quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A Origem do Dia das Crianças

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Foto: Internet
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Pokémon tava pilotando esse barco?

Veja esse incrível vídeo que foi nos mandado de Belém do Pará. Baseado em fatos reais. Quinga Cajucana






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Tipica mesa de um paraense em um almoço

Como vive um paraense da gema.

 



ESTAÇÃOnamento caro DAS DOCAS

Casal de turistas carioca, ele médico, Almirante da Marinha, ela esposa dedicada acompanha o marido, me disse ontem, na arquibancada da CDP, que por volta das 13 h, resolveram almoçar na Estação. Estacionaram o carro alugado lá dentro. À saída, uma hora depois, lhes foi cobrado $35,00 de estacionamento. 
Se não fosse almirante como pagaria o estacionamento?

Quinga Cajucana

UM MOMENTO PARA REFLETIR

Ontem, eu estava na arquibancada da CDP, antiga Enasa, quando adentrou o ministro Helder Barbalho, seguido por 2 pessoas, acenou para às 50 pessoas que lá estavam, somente uns 3 responderam. Ficou em um canto quase isolado, conversando com um dos que o acompanhavam.
Vinte minutos depois, adentrou sua genitora, deputada federal, ladeada por 4 seguranças. Acenou. Às 100 pessoas presentes não se manifestaram. Após a passagem da Santa e dos fogos ambos retiraram-se. Ao passar por mim a deputada disse boa-noite. Respondi por educação. Não vi nenhuma manifestação nem à favor nem contra. Simplesmente, foram ignorados.

Quinga Cajucana

sábado, 8 de outubro de 2016

TRASLADO ABRE ROMARIAS DO CÍRIO 2016 EM BELÉM-PA


523d62a5-df6d-43db-ae3e-05cedf80a89aBelém já respira a emoção do Círio. Ontem, após 48h de orações, ocorreu a o encerramento da Vigília de Adoração, na capela Bom Pastor. No encerramento, uma pequena procissão conduziu o Ostensório com Santíssimo Sacramento até a Basílica Santuário, onde foi celebrada a Missa de saída do Traslado, por volta das 7h.
Ao final da missa, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré será colocada em andor, decorado por Paulo Morelli, e instalado em um carro da Polícia Rodoviária Federal com destino ao município de Ananindeua, com retorno em Marituba. Antes da saída, o Coral da Guarda se apresentou prestando homenagens à Virgem de Nazaré.
Durante o trajeto, várias homenagens de pessoas e instituições, uma delas ocorre na Av. Magalhães Barata, no Hospital Ophyr Loyola, quando a Imagem Peregrina recebeu uma das primeiras homenagens.
A estimativa da organização é de que a Imagem Peregrina chegue à Igreja Matriz de Ananindeua por volta das 19h. No local, será celebrada uma missa presidida por Dom Alberto, às 20h. A partir daí, os fiéis se revezam em vigília até a saída da Romaria Rodoviária.
Percurso: (52 km) Avenidas Magalhães Barata, Almirante Barroso, BR 316, Passagem São Benedito, Passagem Jarbas Passarinho até a Rodovia Transcoqueiro, Rodovia Mário Covas, Avenida 3 Corações, Passagem da Providência, WE 16, Estrada da Providência, Avenida Dom Vicente Zico, SN 3, WE 31, SN 17, WE 32, SN 19, Avenida Dom Vicente Zico, WE 53, Avenida Guajará 1, WE 68, SN 21, WE 72, SN 23, WE 75, SN 24, Avenida Arterial 5, Estrada Icui-Guajará, Rua Santa Fé, Rua Jovelina Carneiro, Estrada do Guajará, Avenida Arterial 5, Avenida Rio Solimões, Estrada do Curuçambá, Estrada do Maguari, Rua Cláudio Sandres, BR 316 fazendo o contorno em Marituba e volta pela BR 316 até a Igreja Matriz de Ananindeua.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Pokémon Go. O que podemos aprender com o fenômeno?

Foto tirada da Internet
O sucesso do jogo está diretamente ligado ao empreendedorismo do seu criador e a percepção e análise de um mercado em potencial que foi amplamente analisado e preparado para receber este fenômeno.

tenham comentado sobre o Pokémon Go. Alguns textos falam sobre o que é, outros como surgiu, como os países estão se adaptando a proposta do jogo e por aí vai. Meu objetivo com este artigo é mostrar como podemos aprender lições valiosas com este case de sucesso mundial.

No Brasil, muita gente ainda nem sabe o que significa Pokémon e como funciona o novo jogo da Nitendo que virou uma febre no mundo em poucos dias (50 milhões de downloads em 19 dias). Mas com toda certeza tendo como base o que o jogo já fez, o impacto será grande. O que quero destacar aqui é o que Pokémon Go tem feito no mercado em relação à mudança comportamental do consumidor, no marketing e nos negócios. Agora que chegou ao Brasil, o assunto ganhou um novo fôlego.

Primeiro ponto: ainda temos muito a aprender, tanto sobre o comportamento quanto o marketing. A verdade é que a sensação de estabilidade e conforto precisam definitivamente ser extintas do nosso mercado contemporâneo. Já aprendemos que não existe sucesso absoluto e que “fenômenos” sempre podem surgir e desconstruir tudo que acreditamos ser impossível até aquele exato momento. Os números surpreendentes - em menos de uma semana de lançado, o Pokémon Go superou o Facebook, que tentava não ser ultrapassado pelo Snapchat - mas foi surpreendido por um novo competidor que, “correndo por fora”, está deixando o gigante comendo poeira.

E, diferente do que muitos pensam, o Pokémon Go não surgiu do nada ou de uma hora pra outra. Muito pelo contrário. Nos últimos 20 anos o criador do jogo - John Hanke - tem trabalhado no seu propósito, que foi definido no início da sua carreira. Ele tem desenvolvido projetos desde 1996 quando já tinha em mente “mapear o mundo”. O que ele fez, e com muito mérito, foi aperfeiçoar suas técnicas e apostar no que acreditava. Só para se ter uma ideia, em 2004 Hanke vendeu o jogo “Keyhole”, que utilizava fotos de satélites, para o Google, que na sequência transformou no que hoje é o Google Earth. Passo a passo as coisas foram acontecendo até que em 2014 Google e Nintendo se uniram para fazer uma ação de “brincadeira” no dia da mentira, onde Pokemons apareceriam de forma inusitada no Google Street View. A ação vira um sucesso e só então Hanke decide investir na ideia para criar um jogo.

Outra lição que podemos tirar com tudo isso é que o jogo tem sido fundamental para mostrar também que produtos intangíveis podem despertar o interesse e o desejo dos consumidores. Ninguém “pega” literalmente um Pokémon. Mas o fato de eles existirem, mesmo que virtualmente, tem comprovado ser o suficiente para os consumidores que estão de olhos bem abertos e vidrados nos celulares pelas ruas por onde passam.

E o que podemos dizer então sobre o impacto nos tradicionais pontos de venda nas lojas? Não para de aumentar o número de casos onde estabelecimentos comerciais físicos que estão investindo para tornar seus pontos um “reduto” de Pokémons. Para ter uma ideia, existe especulação de que o McDonalds estaria já planejando uma campanha mundial que, em vez de dar objetos “de verdade” na caixinha do McLanche Feliz, passaria a oferecer “Pokémons virtuais” como brindes para suas ofertas. Essa mudança será inevitável e abrangente, afinal, shoppings centers, parques temáticos, lojas de departamentos podem usufruir dessa nova tecnologia para atrair clientes com Pokémons exclusivos. O merchandising marketing talvez nunca mais seja o mesmo.

Embora tudo que foi dito até aqui aponte para um futuro promissor e de inúmeras possibilidades, é importante frisar que nem tudo são flores. Também em função do jogo vários acidentes graves começaram a ser relatados devido à atenção exigida. Sem contar ainda que a Nintendo terá uma base de dados incrivelmente desafiadora e perigosa ao mesmo tempo (seu e-mail, telefone, cartão de crédito, onde você está, quais amigos estão perto, dia, data e horário são apenas algumas das informações que você passa a compartilhar). Mas esses já são assuntos para um outro artigo.

Pense nisso!

Texto administradores
Blog

O PAINEL ABENÇOADO!

BASÍLICA DA NAZARÉ - hoje passa até desapercebido, mas o painel triangular do topo do frontispício já causou muita polêmica nos jornais e na população da época, porque mostra, entre personagens históricos característicos do século 16, dois homens trajando paletó e gravata, vestimenta tipica já do inicio século 20. E quem são eles ? Vamos então a história. O painel foi encomendado à firma GIANESE, de Veneza, pelo padre italiano Dom Afonso Di Giorgio, quem mais tempo esteve à frente da construção do templo (onde está enterrado). Por sua recomendação, os desenhistas foram orientados a explorar como tema a glorificação de Nª Sª de Nazaré. E assim foi que ao centro está a imagem da Virgem sobre o Rio Amazonas e , à sua margem esquerda estão o Frei Henrique de Coimbra; e o Padre Antônio Vieira, acompanhado de índios e negros. Na margem direita  Pedro Alvares Cabral; Francisco Caldeira Castelo Branco; Dom Bartolomeu do Pilar (1º Bispo do Pará);o caçador Plácido José de Souza: ele mesmo Dom Afonso DI Giorgio; o Intendente Rodrigues do Santos e o Governador Dionísio Bentes. Imaginem hoje quem seriam o governador e o prefeito que não dispensariam sair na foto.

Por: Quinga Cajucana
Quinga Cajucana, estará colaborando com o Blog O Marudá semanalmente com seus artigos de tirar o folego. Fique ligado.
Quinga Cajucana. Trabalhou como Eng° Agrônomo na empresa Sagri
1 de maio de 1975 até 5 de março de 2012
Estudou na instituição de ensino Faculdade de Ciências Agrárias do Pará
Anterior: Colégio Estadual Magalhães Barata
Mora em Belém
De Marapanim. Morou em Rio de Janeiro
Ps. Suas postagens serão de sua inteira responsabilidade

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