google.com, pub-2731858685813957, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Site Último Fato: Praça da República é reinaugurada após revitalização

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Praça da República é reinaugurada após revitalização

Por: Portal ORM com informações de O Liberal - Cristino Martins.
Policiamento na praça será intensificado e feito diuturnamente, além da atuação de um gerente específico do espaço.

Os 128 anos da Proclamação da República, que transcorrem amanhã, ganharam da Prefeitura de Belém como homenagem a reinauguração da Praça da República, na noite de hoje (14). A praça, no Centro Histórico de Belém, foi revitalizada e volta a funcionar após 22 meses de obras, em um investimento de R$ 5 milhões de recursos próprios da administração municipal, como opção de lazer, cultura e esporte para a população, como destacou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. O policiamento na praça será intensificado e feito diuturnamente, além da atuação de um gerente específico do espaço. "A praça é das famílias", enfatizou o prefeito Zenaldo.

Na praça, oito homens da Guarda Municipal de Belém farão monitoramento 24 horas, a partir de dois postos. Haverá um posto fixo da Polícia Militar no local. Em breve, vai funcionar um sistema de videomonitoramento com 43 câmeras. 


Durante as obras, houve roubos de faróis e cabos e a prática de pichações. "Temos de adotar o rigor na manutenção da praça secular", destacou o prefeito Zenaldo Coutinho, ao lado do vice-prefeito Orlando Reis e do presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Mauro Freitas.

A praça servirá de espaço, todos os dias, para prática de ginástica, caminhada, corrida, passeio de bicicleta e prestação de serviços de saúde, como medição de taxa de glicose e de pressão arterial e outros.

O Bar do Barque passou por serviço de revitalização e voltará a funcionar em breve -- provavelmente em três semanas. O espaço foi licitado e terá a cobrança de aluguel de R$ 8.300,00 e de água e energia elétrica do locatário, gerando recursos para a administração municipal, o que não ocorria anteriormente. Haverá certificação dos alimentos a serem servidos no estabelecimento.

A reinauguração da Praça da República contou com exibição de alunos de escolas municipais e do violonista Salomão Habib, como parte do projeto Cantarolar. A Banda de Música da Guarda Municipal de Belém foi outra atração da noite.

O abastecedor de combustíveis em aeronaves Thiago Rocha, 37 anos, e a mulher dele, a nutricionista Elma Lopes, 39 anos, moram no bairro de Val-de-Cans. Eles compareceram à solenidade. "A gentes estava passando por perto e, como eu gosto muito da praça, viemos ver de perto. Ela sempre foi a minha praça favorita, e eu ficava triste de ver lixo, iluminação deteriorada na praça. Agora, eu espero que possamos manter a praça bonita como está", afirmou Elma.

Para a aposentada Eunice Alencar, 67 anos, que mora próximo da praça, gostou do que viu. "Eu adorei. Agora, sim, dá gosto vir aqui. A praça tem que ser bonita porque ela abriga o Theatro da Paz", ressaltou.

Revitalização

A reforma geral da Praça da República, tombada como patrimônio histórico nas esferas federal, estadual e municipal, abrangeu os 58 mil metros quadrados do espaço, e teve 16 monumentos restaurados e revitalizados, além do Bar do Parque, que foi todo reestruturado. Os serviços foram executados no complexo da Praça da República, da Praça da Sereia e do Parque João Coelho, em frente ao Theatro da Paz. 

Foram revitalizados o Chafariz das Sereias, o Pavilhão Euterpe, o banheiro público que funciona no subsolo, a lagoa, a maloca, o caramanchão, a cascata grega, coretos, as estátuas de bronze, calçadas, bancos de alvenaria e de madeira e as lixeiras. O Monumento da República e a Fonte Luminosa foram os últimos a passar pela restauração. Foi providenciada colocação de grama, flores e plantas. Foram devolvidos, reformados, 160 bancos e 160 lixeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

POSTAGENS MAIS VISTA EM TODO O PERÍODO

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR10

POSTAGENS MAIS VISTAS ANO PASSADO

Publicidade MR11

Publicidade MR13

Publicidade MR14

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE