AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Pássaros juninos animam o Museu Goeldi

Foto: Elivaldo Pamplona
BELÉM - Manifestações mostram sua força em apresentações nos fins de semana.

Acontecem até o próximo final de semana, no auditório do Museu Emilio Goeldi, as apresentações dos pássaros juninos e cordões de bichos - manifestações cultural típicas do período junino e uma tradição do São João no Pará. As apresentações incluem teatro, música, dança e literatura e possuem a carga histórica de mais de cem anos de tradição. 

A programação, promovida pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) acontece sempre aos sábados, com início a partir das 18h, e aos domingos, a partir das 9h, com entrada gratuita. Ontem o auditório estava lotado. As histórias trazem drama e também comédia, o cenário é o Pará e os personagens as populações tradicionais da região. Quem assiste se identifica com o que é retratado no palco. 

O servidor público Antonio da Silveira, de 52 anos, levou a neta Marcela de 8 anos para ver o espetáculo. A cada apresentação, ele recordava dos tempos de infância. “Minha mãe me levava pra ver. Eu pensei que nem existisse mais. É muito interessante hoje ter a oportunidade de trazer a minha neta pra que ela conheça parte da nossa cultura”, opinou. 

Os espetáculos fazem parte das atrações da Programação Cultural Junina 2017. A coordenadora do evento, Nazaré Moraes, lembrou que todos os anos a Fumbel promove as exibições dos pássaros e defendeu a valorização do pássaro junino e do cordão de bicho. “Qual a importância disso?  É uma preservação que tem que acontecer e tem que ser feita. Alguns pássaros têm mais de cem anos. É uma manifestação única no Pará e que você não encontra em lugar nenhum. Aquelas pessoas que há algum tempo viram os pássaros, são saudosistas e hoje têm uma oportunidade de rever. Mas também é voltado para novas gerações, fortalecendo a nossa cultura, para que as crianças tenham conhecimento dessa manifestação cultural”, explicou.

Com apresentações teatrais que se traduzem como musicais populares típicos do Pará, o pássaro junino e o cordão de bicho são também uma tradição do período junino, mas com uma perspectiva distinta, cujo objetivo é revelar histórias dramáticas, conflitos familiares, traições, dramas amorosos e vinganças, sem deixar de lado uma parte cômica, canto e muita dança. 

Ainda segundo Nazaré Moraes, a diferença entre os dois é que o cordão de bicho retrata animais da fauna amazônica. “É uma manifestação que precisa de espaços cênicos, por isso nossa parceria é com o teatro do museu. Tem uma historia, atores, há um melodrama. A programação é gratuita e o acesso é para todas as pessoas. Depois do próximo final de semana, somente em 2018”, destacou a coordenadora. 

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE