google.com, pub-2731858685813957, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Site Último Fato: Notícias da África

Notícias da África



CAPITAL NAMPULA - BAIRRO DOS POETAS: Escombros de barracas ameaçam segurança dos transeuntes
Sábado, 02 de outubro de 2021


A FALTA de remoção do entulho que resultou da demolição de diversas barracas no âmbito de uma campanha do Conselho Municipal da Cidade de Nampula em 2019 está a perigar a integridade física dos transeuntes em alguns locais do Bairro dos Poetas, próximo dos bombeiros.


Por exemplo, as paredes e o tecto de uma nova construção que estava a ser erguida em betão há cerca de dois anos foram demolidas parcialmente por uma equipa multiforme da autarquia, composta por funcionários e agentes da Polícia Municipal, mas os destroços mantêm-se desde lá a esta parte à espera de remoção completa.


Contam alguns moradores da zona que uma comissão de moradores já esteve em diversas ocasiões no Conselho Municipal para solicitar a remoção do entulho, mas este tem feito ouvidos de mercador, alegando que o dono da obra é quem deve ter a responsabilidade de removê-lo.


“Veja só que nós temos crianças que por vezes sem darem conta brincam por debaixo dos escombros. Como crianças não imaginam o risco que tal representa para as suas vidas. Como pais pedimos a quem de direito que retire os escombros o mais urgente possível”, comentou António Landini.


O entrevistado referiu que fica mais preocupado ainda porque – afirma – sabe que qualquer incidente que acontecer na sequência do desabamento de uma parede ninguém vai prestar qualquer ajuda às vítimas.


Foram vários os residentes do Bairro dos Poetas que mostraram a sua apreensão, tendo em conta que a zona é simultaneamente comercial e residencial, com uma movimentação desusada todos os dias.


“Houve uma altura em que os marginais se albergavam nestes escombros mas fizemos um trabalho junto à Polícia e felizmente os marginais saíram do local”, contou Abdou Amido, um comerciante estrangeiro que tem a sua barraca próximo do local.


Para além desta situação, ainda no Bairro dos Poetas, a nossa Reportagem identificou mais dois locais onde os moradores dos prédios convivem com escombros resultantes da campanha de demolição de obras que alegadamente estavam a acontecer de forma ilegal, embora com documentação emitida pela edilidade.


Contactado para pronunciar-se sobre o assunto, o director de Comunicação e Imagem na autarquia, Nelson Carvalho, disse que não tinha conhecimento da existência dos escombros e garantiu que iria coordenar com os colegas do sector responsável para se sanar a situação.


As demolições surgiram na sequência de um despacho da Procuradoria-Geral da República em Nampula, que instou o Município a fazer valer a lei camarária, tendo em conta o interesse público e o bem-estar dos munícipes.


No Bairro dos Poetas a maior parte das barracas que foram demolidas estavam a ser construídas por cidadãos de nacionalidade estrangeira, que actualmente dominam o comércio na terceira maior urbe do país.


Algumas barracas estavam a ser erguidas defronte da entrada principal de um prédios ou em garagens e pátios comuns, o que impedia a livre circulação dos moradores, que exigiram a sua demolição.


Na altura o vereador do pelouro de Infra-Estruturas, Urbanização e Meio Ambiente, Torres Colarinho, explicou que a destruição coerciva das barracas foi consequência da teimosia dos respectivos proprietários, que depois de avisados para em 15 dias procederem à remoção voluntária não acataram a ordem.


Segundo a fonte, a construção de alguns estabelecimentos comerciais em locais impróprios, violando o preceituado no código da postura camarária, foi permitida pelos antigos gestores do município.

Fonte: online noticias

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Governo precisa de sete mil milhões para gestão de deslocados

O GOVERNO precisa de um total de sete mil milhões de meticais para o plano de gestão dos deslocados devido aos ataques terroristas em Cabo Delgado, anunciou ontem (12) o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).

O valor vai servir para melhorar as condições de alimentação, abrigo e educação, bem como relançar o sector privado e incentivar pequenas actividades para geração de rendimento nas populações deslocadas, disse Luísa Meque, directora geral do INGD, durante uma reunião com quadros do Governo e parceiros em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado.

Segundo a fonte, até ao momento, as autoridades têm assegurado cerca de 600 milhões de meticais para a implementação do plano, que integra várias acções estratégicas para assistência das populações afectadas.

A cidade de Pemba, a capital de Cabo Delgado, tem sido o principal destino das populações que fogem dos ataques armados que começaram em 2017 em distritos mais a norte da província, albergando actualmente quase o dobro da sua capacidade.


https://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/101451-governo-precisa-de-sete-mil-milhoes-para-gestao-de-deslocados



Médicos cubanos chegam a Moçambique para lutar contra o avanço do Coronavírus

24 de janeiro de 2021

Perante o avanço da COVID-19, o Governo Moçambicano solicitou apoio à Cuba para resposta mais eficaz contra a pandemia no país. É neste quadro que, na tarde de hoje, chega ao país o primeiro grupo de profissionais cubanos especializados. 
 
Segundo uma nota do Ministério da Saúde são ao todo, 45 profissionais de saúde. Deste número, 30 são Médicos Especialistas em Cuidados Intensivos e 15 Enfermeiros  Intensivistas. 
 
O primeiro grupo, de 14 profissionais de saúde, de entre eles 5 Médicos e 9 Enfermeiros, chegam dentro de minutos ao país. 
 
Dada situação complexa no país, marcada pelo aumento exponencial de infecções e vítimas mortais, neste mês de Janeiro, a expectativa do Ministério da Saúde é que os 14 profissionais entrem em actividade a partir do dia 27, Quarta-feira. Todavia tudo está dependente dos resultados da colheita das suas amostras (teste PCR), para o despiste da Covid-19, à sua chegada.
 
O segundo grupo, composto por 31 profissionais de saúde, deverá chegar ao país no dia 02 de Fevereiro. (Tvmiramar)

https://cartamz.com/index.php/sociedade/item/7076-medicos-cubanos-chegam-a-mocambique-para-lutar-contra-o-avanco-do-coronavirus


Igreja da Polana encerra cultos: alguns padres testaram positivo para o Covid 19

24 de janeiro de 2021



A Covid 19 atingiu alguns frades da Igreja Santo Antonio da Polana, em Maputo, levando a que a mesma decidisse por não realizar cultos durante 15 dias, a partir de hoje.

Uma Carta Circular da Paróquia, assinada pelo Frei Amaral Bernardo Amaral, informa que os padres infectados “passam bem, não há razão para alarme, estão neste momento a cumprir a quarentena obrigatória”.

(Carta)




EDM restabelece energia na maioria das zonas afectadas pela tempestade Eloise





A Electricidade de Moçambique acaba de informar que conseguiu restabelecer a energia eléctrica na maioria dos distritos e localidades que tinham sofrido interrupção no fornecimento da corrente eléctrica em virtude das intensas chuvas e ventos fortes causados pelo ciclone Eloise, e não só. Trata-se de alguns zonas da cidade de Vilankulo e distritos de Inhassoro, província de Inhambane; Cidade da Beira, Dondo, Nhamatanda e Gorongosa, em Sofala; posto administrativo de Inchope, em Manica; e Inhassunge e Luabo, na província da Zambézia. 

 

“Os trabalhos no terreno continuam visando o restabelecimento das ligações de energia nos distritos de Govuro, na zona norte de Inhambane; Muanza, Buzi, e Chibabava, em Sofala; Machaze, Mussurize e Posto Administrativo de Goonda, em Manica; e Chinde e Macuse, na província da Zambézia”, refere um comunicado da empresa. 

 

A EDM sublinha que apenas restabelece a corrente eléctrica, exclusivamente, quando estiverem reunidas as condições de segurança, acautelando-se, sobretudo, que os danos causados pela intempérie não coloquem em perigo a vida humana. “Com efeito, o restabelecimento de energia no Buzi, província de Sofala, poderá levar mais tempo visto que aquele distrito tem ainda vastas áreas inundadas”, adianta a fonte. 

(Carta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

POSTAGENS MAIS VISTA EM TODO O PERÍODO

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR10

POSTAGENS MAIS VISTAS ANO PASSADO

Publicidade MR11

Publicidade MR13

Publicidade MR14

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE