2014. Um dos locais para aproveitar a festa por Dubai é o edifício Burj Khalifa. Por lá, rola também um show de luzes com projeção e música.

Outro ponto onde é possível aproveitar a virada de ano é no hotel Jumeirah Beach Residence (JBR). Fogos, música e uma vista espetacular do hotel Atlantis The Palm resumem o réveillon no JBR.

4. Londres, Inglaterra

O que fazer em Londres – 16 atrações imperdíveis
Londres

Cenário famoso das telonas, como na saga Harry Potter, Londres é palco de muita festa no Ano Novo. A roda gigante London Eye, por exemplo, contará com uma queima de fogos para receber 2019. A atração é tradicional, momento em que o céu fica todo coberto pelas luzes, cores e movimentos dos fogos.

Para aqueles que não são adeptos de grandes multidões, é possível visualizar o espetáculo da London Eye durante um passeio de barco no Rio Tâmisa. Existem várias empresas que oferecem esse serviço. Dê uma boa pesquisada antes de fechar negócio.

5. Nova York, Estados Unidos

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Nova York – 40 atrações e dicas incríveis
Nova York

Assim como em São Paulo, a sensação que se tem é que Nova York nunca dorme. Especialmente a avenida Times Square. E é nela que muitos turistas passam a virada, ao escolher entre os destinos internacionais. A famosa bola do tempo, toda iluminada, cronometra a chegada do novo ano. É preciso chegar cedo, pois a procura por um bom lugar para vista é disputada.

Se você não gosta de lugares cheios de gente, faça um passeio de barco para admirar os fogos de artifício que acontecem na Estátua da Liberdade. Você terá conforto, uma taça de espumante e a vista do horizonte de Manhattan coberta pelas cores cintilantes do show de luzes.

Rota de Férias 

©R 202ência Entre Aspas – Todos os Direitos Res

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE