AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quinta-feira, 26 de março de 2020

Primeira vítima do coronavírus em SC passou por quatro municípios antes de morrer


Mãos, asiático, mulher idosa, agarra, dela, mão, ligado, colo par ...
Idoso de 86 anos estava em casa de repouso com outros 29 residentes, quando começou a passar mal e foi hospitalizado

O idoso de 86 anos, primeira vítima fatal do novo coronavírus (Covid-19) em Santa Catarina, passou por quatro municípios catarinenses antes de morrer em decorrência da doença.

Morador de Porto Belo,, o homem ficou viúvo no ano passado e devido a saúde debilitada, estava sendo cuidado pelos filhos em sua casa. Os filhos moram atualmente nas cidades de Florianópolis e Blumenau e se dividiam nos cuidados.

No dia 6 de março ele foi levado a uma unidade de Pronto Atendimento, em Porto Belo, devido a uma queda em casa, ocasionando uma fratura na costela.

Ministério da Saúde confirma primeira morte por coronavírus no ...

Ele retornou a unidade no dia 15 de março com fraqueza e dificuldade de se alimentar. O homem foi atendido e medicado e encaminhado para o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

Após o atendimento no município vizinho, o idoso foi liberado no mesmo dia e voltou para casa. Como estava com a saúde debilitada, ele foi encaminhado por um filho a uma casa de repouso em Antonio Carlos, na Grande Florianópolis, no dia 18 de março.

Na segunda-feira (23), o idoso apresentou hipotermia e hipertensão, sendo levado da casa de repouso ao Hospital Regional de São José, pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ao dar entrada no hospital, o paciente tinha um quadro clínico de desconforto respiratório. Por apresentar um quadro febril, ele foi submetido ao teste para Covid-19 na terça-feira (24). As amostras foram colhidas pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), com resultado positivo.

O idoso foi mantido em isolamento respiratório, mas não resistiu. A morte foi divulgada na noite de quarta-feira pelo governador Carlos Moisés (PSL). “Notícia triste: hoje perdemos o primeiro catarinense para o coronavírus. Paciente masculino, de 86 anos, faleceu em São José. Deus nos abençoe e proteja e console a família”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde não informou em qual momento desse trajeto o idoso teria sido infectado pelo coronavírus.

Leia também:
Morte em SC: primeira vítima não apresentou principais sintomas do coronavírus
Governador confirma a primeira morte por coronavírus em Santa Catarina
Mapa: acompanhe o avanço do coronavírus em Santa Catarina
Estado de saúde antes da internação
O idoso vinha apresentando há dois meses uma piora no estado de saúde geral, com recusa à alimentação e aumento do grau de dependência para realização de tarefas diárias.

A Secretária de Saúde de Antônio Carlos informou que ele tinha anemia leve e infeção urinária, além de histórico de Parkinson.

Idosos de casa de repouso têm broncopneumonia
A casa de repouso onde o idoso estava possui 28 residentes idosos e 29 profissionais. Segundo a prefeitura de Antônio Carlos, será feita coleta para Covid-19 em todos os profissionais, pela Vigilância Epidemiológica do município.

Todos os funcionários receberam as orientações necessárias repassadas pelo órgão municipal, destacou a prefeitura.

Na segunda-feira, data em que homem foi encaminhado ao hospital, a Vigilância Civil e Polícia Militar fiscalizaram o local. Durante a ação, foi observado que havia baixa quantidade no estoque de EPI (Equipamentos de Proteção Individual).

Na tarde desta quinta-feira (26), a prefeitura informou que na casa de repouso havia dois idosos com quadro de broncopneumonia, ainda sem confirmação se em decorrência do coronavírus.

O estado de Santa Catarina agora tem 122 casos confirmados do novo vírus. Além disso, outros 325 suspeitos aguardam o resultado do teste.


POR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE