AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

segunda-feira, 25 de maio de 2020

O Experimento da Prisão de Stanford


prisioneiros
O Experimento da Prisão de Stanford foi um estudo controverso que ficou conhecido no mundo todo. O experimento social consistia em recriar o ambiente de uma prisão. O estudo foi concebido por um psicólogo.

Um grupo de estudantes foi colocado em um espaço fechado. O experimento pedia que eles imaginassem que estavam divididos em dois grupos: os detentos e os guardas de uma prisão. O objetivo era ver como as pessoas iriam reagir a essa situação.

Durante a pesquisa, notou-se que, em poucos dias, os guardas começaram a se tornar extremamente agressivos, com comportamentos sádicos e muitos abusos. Isso fez com que o experimento fosse cancelado. Saiba como tudo aconteceu!


Entenda o Experimento da Prisão de Stanford


O Experimento da Prisão de Stanford aconteceu em 1971, na Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. O estudo foi inspirado na "Experiência de Milgram", outro estudo social, realizado na Universidade de Yale.

Ambos os experimentos tinham o intuito de testar o nível de obediência das pessoas quando expostas às autoridades, bem como os limites entre o bem e o mal. O estudo foi feito pelo professor de Psicologia Social da Universidade de Stanford, Philip Zimbardo. Ele queria ver como as pessoas responderiam a estímulos negativos e saber se pessoas boas poderiam ter atitudes ruins, quando incentivadas.

Os voluntários que participaram do experimento receberiam US$ 15 por dia. Eles teriam que ficar em uma prisão falsa, expostos a experiências reais. A pesquisa foi financiada pelo governo americano, que queria entender as causas dos conflitos que ocorriam no sistema penitenciário dos Estados Unidos.

24 estudantes foram selecionados para o experimento. Eles foram separados em grupos de guardas e prisioneiros. As pessoas foram algemadas, fichadas, vendadas e levadas ao sótão do Departamento de Psicologia de Stanford. O cenário da prisão era bastante realista.

Os participantes tinham que tirar suas roupas, passar por desinfecção, receber remédio para piolho, vestir uniforme e alguns ainda usavam um cadeado no tornozelo. Logo no começo do experimento, as pessoas que faziam o papel de guardas começaram a ser abusivas, adotando a violência psicológica, privação de sono e a solitária para punir os prisioneiros.

Várias pessoas que estavam no papel de prisioneiras começaram a ter problemas emocionais. O "Experimento de Aprisionamento de Stanford" foi considerado perverso e, por isso, acabou sendo suspenso na primeira semana.

O Experimento da Prisão de Stanford
Por Juliana Miranda


A conclusão da pesquisa foi que o entorno tem total influência na conduta das pessoas. Ou seja, pessoas boas em lugares ruins agem como pessoas más.

Fonte: sitedecuriosidades

Compre aqui seu pacote de viagem: Click na imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE