google.com, pub-2731858685813957, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Site Último Fato: Ebola voltou: entenda como a doença se espalha e por que o vírus é tão temido

terça-feira, 22 de maio de 2018

Ebola voltou: entenda como a doença se espalha e por que o vírus é tão temido

Reprodução do vírus Ebola, que causa a febre hemorrágica capaz de matar entre 50% e 90% dos afetados

Essa é a nona vez que a República Democrática do Congo enfrenta um surto de Ebola no país
shutterstock
Essa é a nona vez que a República Democrática do Congo enfrenta um surto de Ebola no país
Na última vez que o vírus Ebola atingiu a África ocidental,  . A epidemia aconteceu entre 2014 e 2016 e afetou quase 30 mil habitantes.

A infecção causada pelo vírus é grave e de fácil contágio, por isso tamanha preocupação desde que a República Democrática do Congo anunciou um novo surto de Ebola em abril deste ano. Essa é a nona vez que o país declara guerra ao vírus. 

Descoberto em 1976, o agente infeccioso assolou o continente africano fazendo vítimas rapidamente, fazendo a situação sair muitas vezes do controle das autoridades de Saúde dos países afetados. Um verdadeiro pesadelo que ninguém quer reviver.

Contudo, desde o dia 4 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que 14 casos foram registrados no Congo , depois confirmou, em 8 de maio, os resultados de dois exames em laboratório. Outras notificações estão sendo analisadas para dar o diagnóstico oficial e, ao todo, 45 registros da infecção foram reportados no país até dia 17 de maio, sendo que 25 evoluíram para morte.

Na última sexta-feira (18), a OMS optou por  , mas alertou que a situação na região africana desperta preocupação e que países vizinhos foram avisados da possibilidade de disseminação do vírus .

Durante uma coletiva de imprensa, o chefe do comitê internacional que analisou o cenário na República Democrática do Congo, Robert Steffen, orientou que o governo local, a própria OMS e seus parceiros, incluindo Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha Internacional, mantenham uma atuação conjunta e coordenada para evitar uma nova epidemia.

Segundo ele, caso o surto do vírus se amplie significativamente ou registre transmissão internacional, o comitê fará uma nova reunião para reavaliar a situação.

Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre o Ebola divulgadas pela OMS.

O que é a doença do vírus Ebola?
 Reprodução do vírus Ebola, que causa a febre hemorrágica capaz de matar entre 50% e 90% dos afetados
shutterstock
Reprodução do vírus Ebola, que causa a febre hemorrágica capaz de matar entre 50% e 90% dos afetados
Comumente conhecida como febre hemorrágica do Ebola, essa é uma enfermidade severa e geralmente mortal - com taxa de óbito de até 90%. A doença é causada pelo vírus, que faz parte da família filovírus.

A condição só ficou conhecida em 1976, quando dois surtos simultâneos aconteceram, sendo um em Yambuku, vilarejo próximo ao Rio Ebola, na República Democrática do Congo, e outro numa área remota do Sudão.

Ainda não se sabe exatamente qual a origem do vírus. No entanto, há evidências atuais que sugerem que morcegos comedores de frutas podem ter sido os hospedeiros originais.

Como as pessoas são infectadas?
A infecção em humanos ocorre por meio do contato com animais infectados, normalmente após o manuseio da carne, ou pelo contato com fluidos corporais de pessoas infectadas.

Grande parte das ocorrências  em humanos é provocada pela transmissão de pessoa para pessoa, que acontece quando o sangue ou outras secreções, como fezes, urina, saliva e sêmen,  de pacientes infectados entram em contato com o corpo de uma pessoa sadia por meio de lesões na pele ou pelas membranas mucosas.

A infecção também pode acontecer se a pessoa entre em contato com itens ou ambientes contaminados por fluidos corporais de pacientes infectados, o que inclui roupa suja, roupa de cama, luvas, equipamentos de proteção e resíduos médicos como seringas.

Quem está sob maior risco?
Durante um surto de ebola, as pessoas sob maior risco de contrair a infecção são: trabalhadores de saúde; membros da família e demais pessoas que tiveram contato direto com pacientes contaminados; pessoas em luto que manuseiem corpos em rituais de enterro.


Por que pessoas que participam de rituais de enterro podem contrair a doença?
Os níveis do vírus permanecem altos mesmo após a morte do paciente. Desta forma, os corpos de pessoas que morreram após serem infectadas devem ser manuseados por pessoas que utilizam equipamento protetivo e enterrados imediatamente.

A OMS aconselha que os corpos de pacientes mortos pelo ebola sejam manuseados apenas por equipes treinadas e equipadas propriamente para enterrar mortos de forma segura e digna.

Por que trabalhadores da saúde estão sob risco de infecção?
 Organizações como a OMS e o Médicos Sem Fronteiras viajaram para o epicentro do surto de Ebola
Reprodução/Shutterstock
Organizações como a OMS e o Médicos Sem Fronteiras viajaram para o epicentro do surto de Ebola
O risco se dá caso os profissionais não utilizem equipamento de proteção correto ou não coloquem em prática medidas de prevenção e controle de infecções no momento em que estiverem cuidando de pacientes.

Trabalhadores de todos os níveis do sistema de saúde – hospitais, clínicas e postos de saúde – devem ser informados sobre a doença e seu modo de transmissão e devem seguir firmemente as regras de precaução.

O vírus pode ser transmitido por via sexual?
A transmissão sexual do ebola, do homem para a mulher, é uma possibilidade muito forte, mas ainda não comprovada. Menos provável, mas ainda possível, é a transmissão da mulher para o homem.

Mais dados de vigilância e pesquisa sobre a transmissão sexual do vírus se fazem necessários, particularmente sobre a prevalência de transmissão viável pelo sêmen ao longo do tempo.

Quais os sinais e sintomas típicos do ebola?
Os sintomas do ebola variam, mas febre de início súbito, fraqueza intensa, dor muscular, dor de cabeça e dor na garganta são comumente sentidos logo no começo da doença – período conhecido como fase seca.

À medida em que a infecção avança, os pacientes costumam desenvolver vômito e diarreia (fase molhada), erupção cutânea, insuficiência renal e hepática e, em alguns casos, hemorragias internas e externas.

Quanto tempo demora para que as pessoas desenvolvam sintomas após a infecção?
O período de incubação ou intervalo de tempo entre a infecção e o início de sintomas varia de dois a 21 dias. O paciente só transmite a doença depois de apresentar sintomas. A infecção por ebola só pode ser confirmada por meio de exame laboratorial.

Quando é preciso procurar ajuda médica?
A pessoa com sintomas similares aos do Ebola (febre, dor de cabeça, dor muscular, vômito e diarreia) e que esteve em contato com pacientes possivelmente infectados pelo vírus ou que viajou a localidades onde foram registrados casos da doença deve procurar assistência médica imediatamente.

Há tratamento para o ebola?
Cuidados de apoio, sobretudo terapia de reposição de fluidos, cuidadosamente gerenciada e monitorada por profissionais de saúde treinados melhoram as chances de sobrevivência. Outros tratamentos utilizados para ajudar pacientes a combater o ebola incluem, quando disponível, diálise, transfusões de sangue e terapia de reposição de plasma.

Pacientes infectados pelo vírus podem ser tratados em casa?
A OMS não aconselha que famílias e comunidades cuidem de pessoas com sintomas do Ebola em casa. Pacientes com sinais da doença devem procurar atendimento em hospitais ou clínicas onde médicos e enfermeiras estão equipados para prestar esse tipo de serviço.

O Ebola pode ser prevenido?
As pessoas podem se proteger da infecção pelo vírus seguindo medidas específicas de prevenção e controle que incluem: lavar as mãos; evitar contato com fluidos corporais de pessoas que podem ter sido infectadas; evitar manusear ou preparar corpos de pessoas que morreram com suspeita ou diagnóstico da doença.

Existe vacina contra o Ebola?
 Vacina experimental contra o vírus começou a ser administrada  no dia 21 de maio no Congo
shutterstock
Vacina experimental contra o vírus começou a ser administrada no dia 21 de maio no Congo
Uma vacina experimental contra o ebola se mostrou altamente protetiva contra o vírus na Guiné. A dose foi utilizada em estudos clínicos envolvendo quase 12 mil voluntários em 2015 e será adotada novamente pela OMS como tentativa de conter o surto registrado na República Democrática do Congo.

A estratégia, este ano, é a chamada vacinação em anel, onde todas as pessoas que tiveram contato com um novo caso confirmado são rastreadas e recebem a dose, no intuito de frear a transmissão do vírus.

Ebola
Entenda o vírus
Em 8 de maio de 2018 a OMS confirmou os primeiros casos de Ebola do novo surto na República Democrática do Congo
A última epidemia global do vírus aconteceu entre 2014 e 2016, na África. 
Sintomas
Transmissão
Quase 30 mil pessoas foram afetadas, sendo que 11,3 mil morreram
Os países mais afetados foram Guiné, Serra Leoa e Libéria
Dor de cabeça e febre
Dor de garganta

Dor muscular e fraqueza
Interrupção do funcionamento dos órgãos, deficiência renal, vômito e diarreia
Sangramento interno e externo
Erupção cutânea

A infecção acontece quando há contato com fluídos corporais de alguém infectado (sangue, fezes, urina, suor, etc)

O vírus não é transmitido pelo ar

Apenas quem apresenta sintomas pode passar a doença
Só aparecem após 21 dias do contágio

A doença causada pelo vírus é chamada de febre hemorrágica do Ebola. Ela é grave e pode matar entre 50% e 90% dos casos. 
Recentemente, uma vacina para prevenir a doença está sendo testada na população da República Democrática do Congo
A morte acontece por hemorragia grave e falência dos órgãos.
Fonte: OMS

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

POSTAGENS MAIS VISTA EM TODO O PERÍODO

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR10

POSTAGENS MAIS VISTAS ANO PASSADO

Publicidade MR11

Publicidade MR13

Publicidade MR14

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE