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sábado, 27 de outubro de 2018

9 milhões de eleitores tiveram problemas ao usar a biometria

BRASÍLIA - Cerca de 9 milhões (12,21%) de eleitores que tiveram de usar a biometria no primeiro turno das eleições 2018 não conseguiram ser imediatamente identificados no momento da votação, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número compreende quem votou sem a biometria porque não conseguiu completar o processo e o eleitor que, após tentativas, obteve sucesso na identificação.

Apontada como uma das causas das filas enfrentadas pelos eleitores no último dia 7, a identificação biométrica atingiu neste ano metade do eleitorado brasileiro – 73,7 milhões de pessoas. Na eleição presidencial anterior, há quatro anos, o número era expressivamente menor, cerca de 21,1 milhões de eleitores. Em nota, o TSE afirmou que considera “aceitável” o volume de pessoas que tiveram problema com a biometria no primeiro turno, e que a modalidade existe para trazer “mais segurança ao processo eleitoral, e não maior agilidade”.

A aposta do TSE é de que as filas no segundo turno do pleito, amanhã, devem diminuir. Se, no primeiro turno, o eleitor precisou digitar 19 números, para seis candidatos, neste domingo ele precisará digitar, no máximo, quatro números – para presidente da República e, em alguns casos, para governador, nos locais com segundo turno no executivo estadual. Além disso, o TSE informou que os mesários receberam material informativo contendo orientações sobre a forma correta de coletar a digital do eleitor, além de apontamentos quanto à ordem de votação no segundo turno – primeiro, governador e, depois, o número para presidente.


Questionado sobre os motivos das falhas que envolvem a identificação biométrica, o TSE citou a qualidade da biometria coletada no registro do eleitor, as características particulares das digitais de cada votante, assim como a forma como algumas impressões digitais foram cadastradas por meio de convênios.

No Rio, um convênio entre o Detran-RJ para aproveitamento de dados biométricos do banco de identificação civil foi apontado como uma das causas das longas filas formadas no primeiro turno da votação. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio, cerca de 3,2 milhões de eleitores que tiveram seus dados aproveitados pela parceria foram identificados biometricamente.

A medida será mantida no segundo turno, informa o TRE. “É importante destacar que, no segundo turno, esses eleitores, bem como aqueles que já fizeram o cadastro na Justiça Eleitoral, serão novamente identificados por meio de suas digitais no momento da votação. Em qualquer caso, se as digitais não forem reconhecidas após quatro tentativas, o mesário, utilizando sua própria digital, liberará o acesso do eleitor à urna eletrônica.”

Estadão

O antes e o depois. Pira Olímpica dos jogos indígenas em Marudá em 2013

PIRA DOS JOGOS INDÍGENAS DO PARÁ REALIZADO EM MARUDÁ NO ANO 2013.
Os Jogos dos Povos Indígenas é um evento socioesportivo, criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena, com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. Sendo um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América. Wikipédia



Veja o que era antes:


 


Veja o que é agora:





quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PREFEITURA DE MARAPANIM INICIA SERVIÇOS NAS RUAS DO DISTRITO DE MARUDÁ


Fonte: PMM eFoto: PMM


PREFEITURA DE MARAPANIM INICIA SERVIÇOS NAS RUAS DO DISTRITO DE MARUDÁ

A prefeitura de Marapanim – em parceria com o Governo do Estado – iniciou na manhã de sexta-feira, 7 de setembro, os serviços de terraplanagem nas ruas que serão asfaltadas no Distrito da Praia de Marudá.

Equipe da prefeitura vem acompanhando os serviços em Marapanim; e, agora em Marudá, cumprindo o projeto técnico estabelecido pela prefeitura em parceria com estado.




Entrevista a TV Cidade Verde Infraestrutura, logística, educação, econo...

Pernambucano e paraense vencem a Corrida do Círio pela 2ª vez

Márcio Leão e Franciane Santos voltaram a sentir o sabor de conquistar a prova.



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Furacão Willa atinge o México com ventos de 195 km/h

Furacão Willa: Trabalhadores colocam placas de de madeira nas janelas de comércio em Porto de Mazatlan, no estado de Sinaloa: precaução contra furacão 'explosivo' – 22/10/2018
© AFP Trabalhadores colocam placas de de madeira nas janelas de comércio em Porto de Mazatlan, no estado de Sinaloa: precaução contra furacão 'explosivo' – 22/10/2018

Furacão Willa: Imagem captada por satélite mostra avanço do furacão Willa, rumo a costa Pacífica mexicana – 23/10/2018
© AFP Imagem captada por satélite mostra avanço do furacão Willa, rumo a costa Pacífica mexicana – 23/10/2018

VEJA.com


segunda-feira, 22 de outubro de 2018

China inaugura maior ponte marítima do mundo

Megaobra de 55 quilômetros de extensão inclui trechos de estradas, três pontes, ilhas artificiais e túnel subaquático
© picture alliance/dpa/MAXPPP Megaobra de 55 quilômetros de extensão inclui trechos de estradas, três pontes, ilhas artificiais e túnel subaquático
Obra de 55 km que inclui túnel subaquático e interliga Hong Kong, Macau e China continental é inaugurada com dois anos de atraso e custo acima do previsto. Opositores acusam integração forçada de regiões autônomas.

A maior ponte marítima do mundo, que liga as cidades de Hong Kong e Macau a Zhuhai, na China continental, será inaugurada nesta terça-feira (23/10) com dois anos e atraso e envolta em escândalos relacionados aos altos custos e fins políticos do projeto.

A megaobra de 55 quilômetros de extensão, que compreende trechos de estrada, três pontes, ilhas artificiais e um túnel subaquático, faz parte de um ambicioso projeto para integrar economicamente 11 cidades no delta do Rio das Pérolas, incluindo as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau.

Em construção desde 2009 e planejada para ser inaugurada em 2016, a ponte será aberta ao público nesta quarta-feira, no dia seguinte a uma cerimônia com a presença do presidente Xi Xinping e outras autoridades.

As três pontes da estrutura são capazes de suportar ventos de até 340 quilômetros por hora. Um túnel de 6,7 quilômetros de extensão, conectado às pontes por duas ilhas artificiais, foi construído para que não houvesse interferência nas rotas do comércio marítimo.

Apesar de ser um feito inédito de engenharia que levou quase uma década para ser concluído, a ponte é vista com indiferença por muitos em Hong Kong, não apenas em razão dos atrasos e do superfaturamento da obra, mas por ser um símbolo de integração à China continental numa cidade onde muitos preferem a autonomia.

Após 150 anos como colônia britânica, Hong Kong se vê como politica e culturalmente distante da China continental. Com o retorno da soberania chinesa sobre a região, muitos avaliam que, na última década, houve uma redução das liberdades legais e políticas.

Opositores afirmam que a ponte é um entre vários megaprojetos iniciados pelo governo de Hong Kong para reaproximar a região autônoma e a China, que incluiriam trens de alta velocidade entre Ghangzhou e Shenzhen, na parte continental, e um museu-satélite do Museu do Palácio de Pequim, onde estão expostos artefatos da China imperial.

Os custos da construção, que chegaram a 6,4 bilhões de euros, também são alvos de críticas. Hong Kong terá de arcar com o equivalente a cerca de 1 bilhão de euros pela ponte principal, além de outros bilhões referentes aos custos das estradas de ligação e instalações de fronteira.

O Departamento de Transportes de Habitação de Hong Kong afirmou que os altos custos se justificam em razão de problemas imprevisíveis provenientes de "condições complicadas para a construção em alto mar, dificuldades de construção, aumento no custo dos materiais e mão de obra, além dos refinados esquemas de construção e design".

Muitos, porém, entendem que é um custo alto demais para uma ponte que não será totalmente aberta ao público. Para atravessá-la será exigida uma habilitação especial, de acordo com a seção a ser utilizada, e muitos terão de utilizar serviços de ônibus para ir a Macau ou à China continental.

Desde o início do megaprojeto, nove trabalhadores morreram e mais de 200 ficaram feridos. Seis empresas contratadas foram multadas por colocar os trabalhadores em risco.

RC/dpa/ots

domingo, 21 de outubro de 2018

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