AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

terça-feira, 22 de maio de 2018

Após EUA e Guatemala, Paraguai inaugura sua embaixada em Jerusalém

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, inaugurou, nesta segunda-feira (21), a embaixada em Jerusalém
Divulgação/Presidência do Paraguai

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, inaugurou, nesta segunda-feira (21), a embaixada em Jerusalém.

Celebração contou com a presença de Benjamin Natanyahu, que declarou que seu país tem uma grande dívida de gratidão com o Paraguai; entenda.

Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, o governo do Paraguai inaugurou, na manhã desta segunda-feira (21), a sua embaixada em Jerusalém. Com isso, já somam-se três nações na lista das que reconheceram oficialmente a cidade como a capital de Israel.

Além da nação comandada pelo presidente norte-americano Donald Trump e a governada pelo paraguaio Horacio Cartes, a Guatemala também está na lista dos – por enquanto, poucos – países que transferiram suas representações e abriram uma  embaixada em Jerusalém .

"A decisão soberana é um acontecimento histórico para os vínculos de amizade que unem Israel e Paraguai", disse Cartes, durante o evento. Ele ressaltou ainda que seu país compartilha "valores e princípios como democracia, liberdade, defesa dos direitos humanos e tolerância" com os israelenses. 
O presidente paraguaio ainda defendeu não ser "amigo de posições mornas ou ambíguas" e, ainda em seu discurso oficial, declarou apoio a "uma nobre e valente nação", referindo-se a Israel. Cartes destacou também o aniversário de 70 anos da criação do Estado de Israel .

Por sua vez, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que também esteve na celebração, disse que seu país tem uma grande dívida de gratidão para com o Paraguai, ressaltando que "este é um grande dia" para ambas as nações e "um grande dia para a amizade".


Com as novas embaixadas, os três países rompem uma barreira que mantinha as representações fora da cidade sagrada, em consequência da disputa religiosa pelo território.

Mais uma embaixada em Jerusalém
A inauguração dessa embaixada paraguaia acontece exatamente uma semana após a conclusão da transferência da sede diplomática americana de Tel Aviv para Jerusalém .

A abertura da embaixada dos EUA na cidade sagrada aconteceu em meio a protestos e a confrontos na fronteira de Israel e a Faixa de Gaza – região do território palestino. Na ocasião, 60 palestinos foram mortos e mais de 2,7 mil ficaram feridos, 

Não demorou muito para a Guatemala seguir o exemplo dos norte-americanos e se tornar a segunda nação a inaugurar a sua embaixada em Jerusalém , atitude que é replicada hoje pelo governo paraguaio. 

Leia também: Seguindo os Estados Unidos, Guatemala inaugura embaixada em Jerusalém

* Com informações da Agência Ansa.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE