google.com, pub-2731858685813957, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Site Último Fato: Estado Islâmico desenvolve rede social própria, diz Europol

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Estado Islâmico desenvolve rede social própria, diz Europol

Foto: Reprodução/ Twitter/ SITE Intel Group
Militantes estão criando plataforma para evitar repressões de segurança nas comunicações do grupo, diz investigação.

Militantes do Estado Islâmico estão desenvolvendo sua própria plataforma de rede social para evitar repressões de segurança nas comunicações e propaganda do grupo, disse o líder do Serviço Europeu de Polícia (Europol) nesta quarta-feira (3).

O diretor da Europol, Rob Wainwright, disse que a nova plataforma online foi descoberta durante uma operação de 48 horas contra o extremismo na internet na última semana.

"Dentro dessa operação foi revelado que o Estado Islâmico está desenvolvendo sua própria plataforma de rede social, sua própria parte da internet para executar seus interesses", disse Wainwright em uma conferência de segurança em Londres. "Isso mostra que alguns membros do Daesh (EI), pelo menos, continuam inovando nesse espaço".

Telegram, Facebook e Google

Durante uma ação coordenada pela Europol contra o Estado Islâmico e a Al Qaeda, que envolveu agentes dos Estados Unidos, Bélgica, Grécia, Polônia e Portugal, mais de 2 mil itens de extremistas foram identificados, hospedados em 52 plataformas de rede social.

Jihadistas têm dependido frequentemente de redes sociais convencionais para comunicações online e para difundir propaganda do grupo, com canais privados do aplicativo de mensagens Telegram sendo especialmente populares no último ano.

Companhias de tecnologia, como Facebook e Google, estão sob crescente pressão política para fazer mais para derrubar material extremista online e para tornar mais difícil para que grupos como o Estado Islâmico se comuniquem por meio de serviços criptografados, evitando detecção por serviços de segurança.

Entretanto, Wainwright disse que o Estado Islâmico, ao criar seu próprio serviço, está respondendo à pressão conjunta de agências de inteligência, forças policiais e ao setor de tecnologia, e está tentando encontrar uma saída.

"Nós certamente tornamos muito mais difícil para que eles operem nesse espaço, mas ainda estamos vendo a publicação desses vídeos horríveis, e comunicação sendo operada em grande escala por toda a internet", disse Wainwright, acrescentando que ele não sabe se vai ser mais difícil tecnicamente derrubar a própria plataforma do Estado Islâmico.
Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

DICAS DE VIAGENS, NOTÍCIAS E PUBLICIDADES VIA TWITTER




Nossas redes sociais de divulgação e parceria:

                           

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

POSTAGENS MAIS VISTA EM TODO O PERÍODO

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR10

POSTAGENS MAIS VISTAS ANO PASSADO

Publicidade MR11

Publicidade MR13

Publicidade MR14

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE