AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

domingo, 10 de maio de 2020

O que é mindfulness? Entenda o conceito e saiba como praticar

entenda o conceito de mindfulness
© Reprodução entenda o conceito de mindfulness

Você sabe o que é mindfulness? Também conhecida como atenção plena, a nova técnica já conquistou adeptos em todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. Com centenas de centros que a ensinam, a prática tem se popularizado a cada dia.

“Há muitas pesquisas que confirmam a melhora na qualidade de vida dos pacientes que passam por programas de mindfulness”, informa Marcelo Demarzo, coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde.

O que é Mindfulness?
Basicamente, é o conceito que reúne técnicas, cientificamente comprovadas, que são capazes a auxiliar a focar no momento presente e na percepção sobre o que está se passando dentro e fora de si. A prática serve para não deixar que o futuro e o passado afetem tanto a mente, evitando distrações desnecessárias e contribuindo para a saúde mental.

O objetivo do mindfulness é fazer com que se tenha plena consciência dos sentimentos durante qualquer situação. O exercício também ajudará a tomar decisões conscientes e a sair do tão popularmente conhecido “piloto automático” e começar a viver sua vida de forma mais nítida e clara.

Os benefícios da prática
Tomar consciência e focar no momento presente é uma excelente forma de começar a perceber algumas coisas que, normalmente, passariam despercebidas. Desta forma, o mindfulness contribui para a identificação dos sentimentos e as razões pelas quais eles estão se manifestando neste momento em você.

Com essa clareza na situação, fica mais simples entender que alguns fatores são externos e não internos. Isto é, estão acontecendo do lado de fora e não precisam alterar o seu estado mental, já que o que se passa está totalmente fora do seu controle.

Outro ponto é que essa percepção mais racional sobre o que se vive torna mais fácil de canalizar a energia que, anteriormente, seria gastada com pensamentos confusos para a resolução dos conflitos ou como forma de empatia.

Além disso, estar consciente sobre o que realmente se passa em uma situação te dá a capacidade de se concentrar no presente, para resolver a questão e desenvolver tarefas com mais facilidade, evitando distrações e o estresse gerado pela ansiedade e a antecipação.

A desfoco é um dos principais inimigos da produtividade, afinal, não tem como a mente trabalhar efetivamente no presente se está presa revivendo e analisando momentos do passado ou do que possivelmente ainda está por vir. Um estudo da Universidade de Harvard, publicado na ‘Science’, aponta que a mente passa cerca de 47% do tempo apenas divagando e totalmente distraída.

Isto é, passamos metade das nossas vidas assentados em algo que já foi ou vivendo as expectativas de algo que nem sequer aconteceu ainda. Tal prática atrapalha consideravelmente a capacidade de produção dos indivíduos em todos os setores da vida.

A pesquisa acompanhou 2.250 pessoas e as avaliou por meio de um aplicativo, em que eram realizadas perguntas como “o quanto felizes estão”, “o que estão fazendo no momento”, “se estão pensando sobre a atividade que estão realizando ou sobre qualquer outra coisa” e “qual sensação trazem esses pensamentos” aos voluntários. O resultado apontado pelos cientistas mostra que, não só a mente divaga cerca de 46,9% do tempo, como isso pode levar a um estado de tristeza profunda.

Exercício de mindfulness para fazer em 3 minutos
Em uma posição confortável feche os olhos comece a levar toda a sua atenção para o seu corpo e para as sensações físicas presentes por conta do contato com as roupas, por exemplo, e as causadas pelos pensamentos e sentimentos no momento.

Aos poucos passe a focar a atenção em sua respiração, sem tentar interferir na forma como ela está acontecendo e em seu fluxo natural, apenas a acompanhado como um observador. Repare nos movimentos do tórax, do abdome e na sensação do ar entrando e saindo das narinas.

Repita o processo algumas vezes antes de partir para o próximo passo. Por fim, volte a prestar atenção às sensações do corpo naquele momento e o que está acontecendo no local em que se está, focando nos sons e temperatura e então abra os olhos.

Alto Astral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE