google.com, pub-2731858685813957, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Site Último Fato: Um oásis de vida natural na Patagônia Chilena

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Um oásis de vida natural na Patagônia Chilena

o que fazer em aysen

Uma viagem para contemplar, sentir e imaginar, assim é visitar a região de Aysén, um oásis de vida natural na Patagônia Chilena



No céu, condores andinos planam no ar observando a grandeza das montanhas, no chão, aos pés da Carretera Austral, huemuls pastam livremente com calma e não se importam com os turistas que animados descem da van para observá-los. Esses importantes animais estão no brasão de armas do Chile, e encontrá-los em seu habitat natural é ter a certeza que viajar para a região de Aysén, na Patagônia Chilena, será uma viagem imersiva na natureza selvagem.

Como chegar em Aysén
Localizada na famosa Carretera Austral, via que cruza grande parte da Patagônia chilena, Aysén é um lugar fácil de chegar. A Latam Airlines tem dois voos diários para Balmaceda, aeroporto mais próximo da região de Puerto Cachabuco, onde está localizado o hotel Loberias del Sur, onde nos hospedamos.

o que fazer em aysen

Quem estiver em Puerto Mont poderá vir via terrestre pela Carretera Austral. De lá para a região de Punta Arenas, Puerto Natales e Torres del Paine o caminho é via Argentina e leva em média 16 horas de carro.

Voei do Galeão/Rio de Janeiro para Guarulhos/São Paulo (1h de voo), de São Paulo para Santiago do Chile (3h30 de voo), de Santiago do Chile para Balmaceda (2h10 de voo) e de Balmaceda para Puerto Chacabuco o trajeto dura em média 2h de carro – nesse trecho final são 132 km em uma paisagem repleta de belezas naturais.




Fica a dica: na ida, a Latam Airlines atrasou na entrega das malas e perdi o meu voo de conexão para Balmaceda, e como o meu voo era o último do dia fui realocado para o primeiro voo do dia seguinte. A companhia aérea não se responsabilizou por minha hospedagem em Santiago, então fica a dica para quando você for fechar a sua passagem, tentar colocar os voos de conexão com o maior tempo possível.

O Hotel Loberias del Sur possui pacote com tudo incluído (hospedagem, alimentação, excursões e o traslado). Facilita e muito a vida de quem planeja conhecer a região.

O que fazer na região de Aysén: mapa das principais atrações
Tours em parques nacionais, em geleiras, caminhadas em bosques e momentos de puro relax em águas termais são algumas das opções do que fazer em Aysén. Aqui, destaco os tours que fiz em meus cinco dias na região.

.

O que fazer em Aysén: Parque Aiken del Sur
Cheguei no hotel por volta de 13h, tempo para fazer check-in, almoçar, tomar um banho e me preparar para o primeiro tour que seria às 15h, uma caminhada em um bosque no Parque Aiken del Sur.

No horário marcado encontramos, eu e os outros integrantes do meu grupo, o guia que nos acompanhou naquela tarde. O trajeto entre o hotel e o parque é curto, 15 minutos, e logo ao chegarmos recebemos algumas informações de boas práticas na trilha e sobre a fauna (merluza, condor, lobo marinho, pica pau e martín pescador) e flora (arrayán, ciprés, tepa, maqui, coihue, nirve, lenga) que são alguns dos destaques da região.




A trilha é de fácil acesso. Sobre como se vestir, indico o básico para a região: botas, calça e jaqueta. Levar uma garrafa de água na mochila não será uma má ideia.

Iniciar as atividades pelo bosque foi uma ótima escolha, assim já chegamos sabendo mais sobre as principais informações sobre a vegetação que encontraríamos nos próximos dias. Além de Calafate, Michay e Chilcos, o bosque está dominado pelas arrayáns, árvore que absorve a energia negativa de quem a toca (segundo a lenda), nem preciso falar que abraçar a árvore por aqui é mais que obrigação, né?




A trilha, que no total tem no total 2 km de extensão, é feita em duas horas de caminhada com paradas em diversos pontos para fotos e explicações. O tour foi finalizado no Salto Barba de Viejo, uma cachoeira esplendorosa de 22 metros de altura que jorrava pingos com sua água de degelo em nossa cara. A cachoeira está localizada no setor das árvores mais antigas do parque e em média 860 litros de água passam por ela por segundo. A temperatura da água? 4 graus!




O que fazer em Aysén: Parque Nacional Queulat
Conhecer o Parque Nacional Queulat estava em nossa programação para o segundo dia de viagem. Aqui eu deixo uma observação importante: se a previsão for de chuva, tente trocar por outro tour e deixe este para fazer em um dia de sol. A principal atração é o Ventisquero Colgante, uma das geleiras mais bonitas da região, que sem ser em um dia de sol não faz sentido as horas de estrada até lá.




Viajamos 4h de van entre Puerto Chacabuco e o Parque Nacional Queulat, no caminho fizemos algumas paradas para ir ao banheiro e para fazer fotos em um mirante. Antes de entrar no parque paramos em uma cabana que serve de ponto de apoio para a excursão. Na parada foi servido um café para dar aquela aquecida no corpo antes de encarar a trilha e o frio.

O parque oferece três opções de trilhas, fizemos a mais curta devido a chuva que naquele dia resolveu aparecer com força total. Mesmo com chuva e sem ver a geleira, a visita ao parque valeu a pena pela caminhada no bosque e pela a travessia na ponte suspensa. No bosque, espécies endêmicas e gigantescas formavam um cenário digno de Jurassic Park. Fomos até o mirante da geleira, esperamos alguns minutos para tentar a sorte de o tempo virar, mas nada! Voltamos para a base onde foi servido o almoço para o grupo e iniciamos o retorno para o hotel.


Qual moeda levar?
No Chile é comum os estabelecimentos aceitarem dólar e devolver o troco em pesos. Caso queira já chegar com uma quantidade de pesos em mãos, indico levar dólares e trocar em alguma casa de câmbio no centro de Coihaique ou Puerto Aysén.

Outras dicas:
Devido a distância entre Puerto Chacabuco e as atrações turísticas – você poderá ficar de 8 a 10 horas na van por dia, indico levar algum medicamento para enjoo.

As tomadas para os equipamentos eletrônicos são de dois pinos, e caso tenha um adaptador universal indico colocar na mala.

Dicas dadas, agora é hora de começar a planejar a sua viagem para Aysén. Sem dúvidas serão dias de total imersão com a natureza bruta dessa que é uma das regiões mais belas do mundo, a Patagônia. Safe travel!

Texto: Átila Ximenes

Fotos: Átila Ximenes e Jaime Borquez


Fonte:
Vou Contigo Lifestyle l Dicas de Viagens, Experiências, Mergulho...


DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

POSTAGENS MAIS VISTA EM TODO O PERÍODO

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR10

POSTAGENS MAIS VISTAS ANO PASSADO

Publicidade MR11

Publicidade MR13

Publicidade MR14

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE