AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

domingo, 9 de julho de 2017

Decisão de juiz resulta em paralisação de investigação contra Lula e Dilma

Foto: Taba Benedicto
POLÍTICA - Fruto de divergência entre o magistrado Marcus Vinícius Bastos e o Ministério Público Federal.

Uma decisão do juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, tomada nesta quarta-feira (5), resultou na paralisação de investigação aberta na Procuradoria da República em Brasília para apurar o repasse de US$ 80 milhões do grupo J&F para os ex-presidentes Lula e Dilma por meio de conta secreta mantida por Joesley Batista no exterior. Além dela, outras cinco frentes de apuração abertas a partir da delação premiada de executivos do J&F ficarão suspensas até segunda ordem.

Os desdobramentos da delação do J&F na primeira instância da Justiça Federal em Brasília, incluindo a acusação contra Lula e Dilma, foram distribuídos para a 12ª Vara. Por três vezes, o juiz Marcus Vinícius rejeitou pedido do procurador Ivan Cláudio Marx para que ficassem a cargo da 10ª Vara, onde tramita a Operação Bullish, que investiga o favorecimento do grupo J&F em financiamentos do BNDES da ordem de R$ 8 bilhões – episódio não contemplado na colaboração dos irmãos Batista.

Marx defende que os episódios decorrentes da delação devam ser remetidos à 10ª Vara por entender que eles têm conexão com a Bullish. Os próprios delatores admitiram que o pagamento de propina a políticos estava relacionado à obtenção de benefícios junto ao BNDES, tal qual é apurado na Bullish. Na decisão de quarta-feira, o juiz determinou a remessa dos autos para a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República, que vai decidir se o caso deve ou não permanecer na 12ª Vara.

A postura do juiz Marcus Vinícius surpreendeu os investigadores, pois o juiz Ricardo Leite, responsável pela Bullish na 10ª Vara, tem sido duro contra a JBS. Em junho, por exemplo, o magistrado negou o pedido dos irmãos Batista para que fossem autorizados a vender ativos da JBS na Argentina, no Paraguai e no Uruguai para a Minerva Foods.

Por Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE