AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quinta-feira, 26 de março de 2020

A fé escavada nas rochas sagradas da Etiópia

Queremos aqui agradecer a todos que acessam nosso site no mundo todo, em especial ao povo de Moçambique e toda a África. Esperamos sempre corresponder as espectativas de todos os nossos leitores. Vamos ao artigo:

A fé escavada nas rochas sagradas da Etiópia



Traduzido do inglês-Abuna Yemata Guh é uma igreja monolítica localizada no Hawzen woreda da região de Tigray, na Etiópia. Está situado a uma altura de 2.580 metros e deve ser escalado a pé para chegar. É notável por suas pinturas em cúpula e paredes que datam do século V e sua arquitetura. Wikipédia

Tendo a seus pés a paisagem árida do maciço de Gheralta, um monge dirige-se, através de uma estreita passagem, à entrada da igreja de Abuna Yemata Guh, escavada na rocha.

Segundo a tradição, Deus concedeu aos primeiros cristãos da Etiópia, refugiados nos planaltos elevados do Norte, a graça de revelar-lhes a Sua morada. E estes meteram mãos à obra, escavando no arenito vermelho dos desfiladeiros do maciço de Gheralta mais de 160 igrejas rupestres, esculpidas com paciência e magnificamente decoradas, nos lugares mais profundos das montanhas da fé.
Diz-se também que Deus apareceu um dia aos reis irmãos Abreha e Atsbeha, ordenando-lhes que acorressem às montanhas escarpadas da região do Tigré e desvendassem, perante os olhares dos fiéis devotos, uma igreja que ali se encontrava enterrada desde o princípio dos tempos.

Abreha e Atsbeha partiram do seu palácio, aventurando-se até às montanhas, e escalaram as cristas montanhosas de Korkor, mas os cumes cinzelados por mão divina revelaram-se inacessíveis.

Rogaram a Deus que os auxiliasse, e Ele, com um simples gesto, partiu a montanha de alto a baixo, logo exigindo a Satanás que preenchesse a fenda com aquela rocha fundida que ferve nas entranhas do Inferno, dela fazendo uma escadaria. Ao solidificar, a lava negra conduziu os dois irmãos ao topo sagrado onde se ocultava a morada de Deus. Pedra a pedra, os monarcas escavaram ali uma das mais belas igrejas rupestres da Etiópia.

Degrau a degrau, transpomos este caótico acesso natural que a rocha ígnea abriu no arenito vermelho. Como é possível que, já no século VI, aqueles monges soubessem que uma rocha surgida das profundezas, aproveitando os pontos fracos do terreno, cobrira a rota de acesso à montanha de Korkor?

Segundo a tradição, foi um sacerdote chamado Yemata que, aproximadamente no século V, escavou a igreja com o seu nome. Numa das paredes, surge a figura do religioso a cavalo, junto de outros santos e apóstolos.

Celebrações da Páscoa em Maryam Korkor. Devido às suas dimensões (16 metros de comprimento por 10 de largura e 6 de altura), trata-se de uma das maiores igrejas rupestres e com uma estrutura arquitectónica mais complexa.

O guarda de Debre Tsion (também chamada Abuna Abraham) abre um dos tesouros guardados nesta igreja, um leque cerimonial do século XV. Com um metro de diâmetro, é composto por 34 painéis individuais, cada qual com a figura de um santo.

Para os sacerdotes que, enquanto cultivam um pequeno terreno e cuidam da família, perpetuam o cristianismo ortodoxo, retocam a pintura dos frescos litúrgicos e acolhem as multidões de fiéis nos domingos e dias feriados é óbvia a resposta à pergunta sobre a origem derradeira das igrejas: é o próprio Deus que envia uma mensagem e lhes ordena que revelem a Sua morada oculta nas rochas do Tigré.



Igreja de Abuna Yemata Guh, Tigray, Etiopia | Último troço à… | Flickr

Pin de Tharsis Madeira em Etiópia em 2020 | Igreja ortodoxa ...

Ethiopia - Abune Yemata Church | Facebook

A fé escavada nas rochas sagradas da Etiópia

Abuna Yemata Guh | O dogma da fé






Abuna Yemata Guh está no topo de uma falésia desde o século V dC. Visitar esse lugar exige uma subida de seis metros por uma parede de rocha sem cordas e atravessar bordas estreitas com quedas de 200m.


POR:

Logo National Geographic Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE