AS 3 NOTÍCIAS MAIS VISTA NA ÚLTIMA SEMANA

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Moradores de Algodoal são qualificados como condutores de trilhas

Foto: Divulgação/Agência Pará
Um grupo de 30 moradores das comunidades localizadas dentro e no entorno das Unidades de Conservação pertencentes a Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua participam, entre os dias 5 e 10 deste mês, do curso de Condutores de Trilhas e Caminhadas, do segmento de turismo de natureza, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

Composto de uma parte teórica, nos cinco primeiros dias, e outra prática, no próximo sábado (10), com a realização da Trilha da Rocinha, o curso tem como objetivo levar conhecimentos específicos das trilhas existentes nas Unidades de Conservação (UC) do município de Maracanã, de forma a habilitar os participantes para atuar como condutores em suas próprias comunidades, garantindo um serviço qualificado e seguro aos visitantes de um dos mais atraentes e procurados destinos do Estado do Pará, seja por turistas domésticos, regionais ou nacionais.

Para desenvolvimento do projeto "Condutor de Trilhas e Caminhadas", a Setur conta com recursos do Edital de Patrocínio 2017 do Banco da Amazônia. Com isso, os módulos I, II e III do curso, que serão realizados na APA de Algodoal-Maiandeua, têm garantido o apoio financeiro do banco e do governo federal para qualificação de trabalhadores ligados à atividade turística, promovendo o desenvolvimento integrado da região amazônica.

APA Algodoal

A ilha de Algodoal-Maiandeua recebe grande fluxo de turistas durante a alta temporada. Este fluxo é formado por turistas brasileiros e estrangeiros, acolhidos em pousadas e hotéis. O nome Algodoal tem origem em uma planta nativa, o algodão de seda. Estima-se que a chegada dos pescadores, parentes de habitantes da ilha, tenha ocorrido durante a década de 1920. Algodoal é, também, o nome da maior vila, das quatro que existem na ilha. As outras três são Fortalezinha, Camboinha e Mocooca. Estas quatro vilas são separadas entre si por porções de manguezais e canais de maré.

A ilha tem uma superfície de 19 km² com ecossistemas de rica biodiversidade, apresentando formações conservadas de praias, mangues, lagos de água doce, dunas e igarapés. Os observadores de pássaros podem apreciar a beleza de espécies como guará, garça, pavão, socó, taquerê, gavião caranguejeiro, caracaraí, cebinho do mangue, matirão, colhereira, marreco, papagaio, batuíra de colheira, maçarico branco, pirão gordo e vira-pedra, entre outros.

Há também abundante quantidade de peixes, entre eles pescada amarela, xaréu, tainha, anchova, corvina, gó, cação, mero, gurijuba, dourada, pratiqueira, serra e robalo, bem como moluscos e crustáceos - ostra, mexilhão, turu, sururu, camarão e caranguejo. A fauna da ilha ainda apresenta preguiças, quatis, tamanduás, raposas, gatos maracajás, camaleões, mucuras, macacos de várias espécies, guaxinins, jacarés, jabutis e tartarugas, entre outros. Os manguezais funcionam como berçários de peixes e crustáceos, entre outras espécies.

Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE