NOTÍCIAS MAIS VISTAS NO ANO

Pergunte à Tina

Vida e Lazer - Saúde e bem Estar

Caro leitor: Pergunte à Tina - Escrito por Tina 
Imagem relacionadaCaro leitor, 
Sou a Tina eletrônica e tenho a tarefa difícil de responder as perguntas e duvidas que podes ter (eu tenho muitas) sobre a saúde sexual e reprodutiva. Não estou aqui porque sei mais do que tu, mas simplesmente porque acho este é um assunto no mínimo interessante, e que ocupa muito do nosso tempo (sentados sozinhos a questionar, duvidar, ou na companhia de outros)! Nesta coluna vou responder a algumas perguntas que já me foram feitas sobre este assunto! Então, se tu também tiveres perguntas que te afligem, ou que apenas queiras clarificar ou verificar o que sabes, envia-me uma mensagem por correio eletrônico!
Mandem suas perguntas para o e-mail: averdademz@gmail.com
Elas podem vim a ser postadas aqui.
=======================================================================


Pergunta a Tina: estou enfrentando muitos ataques de ciúme e de medo de perde-la!

07/05/2020 - Oi Tina respondo pelo nome de Jorge Luís tenho 17 anos de idade, estou namorando com uma moça de nome Olga, ela tem 17 anos de idade estou enfrentando muitos ataques de ciúme e de medo de perde-la; Antigamente ela namorou comigo deixamos-nos por motivos de ela ter encontrado outro homem envolveu-se sem protecção e o tal homem tinha umas DTSs de nome gonorreias depois disso eu vi os sintomas que ela estava a enfrentar logo descobri o que se passava porque um amigo meu passou por essa doença, nos conversávamos éramos como simples amigos depois de nos separarmos claro. Mesmo assim insiste em ajuda-la porque eu ainda a amava ela confessou que sim envolveu-se sem protecção e eu ajudei-a a superar isso, eu pedi-a para conversar com o antigo namorado dela sobre a doença ele nem quis ouvir até disse-a que já não a queria mas; Acompanhei-a todos processos dela finalmente graças a um bom deus ela curou-se, inicialmente ela conheceu o moço pelo facebook e o outro que estou suspeitando é quase a mesma coisa são factos idênticos tenho assim não sei como iniciar falar com ela peço ajuda. Jorge

Jorge aqui nesta coluna o assunto são mais problemas sobre saúde sexual e reprodutiva até por não tenho nenhum receita ou tratamento para recomendar mas posso aconselhar-te a ter muita calma. És jovem e poderás conhecer outras raparigas por quem ainda irás de apaixonar. Mas se o teu desejo é ficar com a Olga sugiro que conversem com honestidade e respeito mútuo, tentem encontrar o melhor caminho para vocês. Quando ao sexo continua a fazer com protecção.
========================================================================


Pergunta a Tina: percebi que o órgão dela estava com um aspecto muito aberto, será que não pode ter tido uma transa antes da nossa?

30/01/2018 - Estou com uma inquietação, ontem transava com a minha esposa, só que senti que o órgão genital dela muito diferente, isto é, estava muito molhado e fazia-se sentir aquele barulho de molhado na hora de movimento de vai e vem, e percebi que o órgão dela estava com um aspecto muito aberto, será que não pode ter tido uma transa antes da nossa?

Não, estimado leitor, não é possível concluir que a sua esposa teve uma transa só porque você teve a sensação subjectiva de que o órgão dela estava mais aberto. Você está a pensar que ela pode ter tido uma transa com outra pessoa com um pénis de maior diâmetro que o seu, o que é pouco provável, pois o diâmetro do pénis humano varia muito pouco. Mesmo que isso tivesse acontecido, a vagina rapidamente voltaria ao seu tamanho habitual. Não deve esquecer que a elasticidade da vagina é tão grande que até dá passagem à cabeça de um bebé, durante o parto.

Então, me parece que você não está a pensar bem. Aliás, a sua pergunta sugere que o seu relacionamento com a sua esposa não deve estar muito bem. Esses assuntos íntimos pessoais entre um casal devem ser conversados e resolvidos através do diálogo. Aconselho a conversar calma e diplomaticamente com a sua esposa sobre a sua preocupação.
========================================================================

Pergunta a Tina: eu e a minha parceira fizemos tratamento da sífilis mas não passa

19/09/2017 - Oi, mana Tina. Eu tenho uma pequena preocupação, creio que estejas em altura de me ajudar. Eu e a minha parceira fizemos tratamento da sífilis, e passados alguns meses, ela foi fazer controle, descobriu-se que a doença ainda persiste. Gostaria de saber qual é o motivo de não passar, se ambos fizemos tratamento?

Oi, mano. A sífilis é uma Infecção de Transmissão Sexual (ITS) que é muito fácil de curar, simplesmente com uma ou várias injecções, conforme o estágio em que a doença se encontra. O que acontece é que o teste de laboratório habitualmente usado para diagnosticar esta doença, chamado VDRL, não detecta o micróbio causador da doença, mas apenas os anticorpos produzidos pelo organismo humano contra a presença do tal micróbio (é idêntico ao teste do HIV, que não detecta o vírus, mas apenas os anticorpos anti-HIV produzidos pelo corpo). E os ditos anticorpos produzidos contra o agente causador da sífilis podem estar presentes no organismo humano durante muito tempo, mesmo depois de ele ter sido eliminado. Assim, é normal que uma pessoa que fez tratamento e está curada, ainda tenha um resultado positivo. Não é preciso que o VDRL fique negativo para dizer que a sífilis está curada. Até há casos de pessoas que curaram, mas permanecem a vida inteira com um resultado positivo.

Portanto, não precisas ficar preocupado. O melhor será que dentro de seis meses façam o teste novamente. É bem possível que ainda seja positivo. O VDRL positivo tem graduações, chamadas titulações, de maior ou menor intensidade, conforme a maior ou menor presença de anticorpos. O que é importante é confirmar que se regista uma diminuição das titulações. E repetir mais uma vez depois de um ano e acompanhar a redução das titulações, como indicativo da cura. Quanto mais tempo passar, menores serão as titulações, podendo até ficar negativas após alguns anos. De qualquer maneira, é também conveniente que façam o teste do HIV, como recomendado para qualquer pessoa que apanhou uma ITS. E não se esqueçam de usar a camisinha, que é muito eficaz na prevenção da sífilis e todas as outras ITS, como o HIV.
========================================================================

Pergunta a Tina: O meu parceiro, quase todas as vezes que nos relacionamos, ele tem tido ejaculação precoce

04/09/2017 - Ajude-me a entender se é que se trata de algo normal. O meu parceiro, quase todas as vezes que nos relacionamos, ele tem tido ejaculação precoce/involuntária. Por vezes, não tem passado por isso, o que ele próprio admira.

Sim, é normal, e acontece com muitos homens. Não se trata de uma doença. Quase sempre, tem causas psicológicas e resulta essencialmente de uma grande ansiedade que acompanha o acto sexual, quando o orgasmo é encarado como o seu objectivo principal.

Normalmente, este problema surge nos homens que estão muito ansiosos, querem penetrar rápido, e não dão a devida atenção aos preliminares que devem preceder a penetração. Portanto, a melhor maneira de evitar isto é que o teu parceiro se concentre mais nos preliminares, sem se preocupar com o orgasmo.

O ideal seria que, antes da penetração, ele troque beijos, carícias, afagos, etc., ao ponto de te proporcionar um ou mais orgasmos. Assim, ele se sentirá mais confiante e certamente estará em melhores condições para controlar a sua ejaculação.
========================================================================

Pergunta a Tina: Será que depois de colocar o implante, a moça ainda pode engravidar?

02/07/2017 - Olá Tininha, tudo bem? Será que depois de colocar o implante, a moça ainda pode engravidar?

Não, não pode engravidar, porque o implante é exactamente para evitar a gravidez. E a sua eficácia é de quase 100%. Portanto, são extremamente raros os casos de mulheres que engravidaram apesar de terem o implante.
========================================================================

Pergunta a Tina: quando vou urinar arde muito!

01/07/2017 - Bom dia Tina, sou o Deivid, por favor me ajuda que eu não aguento mais quando vou urinar arde muito o canal e está sempre saindo um líquido... por favor responde-me quanto antes, eu estou desesperado e não sei o que fazer.

Bom dia Deivid, infelizmente não te posso aconselhar mais do que dirigires-te a uma unidade sanitária ou a uma clínica, para fazeres análises e receberes o respectivo tratamento. Poderás ter uma infecção urinária, ou talvez uma Infecção de Transmissão Sexual (ITS), mas a descrição que fazes não é suficiente para poder tirar conclusões. Boa sorte!
========================================================================

Pergunta a Tina: Até agora não consigo me excitar

30/06/2017 - Boa dia Tina, aqui Raul, de Chimoio. Tenho uma dúvida/preocupação com a minha vida sexual. Há dias atrás tentei tranzar com a minha parceira, mas o meu pénis ficou meio mole e não consegui penetrar ela. Tentámos por mais duas vezes, mas não deu certo, angustiado depois que ela se foi, tentei a masturbação consegui ejacular depois de muito tempo com o pénis mole. Até agora não consigo me excitar quando vejo meninas de mini-saia na rua. O que será? Me ajude por favor!

Bom dia Raul. Que bom ter notícias do Chimoio.

Não é nada, querido Raul, trata-se apenas de uma fase que vai passar com o tempo. É resultado da frustração que tu tiveste (e a tua parceira, certamente também) com essa experiência mal sucedida. Primeiro, precisas saber que isso não é uma doença, e já aconteceu a muitos jovens, se não a maioria, alguma vez no decurso das suas vidas sexuais. Segundo, deves evitar insistir repetidamente na penetração, depois de uma tentativa sem sucesso, pois isso aumenta ainda mais a frustração.

Finalmente, a solução definitiva seria modificares a tua atitude perante o sexo: ver o sexo como uma troca de amor, carinho, afecto, através da qual se dá e recebe prazer, e não apenas sexo como erecção-penetração-ejaculação-orgasmo. Este tem a agravante de, quase sempre, ser um prazer de menor duração, muitas vezes de poucos minutos ou até segundos apenas (como a maioria dos animais). Tens que investir mais nas fantasias do jogo erótico que pode durar horas, com muito mais prazer para a tua parceira e para ti.

Mas primeiro, deixa passar um tempinho, não vais já a correr procurar fazer sexo. Esquece as meninas de mini-saia na rua, descontrai, e pensa que... amanhã é outro dia... Boa sorte, Raul!
========================================================================

Pergunte a Tina... o que fazer se sai da vagina um líquido espesso e mal-cheiroso em pleno acto sexual

26/06/2017 - Olá mana Tina! Sou uma jovem de 21 anos. Tem saído um líquido com uma substância espessa branca da vagina e com cheiro durante as relações sexuais com o meu namorado. Fui ao hospital, onde me deram um medicamento de dose única e passou, mas ainda aparece durante as relações sexuais mas já em pequenas quantidades e sem cheiro. Fico preocupada com isso. O que faço?

Querida, embora pela descrição que dás da situação possa ser uma ITS, as mulheres libertam outros tipos de líquidos ou mucos. Durante a excitação sexual, produzimos um líquido viscoso, fino e transparente que ajuda a lubrificar o canal para o acto sexual; quando atingimos o orgasmo ou ejaculamos apenas, sai um líquido menos viscoso, que se parece com urina branca; durante o período fértil, mesmo perto da ovulação, produzimos e libertamos uma espécie de líquido pastoso branco e sem cheiro, que pode parecer água de arroz ou queijo branco, que é até um sinal de que estamos fertilíssimas para engravidar.

O corrimento é um fluxo ou descarga vaginal, que sai com um volume aumentado, e que muitas vezes é acompanhado de mau cheiro, comichão, irritação e ardência na área genital. Ele está geralmente associado ao desenvolvimento de fungos (ou bactérias) na flora vaginal, ou a alguma ITS.

O corrimento associado a uma ITS requer que o tratamento seja feito por ambos. Se só tu fizeste o tratamento, é possível que o teu parceiro esteja ainda infectado pela ITS. Sendo assim, devem voltar à unidade sanitária onde devem procurar Aconselhamento e Testagem de Saúde e seguirem o tratamento na íntegra, incluindo o uso do preservativo.
========================================================================

Pergunta a Tina: Até agora não consigo me excitar

25/06/2017 - Boa dia Tina, aqui Raul, de Chimoio. Tenho uma dúvida/preocupação com a minha vida sexual. Há dias atrás tentei tranzar com a minha parceira, mas o meu pénis ficou meio mole e não consegui penetrar ela. Tentámos por mais duas vezes, mas não deu certo, angustiado depois que ela se foi, tentei a masturbação consegui ejacular depois de muito tempo com o pénis mole. Até agora não consigo me excitar quando vejo meninas de mini-saia na rua. O que será? Me ajude por favor!
========================================================================

Pergunta a Tina: o chichi é branco como cristal, porque será?


04/05/2017 - Olá, querida Tina, tudo bem? Peço que ajude-me por favor. Tinha corrimento que fazia com que a minha menina ardesse, parece que estava queimando. Mas durante o tratamento parou. De repente, começou a sair um corrimento que parece leite e urino muito depois de consumir algo com açúcar. E o chichi é branco como cristal. Porque será? Por favor, ajuda-me.

Olá, querida. Tudo bem por aqui. Dá a impressão que estás com uma ITS (Infecção de Transmissão Sexual). O tratamento que fizeste, possivelmente não foi o apropriado. Ou talvez não cumpriste correctamente as recomendações que sempre devem ser seguidas quando se faz o tratamento de uma ITS. E essas recomendações são simples, podendo ser assim resumidas:

O teu parceiro sexual também tem que fazer o tratamento correctamente, ao mesmo tempo que tu, mesmo que não tenha sinais ou sintomas da infecção. Se não o fizerem, e se continuarem a ter relações sexuais, a infecção não vai acabar. É absolutamente necessário que ambos façam o tratamento;

Também é preciso abstinência sexual (não ter relações) durante o tratamento;

Finalmente, se os sintomas continuarem sete dias depois de iniciado o tratamento, é preciso voltar à unidade sanitária. Por isso, deves procurar tratamento de novo, explicar os tratamentos que recebeste e como os tomaste, e honestamente, se cumpriste as recomendações acima mencionadas.

É possível que tenhas que repetir o mesmo tratamento, ou receber um tratamento diferente, juntamente com o teu parceiro, mas agora correctamente. Também é obrigatório que faças um teste do HIV, juntamente com o teu parceiro.


Entretanto, porque não usar sempre o preservativo? Ele é muito eficaz para prevenir este tipo de infecções, e também a gravidez.
========================================================================


Pergunta a Tina: é possível engravidar amamentando?


04/05/2017 - É possível engravidar amamentando e antes de ver o período? Mirela


Olá Mirela. Em princípio, a mulher que está a amamentar não engravida enquanto não começar a menstruar, se amamentar dia e noite só com o leite do peito até aos 6 meses.
========================================================================


Pergunta a Tina: masturbei-me por um longo tempo e isso me levou a uma impotência sexual


04/05/2017 - Tina, tenho 20 anos, masturbei-me por um longo tempo e isso me levou a uma impotência sexual. Agora quero fazer relações sexuais e está sendo impossível.

Caro amigo, como é possível um homem de 20 anos ser impotente? Isso não existe! Tem calma, não se passa nada contigo, fica tranquilo. A verdadeira impotência é uma situação muito rara, e muito menos em jovens de 20 anos. Tira daí o sentido, amigo! Trata-se simplesmente de uma situação transitória que, mais cedo ou mais tarde, será ultrapassada.

A masturbação prolongada não causa impotência. Isso é apenas um mito sem uma base consistente.

E a prova disso é que há milhões e milhões de homens que se masturbaram por um longo tempo e no entanto têm uma vida sexual perfeitamente realizada e feliz.

Dizes que está sendo impossível fazer relações sexuais. O que significa isso? Não consegues uma erecção? Perfeitamente normal. Quase todos os jovens passam por isso.


Fica calmo, relaxa, tenta deixar de pensar em sexo durante uns tempos, e entretanto, reflecte sobre o que é que realmente tu esperas do sexo com uma mulher, e sobretudo sobre as ligações entre sexo e amor. Valeu? Tudo de bom para ti, meu querido.
========================================================================


Pergunta a Tina: meu namorado está com uma dor no pénis e o xixi dele sai muito amarelado


04/05/2017 - Olá Tina, meu namorado está com uma dor no pénis e o xixi dele sai muito amarelado, quando ele anda pára de doer, mas quando ele fica deitado ou sem se movimentar, a dor vem, e dói mais na virilha. Larissa

Olá Larissa, infelizmente não te posso ajudar muito. É preciso que o teu namorado se dirija a uma unidade sanitária para fazer análises e o respectivo tratamento. Parece tratar-se de uma infecção urinária, ou eventualmente uma Infecção de Transmissão Sexual (ITS), mas a descrição que fazes não permite tirar conclusões.

De qualquer modo, uma pessoa que apanhou uma ITS, sempre deve fazer o teste do HIV, juntamente com a/o sua/eu parceira/o.


E não te esqueças, a camisinha protege das ITSs e evita a gravidez. Se a usarem, o teu namorado e tu, para a próxima não terão problemas. Boa sorte!
========================================================================

Pergunta a Tina: tenho rápido desinteresse logo que início uma relação

28/04/2017 - Bom dia, mana Tina. Eu apaixono-me por alguém, mas logo que me envolvo com ela, a minha tendência é de terminar e me apaixonar por mais alguém, assim sucessivamente. Contudo, mesmo sem ter me envolvido com elas sexualmente. Isto é, tenho rápido desinteresse logo que início uma relação.

Estimado leitor, as suas preocupações vão além das minhas possibilidades de dar qualquer ajuda que seja.

Mas entendo que isso representa uma aflição importante na sua vida.

Talvez possa ajudar se você fizer uma pausa, deixar de se relacionar com o sexo oposto durante uns meses. Entretanto, meditar séria e honestamente sobre o que é que realmente Você deseja de uma mulher quando se envolve com ela.

Parece-me que você mesmo, sozinho, será capaz de ultrapassar o seu problema. E não se esqueça que o amor é a melhor coisa que existe entre os homens... e as queridas mulheres...
========================================================================


Pergunta a Tina: minha parceira esteve grávida e fez aborto, agora tem perfuração uterina, já não vai engravidar?


28/04/2017 - A minha parceira esteve grávida e fez aborto há dois anos, foi fazer controlo este ano e disseram-lhe que tem perfuração uterina, assim já não vai engravidar?

Caro leitor, infelizmente não posso ajudar-te, pois seria necessário conhecer mais detalhes. Perguntas-me se ela já não vai engravidar. O melhor, é mesmo fazer essa pergunta a quem identificou a dita perfuração.


Só esclarecer que uma perfuração uterina não é com certeza, pois uma perfuração uterina é uma situação urgente muito grave que geralmente requer uma intervenção cirúrgica. Eventualmente, ela poderá ter tido uma perfuração uterina quando fez o aborto, no passado. Mas isso não significa que não virá a engravidar. No entanto, se tal acontecer, a gravidez deverá ser controlada regularmente por um médico, e eventualmente considerar a possibilidade de o parto ser feito por cesariana.
========================================================================


Pergunta a Tina: o chichi é branco como cristal, porque será?


28/04/2017 - Olá, querida Tina, tudo bem? Peço que ajude-me por favor. Tinha corrimento que fazia com que a minha menina ardesse, parece que estava queimando. Mas durante o tratamento parou. De repente, começou a sair um corrimento que parece leite e urino muito depois de consumir algo com açúcar. E o chichi é branco como cristal. Porque será? Por favor, ajuda-me.

Olá, querida. Tudo bem por aqui. Dá a impressão que estás com uma ITS (Infecção de Transmissão Sexual). O tratamento que fizeste, possivelmente não foi o apropriado. Ou talvez não cumpriste correctamente as recomendações que sempre devem ser seguidas quando se faz o tratamento de uma ITS. E essas recomendações são simples, podendo ser assim resumidas:

O teu parceiro sexual também tem que fazer o tratamento correctamente, ao mesmo tempo que tu, mesmo que não tenha sinais ou sintomas da infecção. Se não o fizerem, e se continuarem a ter relações sexuais, a infecção não vai acabar. É absolutamente necessário que ambos façam o tratamento;

Também é preciso abstinência sexual (não ter relações) durante o tratamento;

Finalmente, se os sintomas continuarem sete dias depois de iniciado o tratamento, é preciso voltar à unidade sanitária. Por isso, deves procurar tratamento de novo, explicar os tratamentos que recebeste e como os tomaste, e honestamente, se cumpriste as recomendações acima mencionadas.

É possível que tenhas que repetir o mesmo tratamento, ou receber um tratamento diferente, juntamente com o teu parceiro, mas agora correctamente. Também é obrigatório que faças um teste do HIV, juntamente com o teu parceiro.


Entretanto, porque não usar sempre o preservativo? Ele é muito eficaz para prevenir este tipo de infecções, e também a gravidez.
========================================================================


Depois de urinar logo no fim saem umas últimas gotas de sangue porquê?

28/03/2017 - Boa tarde tem algo estranho acontecendo comigo. Depois de urinar logo no fim saem umas últimas gotas de sangue porquê?

Caro leitor, as tuas queixas, embora descritas brevemente, indicam que deves ter apanhado bilharziose. Esta doença apanha-se ao tomar banho ou lavar roupa em lagoas, rios ou outras colecções de água doce. Se estiveste numa destas situações recentemente, deve ser mesmo bilharziose. Felizmente que é uma doença de fácil tratamento, apenas alguns comprimidos, tomados num único dia.

Portanto, o que deves fazer é dirigir-te a um centro de saúde, para obteres esse tratamento, tão depressa quanto possível. Isto porque, se a bilharziose não for tratada, pode continuar a avançar sem que te apercebas, porque pode não dar sintomas, e evoluir ao fim de alguns anos para situações muito graves e até com risco de morte, como o cancro da bexiga.

Deves também evitar tomar banho nas condições acima referidas, pois podes apanhar a infecção novamente.

Boa sorte!
========================================================================

Após a ejaculação não sinto aquela sensação de alívio corporal-psicológico

28/03/2017 - Boa tarde mana Tina, aqui Betinho, tenho 25 anos, e espero que esteja tudo bem consigo. Ando a preocupar-me bastante com minha saúde sexual. Eu comecei a namorar há sensivelmente seis anos e durante este período, me relacionei com algumas moças, e das vezes que tive experiências sexuais com elas nunca saí satisfeito. Isso porque durante as experiências sexuais que tive com elas, só sentia prazer no momento de ejaculação, e após a ejaculação não sinto aquela sensação de alívio corporal-psicológico e isso é acompanhado de ejaculação precoce e sempre depois da relação, sinto-me fatigado. Já não sei se a ansiedade seria um dos motivos pelos quais não senti prazer e a ejaculação precoce. Por favor peço ajuda, mana Tina.

Boa tarde, mano Betinho. Estou bem, obrigada, não sei o teu lado?

Fico contente por pedires ajuda para um problema tão privado. Realmente, se a tua preocupação já dura desde há seis anos, é natural que te seja difícil resolver o problema por ti só. Posso imaginar a frustração porque andas a passar e o respectivo impacto psicológico na tua vida. E parabéns também por já teres feito o teu próprio diagnóstico: ansiedade. O teu problema é mesmo esse, ansiedade apenas.

E não é tão complicado de resolver como se possa pensar.

Depende apenas de ti próprio. E não precisas tomar medicamentos ou receber tratamentos especiais. Tudo é apenas um problema de atitude própria perante o sexo.

Se queres deixar de ter ejaculação precoce, precisas deixar de pensar que sexo é igual a penetração e ejaculação. Sexo prazeroso não é isso.

O teu problema é só a ansiedade que tu próprio crias em relação ao orgasmo e ejaculação.

Tens que começar a encarar a(s) tua(s) parceira(s) não como um meio para atingir um orgasmo, ejaculando. Mas sim, como uma fonte de prazer, durante horas, se vocês quiserem, na maior das calmas e descontrações, sem pressas, naquilo a que costuma chamar-se “preliminares” – beijos, carícias, abraços, amasso, afagos, manipulações, titilações, e mil e uma outras maneiras, para além da penetração/ejaculação – que devem anteceder a penetração.

Não tenhas pressa, esquece o orgasmo e a ejaculação, concentra-te no prazer que o só o sexo pode dar, e verás que tudo vai fluir normalmente.

Podes estar certo de que em geral, podes fazer com que uma mulher se sinta plenamente satisfeita e realizada com estas carícias apenas, que lhes proporcionam muito prazer, e os orgasmos que vocês quiserem, durante o tempo que vos apetecer, principalmente se elas forem acompanhadas de muito amor e carinho.

E tu podes cavalgar esta onda, com muita calma e prazer...

A tua erecção, orgasmo e ejaculação nem fazem falta a uma mulher. A mulher não está nem aí.

Podes crer que a ternura, o carinho e o amor são incomparavelmente mais importantes para a maioria das mulheres.

Quanto à fadiga que sentes depois de ejacular, ela é normal. Todos os homens a sentem. Até porque, ao contrário das mulheres, que conseguem ter orgasmos repetidos sem dificuldade, a fisiologia do orgasmo masculino inclui um chamado período refractário, durante o qual todo o homem não consegue ter sequer uma erecção. Portanto, nesse aspecto não precisas preocupar-te. E deves imaginar que, logicamente, este período refractário poderá ser mais prolongado depois de uma frustrante ejaculação precoce e um orgasmo insatisfatório, não?

Querido mano Betinho, descontrai, pensa que o que se passa contigo não é mais que um desajuste que tu próprio podes transformar em temporário, que já outros milhões de jovens como tu ultrapassaram, e que tu vais conseguir dominar sozinho, de uma maneira muito simples: aprender a amar com naturalidade.

E não te esqueças que em geral, as mulheres possuem aquele tolerante instinto maternal misterioso, que tem o condão de deixar o homem à vontade, perante as suas frustrações sexuais, como a ejaculação precoce de que te queixas, e de que não precisas envergonhar-te.

E nunca te esqueças: o amor cura tudo! Boa sorte e boas sessões sexuais para ti!
========================================================================


Tenho 19 anos e ainda sou virgem

28/03/2017 - Olá Tina, tenho 19 anos e ainda sou virgem, gostaria de saber se isso pode trazer algum problema (alguns danos, do tipo feridas/dores por aí em diante, no meu órgão sexual) na minha primeira relação sexual?

Ser virgem aos 19 anos é completamente normal. Não te preocupes, pois isso não te vai dar nenhuns problemas, e muito menos feridas ou dores no órgão sexual. Não precisas ter pressa, tudo tem o seu tempo. Terás sexo quando chegar a hora, quando o desejares, quando o decidires conscientemente, e não por acaso. Chegará um dia em que vais encontrar uma pessoa que amas verdadeiramente e com quem irás fazer sexo sem problema nenhum.

Mas não esqueças, embora fazer sexo seja muito bom, também pode dar problemas, especialmente Infecções de Transmissão Sexual (ITS), incluindo o HIV, e a gravidez indesejada. Felizmente, há uma maneira simples de evitar estes problemas: usar a camisinha. Por isso, nunca é demais insistir para o uso da camisinha. Viva a camisinha!
========================================================================


Descobri que tenho ITS, perguntei à minha namorada se ela saiu fora ou não, ela jura que não

28/03/2017 - Olá mana Tina, boa tarde. Eu sou Merven, peço a sua ajuda. Hoje fui ao hospital porque sentia comichão no meu órgão genital masculino. Lá, descobri que tenho ITS, perguntei à minha namorada se ela saiu fora ou não, ela jura que não. Já não sei como tive essa doença. Será que ela está a mentir ou traiu-me?

Olá, mano Merven. A pergunta que me colocas é impossível de responder. Não tenho como satisfazer a tua curiosidade.

Só posso dar uma ajuda para compreenderes que é bem possível que a tua namorada não esteja a mentir: acontece que muitas vezes, as ITSs (Infecções de Transmissão Sexual) não dão quaisquer sinais ou sintomas, isto é, tens uma infecção, mas não te dás conta que a tens, pois ela não se manifesta. E isto é especialmente frequente entre as mulheres, mais do que nos homens.

E de repente, por qualquer circunstância, nomeadamente por uma redução da imunidade (que pode acontecer devido a inúmeros factores, como a gravidez, por exemplo), essa infecção pode começar a dar sinais e sintomas. Então, a pessoa descobre que tem uma ITS.

Outra possibilidade é que o diagnóstico que te fizeram no hospital esteja errado; uma comichão no órgão genital masculino pode não ser devida a uma ITS. De qualquer modo, é recomendável que, juntamente com a tua namorada, façam um teste do VIH.

Também, não esqueçam que usando a camisinha, esses problemas não se colocam, e o sexo é muito mais seguro.

Todas as postagens acima são de A Verdade - Pergunte à Tina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

Publicidade Google

Publicidade Portal das Malas

Portal das Malas

Publicidade Shoptime

Publicidade Submarino

Publicidade recargapay

Publicidade Timecenter

Publicidade Americanas.com

Publicidade Euro

Publicidade Trocafone

Publicidade Motorola

Publicidade Plantei

Publicidade Veloe

Publicidade Shoptime

Lançamentos de Cama, Mesa e Banho com até 50% de Cashback, receba até R$70 reais de volta
Lançamentos de Cama, Mesa e Banho com até 50% de Cashback, receba até R$70 reais de volta

Publicidade JetRadar

Jetradar

Publicidade PagSeguro

PagSeguro BR

Publicidade Sumup