AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Metade dos motoristas usa celular ao dirigir

Elielson Modesto/Amazônia Hoje
Em Belém, não é raro se ver até motociclista usando o telefone.

Conduzir veículo e usar o celular é infração gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). São 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47. O mais grave, porém, é que a infração aumenta a probabilidade de acidentes. Metade dos motoristas brasileiros admite que usa o celular ao volante. Pesquisa nacional da Arteris - uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil - revela que 51,9% dos motoristas brasileiros admitem dirigir com celular em mãos. O percentual é ainda mais expressivo para motoristas com idade entre 18 e 21 anos, da região sudeste do País.

Digitar um número de telefone ou mensagem a uma velocidade de pouco mais de 100km/h leva um motorista a percorrer o equivalente a quatro campos de futebol às cegas.  O deslize custa vidas. Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas externas de morte no Brasil e no mundo. A cada hora, 140 pessoas perdem a vida no trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Praticamente todos os aplicativos disponíveis hoje nos celulares podem ser programados ou iniciados antes de dar partida no veículo. Infelizmente, a pesquisa indica que os motoristas brasileiros, mesmo cientes da legislação e do perigo, ignoram essa possibilidade e seguem adotando comportamentos de risco”, disse Elvis Granzotti, gerente de Operações da Arteris.

A pesquisa foi feita entre 15 e 27 de julho, com 2.686 motoristas, das cinco regiões do País, que responderam a perguntas sobre o próprio comportamento no trânsito. A margem de erro é de 1,9%. No estudo, foram abordados uso do cinto de segurança, direção após o consumo de bebida alcoólica, desrespeito aos limites de velocidade e uso do celular ao volante. O único que apresentou melhoria em relação ao ano passado foi o índice sobre velocidade. Nesse ano, 59,3% dos entrevistados declararam sempre respeitar os limites, enquanto em 2016, o percentual foi de 51,3%. Para os demais eixos, não houve variação estatística significativa.

DETRAN

Coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-PA, Valter Aragão avalia que o percentual de motoristas que usa celular enquanto dirige é maior que o da pesquisa. “Se formos visualizar nas grandes cidades é grande o número de pessoas que usam o celular ao volante. É impressionante”, afirmou. “E nos assusta quando é motocicleta. O condutor usa o celular para falar e, ao mesmo tempo, passar mensagens. É um risco absurdo na motocicleta”, disse. Aragão lembra que, quando o condutor tecla, perde o senso de direção por três, cinco e até sete segundos. Exemplo: ele recebe uma mensagem no WhatsApp, olha e responde mandando uma “mãozinha”. Ao fazer isso, terá perdido três segundos. Na prática, e estando o motorista trafegando a 60 quilômetros por hora, é como se tapasse os olhos e, por três segundos, andasse 300 metros às escuras, acrescentou. “Vamos imaginar que, nesse intervalo de tempo, corra uma criança, surja um cachorro ou alguém freie bruscamente. O risco é absurdo, e esse é um exemplo simples”, afirmou.

Por O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE