AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quinta-feira, 19 de março de 2020

Passageiros na rota África do Sul/Maputo reduzem por conta do COVID-19

Passageiros na rota África do Sul/Maputo reduzem por conta do COVID-19
Por Isabel Manhiça

O COVID-19 está a afectar os transportadores que fazem viagens de Moçambique para algumas cidades sul-africanas. O número de passageiros no Terminal da Junta reduziu drasticamente e os motoristas falam de prejuízos.

No Terminal da Junta, por exemplo, por dia partiam seis a sete autocarros para algumas as cidades sul-africanas. Mas desde segunda-feira as viagens estão comprometidas, por causa do surto do COVID-19 naquele país vizinho.

Esta quinta-feira, desde as 04 horas de madrugada até volta das 11 horas, altura em que a nossa reportagem deixou o local, apenas um carro tinha saído com destino para a terra do rand.
“Desde que esta doença (Coronavírus) chegou à África do Sul, temos tido falta de passageiros. Eu tenho a certeza de que muitos cidadãos ficaram assustados” por causa da pandemia, disse Jerónimo Alafo, transportadores e líderes destes operadores.

“O que nos atrapalha, agora, são as licenças temporárias de três meses, por pagar. Com esta pandemia, a licença pode caducar sem termos feito nada e isso é um prejuízo”, contou o chefe dos transportadores.

Mesmo cenário regista-se da África do Sul para Moçambique.
“Na África do Sul chegamos a ficar uma semana à espera de passageiros e regressamos, por vezes, com um ou dois passageiros. Ou com o carro vazio. Isso está provocar-nos prejuízos”, desabafou John Fumo, outro motorista que faz a rota Maputo/Joanesburgo.

Desesperada por chegar a Thembisa, na África do Sul, encontrámos Gina Mafuiane dentro de um carro vazio aguardando por outros passageiros.

“Desde que cheguei no Terminal da Junta às 05 horas, ainda estou a aguardar. Os motoristas não aceitam sair com único passageiro e estou aflita porque já devia estar lá (no território sul-africano). Tenho assuntos a resolver”, disse a passageira.
De acordo com ela, que os operadores explicaram que a falta de passageiros, o que implica demora de partida para a África do Sul, deve-se ao Coronavírus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE