AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Itália confirma 5ª morte por coronavírus e isola 11 cidades

Em Veneza, turistas e moradores caminham com máscaras
© Thomson Reuters Em Veneza, turistas e moradores caminham com máscaras

(ANSA) - As autoridades da Itália confirmaram, nesta segunda-feira (24), mais duas mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-2019), elevando o número de vítimas para cinco, no norte do país. Segundo disse o governador da região da Lombardia, Attilio Fontana, à emissora Rtl, uma mulher de 84 anos que estava internada no hospital Giovanni XXIII, em Bergamo, não resistiu ao vírus, principalmente porque já havia sido diagnosticada com "outras patologias".

A quinta vítima é outro idoso, de 88 anos, morador de Caselle Lanne, também na Lombardia. Conforme dados revelados pelo comissário extraordinário para a emergência do coronavírus da Itália, Angelo Borrelli, ao menos 219 pessoas estão infectadas com o coronavírus em mais de seis regiões da Itália. Até o momento, a origem do contágio não foi identificada.

Desde domingo (23), as autoridades italianas estão controlando pelo menos 11 cidades na região norte que estão em quarentena, na tentativa de evitar a propagação da doença. Ao todo, cerca de 43 locais impuseram restrições à entrada e saída.

Os cidadãos que infringirem a determinação poderão enfrentar penas que chegam até três anos de prisão. "Vamos esperar para ver os resultados das medidas tomadas ontem, que contribuirão para desacelerar e parar a infecção", explicou Fontana à Rtl. "Ninguém achou a propagação tão agressiva. A pressa por comida não faz sentido. Os suprimentos estão seguros. Nós devemos tornar a vida cotidiana a mesma de antes", acrescentou.

O surto no país fez o governo da Áustria fechar temporariamente o tráfego nas fronteiras com a Itália. Já a Croácia e Eslovênia, alguns destinos procurados por italianos, convocaram uma reunião de emergência embora não tenham registrado nenhum caso da doença. O governo italiano, por sua vez, anunciou um pacote de medidas para evitar que os cidadãos sejam expostos. Além de proibir partidas de futebol e fechar escolas, o tradicional Carnaval de Veneza foi cancelado.

O temor pelo covid-2019 também provocou o cancelamento de alguns eventos de moda. As famosas grifes Giorgio Armani e Laura Biagiotti fizeram seus desfiles com portas fechadas e transmissão ao vivo. A Comissão da União Europeia (UE) alocou 230 milhões para ajudar na luta global contra a disseminação do coronavírus. O dinheiro será destinado a apoiar medidas preparatórias para países, inclusive de fora da UE, financiar pesquisas e permitir a compra de material para incentivar a prevenção.

A medida foi anunciada pelos Comissários Europeus de Saúde e Gerenciamento de Crises, Stella Kyriakides e Janez Lenarcic, respectivamente. A dupla também informou que nesta terça-feira (25) uma missão em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) será enviada à Itália. "A Itália adotou todas as medidas necessárias para rastrear a propagação do vírus e prevenir novas infecções. Quero elogiar a resposta rápida e profissional das autoridades italianas ao combater a disseminação do coronavírus", afirmou Lenarcic, ressaltando que tem "certeza de que a Itália tem equipe competente e estruturas eficientes para responder de uma maneira bem coordenada à situação".

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, por sua vez, participou de uma reunião na sede do Departamento de Proteção Civil, com os ministros das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, e da Saúde, Roberto Speranza. Ilhas Maurício - Pelo menos 70 passageiros de um voo da Alitalia foram bloqueados no aeroporto de Maurício após o desembarque. Os passageiros foram orientados a aceitar um período de quarentena ou a retornar à Itália imediatamente. (ANSA)

Ansa

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE