google.com, pub-2731858685813957, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Site Último Fato: Como dar gorjeta ao redor do mundo - Dicas

sábado, 21 de novembro de 2020

Como dar gorjeta ao redor do mundo - Dicas



Olá, estamos de volta galera. Devido a tudo que está acontecendo no mundo estamos meio isolado. kkkkkk. Mas sempre postando algo para você se manter informado. Agora achamos essas dicas no trilhas e aventuras, de como dar gorjetas, ai por onde você passar pelo mundo. Abraços e vamos em frente.


Em algumas partes do mundo, o ato de como dar gorjeta já está tão enraizado que chega a ser falta de educação se você não der uma. Até mesmo em lugares em que a cultura da gorjeta não é muito forte, um pequeno gesto para recompensar por um ótimo serviço deixa todo mundo com um sorriso no rosto.

No entanto, há lugares onde a gorjeta é inadmissível. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como dar gorjeta e se sair bem em restaurantes, bares, hotéis, estacionamentos, agências de turismo e muito mais.

Como dar gorjeta nos EUA

Boas-vindas da capital mundial das gorjetas. Aqui ela é praticamente obrigatória – se você não der nenhuma gorjeta nos EUA, talvez um garçom saia correndo atrás de você (o salário dos funcionários é um pouco menor porque se espera que ele seja complementado com as gorjetas). Ao comer fora, 20% de gorjeta é o padrão; barmans esperam ganhar um dólar por bebida se te atenderem no bar. Nos hotéis, reserve um dólar ou dois por mala que o carregador levar; um se ele chamar um táxi para você, e cerca de 5 dólares por noite pelo serviço de limpeza. Os taxistas também esperam ganhar gorjetas. Não tem como errar se você ficar nos 20%.


Como dar gorjeta na Espanha e em Portugal

Os espanhóis e os portugueses não são muito de dar gorjetas, mas quanto mais turístico for o lugar, mais os funcionários esperam ganhar uma. O serviço raramente é incluído na conta – se você vir um valor marcado como IVA, ele é um imposto, não é uma gorjeta. Uns trocadinhos em euros são o suficiente em cafés e restaurantes descontraídos; em lugares mais chiques, uma gorjeta de 10% é uma boa recompensa. Em bares, não faz mal deixar o troco, principalmente se for um lugar com serviço de mesa ou se você ganhou aperitivos de cortesia. A gorjeta não é esperada em nenhum outro lugar, exceto alguns euros por carregamento de malas ou serviço de quarto.


Como dar gorjeta na Itália

Sobre gorjeta em Roma você pode fazer como os americanos. Os italianos são bem tranquilos quando o assunto é gorjeta – dois terços não dão nenhuma, nem mesmo em restaurantes – mas os costumes americanos estão começando a aparecer na capital, em Florença e Veneza . Qualquer coisa marcada como “servizio” é o serviço (que geralmente é de até 10%) – não precisa dar gorjeta além dele. Deixe alguns euros na mesa para ser visto como uma pessoa generosa, se quiser. Em hotéis, alguns euros para o carregador é tudo o que você precisa. Os taxistas esperam que você arredonde o valor da corrida para cima, mas só até o valor mais próximo (Ex: 7,60 pode ser 8, e não 10).


Como dar gorjeta na França

A gorjeta na França não é obrigatória – basta deixar algumas moedas na bandeja usada para trazer a conta, se quiser. Se você não precisar de troco, diga “gardez la monnaie” ao entregá-la. “Service compris” na conta significa que o serviço está incluído. Mas a maioria dos franceses dão uma gorjeta em cima desse valor em dinheiro se estiverem satisfeitos com o atendimento. Bares geralmente incluem o serviço da mesma forma que os restaurantes se tiverem serviço de mesa. Carregadores de malas e os serviços de quarto esperam ganhar alguns euros, enquanto a maioria dos taxistas espera que você arredonde o valor da corrida para cima ou pague um pouquinho a mais.


Como dar gorjeta na Holanda

Para os holandeses, a gorjeta na Holanda é usada para recompensar um bom atendimento em vez de ser a base do pagamento, então leve isso em consideração se tiver um ótimo serviço. A conta geralmente inclui 5% de serviço, mas você pode incluir mais 5%. Em cafés, procure pelo “fooienpot” – “fooi” significa gorjeta – no balcão para deixar umas moedas a mais. Não é uma prática comum em bares, a menos que eles tenham serviço de mesa. No hotel, algumas moedas para o funcionário que carregar suas malas geralmente é mais que o suficiente. Vai pegar um táxi? Não precisa dar gorjeta, mas arredondar o valor para cima vai ser muito bem visto.


Como dar gorjeta em Hong Kong

Apesar de não ser uma prática comum dos moradores de Hong Kong, quem trabalha com turistas ocidentais aprendeu a gostar das gorjetas. Sempre dê gorjetas para os guias turísticos porque isso já é esperado, mas reclamar de ter que dar gorjetas pode ser visto como falta de educação, então dê o dinheiro com um sorriso e agradeça. A maioria dos restaurantes inclui uma taxa de serviço de 10%. Deixe alguns dólares a mais em dinheiro – é a única forma de garantir que o garçom vai ficar com a gorjeta em vez do estabelecimento. Para carregadores de malas e funcionários de hotéis, considere dar 20 dólares de Hong Kong. Os taxistas não esperam receber gorjeta, mas ficam agradecidos se você deixar algumas moedas.


Como dar gorjeta no Japão

No geral, a gorjeta não é habitual no Japão. Em certas circunstâncias, pode até ser considerado rude ou ofensivo. A opinião é de que você já está pagando por um bom serviço, então por que pagaria mais? Existem certas maneiras de dar gorjetas em ryokans sofisticados ou para experiências turísticas (geralmente deixadas em um envelope), mas para evitar constrangimentos e mostrar respeito, é mais seguro apenas evitar gorjetas por completo.


Gorjeta: o que não fazer em hipótese nenhuma

Para terminar, sabe aquela coisa que tem nos filmes que uma pessoa passa o dinheiro para outra discretamente com um aperto de mão? Não faça isso. Parece fácil, mas é quase impossível conseguir e geralmente termina em desastre; na verdade, é algo malvisto por garçons, valets e funcionários dos hotéis. Só entregue o dinheiro com um sorriso e agradeça. Simples assim.


Por:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

POSTAGENS MAIS VISTA EM TODO O PERÍODO

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR10

POSTAGENS MAIS VISTAS ANO PASSADO

Publicidade MR11

Publicidade MR13

Publicidade MR14

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE