AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

sábado, 18 de novembro de 2017

Morre Toto Riina, ex-poderoso chefão da máfia siciliana

 Reprodução/Twitter/@AdnKronos
Condenado a 26 penas de prisão perpétua, ele era suspeito de matar mais de 150 pessoas.

Salvatore Riina, o ex-poderoso chefão da máfia siciliana e um dos homens mais temidos da Itália, morreu em consequência de um câncer nesta sexta-feira (17). Sua morte foi confirmada pelo Ministério da Justiça.

O "chefe dos chefes", de 87 anos, condenado a 26 penas de prisão perpétua e suspeito de matar mais de 150 pessoas, estava em coma induzido havia vários dias, depois de duas cirurgias que agravaram seu estado de saúde.

Também conhecido como Toto Riina, o mafioso faleceu na unidade carcerária do hospital de Parma, norte da Itália.

Um dia depois do aniversário

Sua mulher e três de seus quatro filhos foram autorizados na quinta-feira (16) pelo ministério italiano da Saúde a visitá-lo, véspera da sua morte, para uma despedida. O filho mais velho do mafioso, Giuseppe Salvatore, cumpre pena de prisão perpétua por quatro assassinatos.

"Não é Toto Riina para mim, você é apenas meu pai. E te desejo um feliz aniversário, papai, neste dia triste mas importante. Te amo", escreveu seu outro filho, Salvatore, no Facebook na quinta-feira, dia do aniversário do criminoso.

De acordo com o arcebispo de Monreale, que também responde por Corleone, Riina não poderá ter um funeral público, porque era um "pecador".

"Se a família pedir, podemos considerar uma oração privada no cemitério", explicou o arcebispo Michele Pennisi em um e-mail à Associted Press. Ainda não se sabe, no entanto, se o corpo de Riina será levado para Corleone.

Sem arrependimento

Riina havia solicitado a libertação em julho, alegando uma doença grave, mas o pedido foi rejeitado depois que um tribunal determinou que o atendimento médico na prisão era tão adequado quando o que receberia fora do sistema penitenciário.

Os médicos afirmaram na ocasião que Riina estava "lúcido". Em uma conversa interceptada há alguns meses, o ex-poderoso chefão afirmou que "não se arrependia de nada". "Nunca poderão lidar comigo, mesmo que me condenem a 3 mil anos de prisão", disse.

Camponês que virou líder da Cosa Nostra

Salvatore Riina nasceu em 16 de novembro de 1930, em Corleone, perto de Palermo, capital da Sicília, em uma família de camponeses pobres. Com apenas 18 anos entrou para a máfia.

A cidade natal de Riina se tornou famosa por ser o local onde Vito Corleone, protagonista do romance ficcional "O poderoso chefão", nasceu.

Depois de uma primeira passagem pela prisão por assassinato, Riina, soldado fiel do líder mafioso Luciano Liggio desde os anos 1950, avançou na organização até substituir o chefe em 1974.

Em 1969, a justiça emitiu a primeira ordem de prisão contra ele, mas Riina conseguiu viver na clandestinidade durante quase 25 anos, período em que, provavelmente, nunca saiu da Sicília.

Riina, à frente do clã dos Corleone, se apoderou de todas as atividades rentáveis da máfia, do tráfico de drogas aos sequestros, passando pela extorsão, após uma guerra nos anos 1980 que deixou centenas de mortos entre as "famílias palermitanas".

Depois de vencer a guerra em 1982, Riina assumiu o poder total e virou o chefe da "Cúpula" (o Executivo da Cosa Nostra), e iniciou uma campanha de violência contra os representantes do Estado.

Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE